Pesquisar No Site
Prefeitura debate medidas para reduzir descarte irregular nas proximidades dos Ecopontos
Prefeitura debate medidas para reduzir descarte irregular nas proximidades dos Ecopontos
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, alerta a população sobre os perigos do descarte irregular de resíduos em vias públicas e estuda medidas para identificar e responsabilizar infratores.
Exclusivamente na última terça-feira (13) de Carnaval, os Ecopontos fecharam por conta do feriado. E em apenas um dia sem funcionar, os locais registraram acúmulo de materiais recicláveis nas proximidades, obstruindo calçadas e potencialmente causando prejuízos à cidade.
Além de representar um obstáculo aos pedestres, o descarte irregular desses materiais faz com que se tornem lixo comum, muitas vezes acabando nas vias públicas e até mesmo nos sistemas de drenagem da cidade, o que pode causar danos ambientais significativos, especialmente durante o período de chuvas.
Esse descarte de materiais recicláveis fora do horário de funcionamento dos ecopontos ocorre também quase que diariamente, inclusive logo após o fechamento dos portões.
Diante desse cenário, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca está considerando a instalação de câmeras de segurança nos Ecopontos, a fim de identificar e responsabilizar aqueles que descartam resíduos de forma inadequada. A medida visa reduzir a prática do descarte irregular, protegendo o meio ambiente e também a saúde pública.
Devido a sua gravidade, a Prefeitura reforça que os munícipes estão sujeitos a multas de até 460 VRM (Valor de Referência do Município), o equivalente a R$ 2.116,00, caso sejam flagrados cometendo essa infração.
É fundamental que a população seja conscientizada sobre a importância de destinar os resíduos nos locais corretos, utilizando os Ecopontos ou outras instalações adequadas para essa finalidade. No entanto, caso não seja possível em um dia específico ou devido ao horário de fechamento dos locais, a recomendação é para que armazenem os materiais e descarte quando possível.
Em dias habituais, os Ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 8h30 às 17h e domingo, das 8h30 às 14h. Durante os feriados, eles são fechados ou trabalham com horários reduzidos.
Em casos de dúvidas, a Secretaria de Meio Ambiente está disponível para reforçar os dias de funcionamento, portanto os munícipes podem entrar em contato pelo telefone (12) 3897-2530.
Endereços e horários:
– Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e domingo, das 8h30 às 14h.
– Ecoponto Tinga: Avenida Rio Grande do Norte, Tinga – rua principal da Feira do Rolo. Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h e domingo, das 8h30 às 14h.
– Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170, no bairro Martim de Sá – próximo à Praça do ParCão. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e domingo, das 8h30 às 14h.
– Ecoponto Massaguaçu: fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e domingo, das 8h30 às 14h.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para reforço na limpeza pública dos bairros
A Prefeitura de Caraguatatuba aguarda a apresentação de mais oito bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 nesta quarta, quinta e quarta-feira (14, 15 e 16/9), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no
Destaque Mulheres Empreendedoras 2026 do Litoral Norte lota Teatro Mario Covas em Caraguatatuba
O evento “Elas Movem O Litoral – Destaque Mulheres Empreendedoras 2026” conferiu certificados a mais de 300 empresárias de diversos ramos de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba, no Teatro Mario Covas, que se sobressaem mo mercado. A celebração foi realizada pelo Conselho Integrado Nacional de Estética e Beleza (Cineb)
Estudo aponta sensibilidades da dinâmica costeira de Caraguatatuba e impactos da erosão marinha
Representantes da Prefeitura de Caraguatatuba, Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (USP) e Associação Caraguatás Ambiental (ACA) se reuniram na última quinta-feira (8/10), no Gabinete do Prefeito, para a apresentação de um estudo sobre os impactos provocados pela erosão marinha, ocupação desordenada e mudanças climáticas na dinâmica costeira
Caraguatatuba conta com 123 vagas de emprego no PAT nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba disponibiliza 123 vagas de emprego nesta segunda-feira (5), para diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos devem ser entregues presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato pode consultar os
Espetáculo “Allan Kardec – Um Olhar Para a Eternidade” é atração no Teatro Mario Covas em outubro
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe no dia 24 de outubro (sábado), às 20h, a peça teatral “Allan Kardec – Um Olhar Para a Eternidade”, com texto de Paulo Afonso de Lima e direção da renomada atriz Ana Rosa. Em cena, Rogério Fabiano, ator e produtor do espetáculo, revive
