Pesquisar No Site

Leitos de retaguarda no HR e Stella Maris estão com ocupação máxima

Publicado em: 26/03/2024
Destaques
Leitos de retaguarda no HR e Stella Maris estão com ocupação máxima
Leitos de retaguarda no HR e Stella Maris estão com ocupação máxima

O aumento de demanda em busca de atendimentos nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Caraguatatuba tem surtido reflexo nas internações nos hospitais de retaguarda do município.

Somente nas UPAs, houve um crescimento de mais de 30% no número de atendimentos nas últimas semanas.

O pico registrado pela UPA Centro na última semana chegou a mais de 1,8 mil atendimentos em apenas um dia. Além disso, a cidade tem registrado pacientes de outras cidades do Litoral Norte e até do Vale do Paraíba a procura de atendimento.

Esse crescimento se deve ao aumento de casos suspeitos de dengue, Covid-19 e gripe. Com isso, os pacientes procuram por atendimento com sintomas de algumas das patologias, o que tem gerado uma demanda acima do normal nas unidades hospitalares.

No Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba, a taxa de ocupação dos leitos já chega a 100%, seja nas vagas de UTI (30 leitos), Clínica Médica (73 leitos), Clínica Cirúrgica (63) e Observação Emergência (16).

Já no Setor de Emergência (6 leitos), a taxa de ocupação é de 120%, ou seja, acima do previsto. Até ontem (25/3), de todas as internações, 20 casos são de pacientes diagnosticados com dengue.

Além disso, segundo a direção do HR, somente neste mês de março foram encaminhados 40 pacientes de vaga zero (recurso essencial para garantir acesso imediato aos pacientes com risco de morte ou sofrimento intenso, devendo ser considerada como situação de exceção e não uma prática cotidiana de atenção às urgências) de clínicas médicas.

Além das cidades do Litoral Norte, o Hospital Regional de Caraguatatuba tem recebido pacientes do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Vale Histórico, superlotando ainda mais os leitos.

A DR-17 (Diretoria Regional de Saúde), que atende os municípios da região é a que tem o maior número de casos de dengue do Estado de São Paulo e, muitos deles, estão sendo transferidos ao Litoral Norte.

Situação semelhante ocorre com os leitos de UTI e Enfermaria da Casa de Saúde Stella Maris, principal unidade de retaguarda do município. A taxa de Enfermaria está com 103% de ocupação, ou seja, acima da capacidade. E a UTI atingiu também 100% de ocupação.

O secretário de Saúde de Caraguatatuba, Gustavo Boher, explica que a sobrecarga nas UPAs é refletida pela impossibilidade de transferência de pacientes em função da superlotação das unidades de retaguarda, que atendem pacientes de média e alta complexidade.

“Estamos com picos de atendimento acima do normal e isso afeta todas as unidades de retaguarda. Além dos pacientes da cidade, temos recebido pacientes de outros municípios. O pico da dengue vai até abril e muita gente tem procurado nossas unidades com sintomas. Estamos com muitos pacientes em nossas UPAs porque não temos vagas em leitos no Stella Maris e no HR”, explica.

Sintomas

A indicação é que se o paciente tiver sintomas leves que procure a Unidade Básica de Saúde de sua referência. E só procure uma das UPAs caso os sintomas persistirem por três dias ou haja piora no quadro.

Importante ressaltar que o paciente tenha atualizada sua carteira de vacinação, principalmente com as vacinas de Covid-19 e da gripe, que começou a ser aplicada hoje nas Unidades Básicas de Saúde.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Projeto ‘Encantando com as Mãos’ traz música como ferramenta para ensino da Libras nas escolas municipais
Projeto ‘Encantando com as Mãos’ traz música como ferramenta para ensino da Libras nas escolas municipais

O CEI/EMEI Prof. Francisco Assis de Carvalho, no Perequê-Mirim, recebeu ontem (27) a emocionante estreia do projeto ‘Encantando com as Mãos’. Com a missão de promover a inclusão por meio da música e da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o projeto traz consigo uma abordagem criativa e eficaz para o

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 28/03/2024
#PraCegoVer: Estagiário da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Caraguatatuba trabalhando no computador.
Prefeitura de Caraguatatuba abre processo seletivo para estagiários de 20 cursos

As inscrições do Processo Seletivo para Criação de Cadastro de Reserva de Estagiários da Prefeitura de Caraguatatuba podem ser realizadas até às 12h do dia 02 de abril, pelo site do CIEE (https://pp.ciee.org.br/vitrine/12128/detalhe). As oportunidades de estágio são para alunos de 20 cursos de ensinos superior, técnico e médio (com

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 22/03/2024
Alta demanda de casos suspeitos de dengue, Covid-19 e gripe provoca superlotação em UPAs de Caraguatatuba
Alta demanda de casos suspeitos de dengue, Covid-19 e gripe provoca superlotação em UPAs de Caraguatatuba

Dados divulgados pela Organização Social João Marchesi, responsável pela administração das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Centro, Sul e Norte, apontam um crescimento de mais de 30% no número de atendimentos nas últimas semanas. Esse crescimento se deve ao aumento de casos suspeitos de dengue, Covid-19 e gripe. Com

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 25/03/2024
Finais do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo é neste sábado
Finais do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo é neste sábado

O Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo e Futsal chegou ao momento decisivo. A grande final das duas modalidades será realizada neste sábado (20/4). No Futsal, a equipe Tuka Bike vai disputar o título jogando contra o time Rio do Ouro. O jogo será no ginásio Morro do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 237 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 237 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 237 oportunidades de emprego. Destaque para 77 vagas de eletricista em diversas áreas, 20 para preparador de estrutura metálica (ajudante de obras), 20 de sinaleiro, 10 de operador de telemarketing, sete de soldador e seis de encanador. O

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 25/03/2024