Pesquisar No Site

Pioneiro no Brasil: Mococa e Tabatinga recebem placas do programa Vizinhança Solidária Ambiental

Pioneiro no Brasil: Mococa e Tabatinga recebem placas do programa Vizinhança Solidária Ambiental
Pioneiro no Brasil: Mococa e Tabatinga recebem placas do programa Vizinhança Solidária Ambiental

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, acompanhou a instalação das placas informativas e educativas sobre o Programa Vizinhança Solidária Ambiental nesta terça-feira (20), nas praias da Tabatinga e Mococa.

#PraTodosVerem: Autoridades reunidas para conversar sobre Vizinhança Solidária Ambiental (Foto: Divulgação/PMC)

Desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, em parceria com a Sociedade Civil, com apoio do IBAMA, Fundação Florestal, ONG Ceepam e Associação Caraguatás Ambiental, o evento contou com a participação de diversas autoridades.

O programa estabelece uma iniciativa pioneira no país, adaptando a experiência da “Vizinhança Solidária” em áreas urbanas para atender às necessidades das bacias hidrográficas dos rios Mococa e Tabatinga, que são de alta relevância em termos de biodiversidade e de recursos hídricos em Caraguatatuba.

O evento foi conduzido por Eduardo Leduc, responsável pela Ong Ceepam, que agradeceu a presença de todos e reforçou a importância da união neste processo. “É um projeto que começou há um ano e se consolidou. Isso foi possível graças ao elo entre as autoridades e os esforços conjuntos que tornam o programa possível”, comentou.

O comandante da Polícia Militar Ambiental de Caraguatatuba Capitão Carlos Magno foi uma das autoridades presentes que abordou a relevância do projeto na cidade e no país. “Esse é passo importante em prol da segurança e do meio ambiente, visto que o programa Vizinhança Solidária Ambiental é o primeiro do Brasil. O objetivo é fortalecer nossa luta contra a invasão de área, contra ações de desmatamento ilegais, e mais do que tudo precisamos da colaboração e participação ativada na nossa comunidade. Só assim trabalharemos de forma ainda mais efetiva”, destacou.

#PraTodosVerem: Representantes da Polícia Militar Ambiental instalam placa do programa Vizinhança Solidária Ambiental (Foto: Divulgação/PMC)

Entre os objetivos traçados com a ação, evitar a comercialização e ocupação irregular de áreas, proteger o patrimônio natural, bem como desenvolver a conscientização sobre a importância da biodiversidade da Mata Atlântica.

O programa contemplou a instalação de placas informativas e contará com monitoramento por imagens, bem como a vigilância de membros da comunidade. É previsto atividades educacionais nos diversos ecossistemas das localidades com intuito de preservar a região e sua biodiversidade.

No país, existe a ‘Vigilância Solidária’, criada pela Polícia Militar, cujo os  fundamentos vem da “Polícia Comunitária”, criada no Japão e que já é conhecida em mais de 250 municípios no estado de São Paulo e tem se mostrado eficiente na redução de atos ilícitos e práticas criminosas em geral. A expectativa é alcançar grandes feitos com o projeto ambiental da vizinhança solidária, também fortalecendo ações contra a criminalidade.

Participaram da solenidade de instalação das placas, as autoridades do município de Caraguatatuba, por parte da secretaria de Meio Ambiente, João Silva de Paula Ferreira, o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, representantes da Polícia Ambiental, Capitão PM Carlos Magno e Tenente Coronel Marco Aurélio, a Fundação Florestal/Parque Estadual da Serra do Mar, representada por Miguel Nema, o IBAMA por Hugo Schaedler, representantes da CFB, SABESP e da Sociedade Civil da região, entre outras autoridades que tornaram o programa possível.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Mais de 36 toneladas de asfalto são utilizadas em Tapa-Buraco no Morro do Algodão e Prefeitura intensifica operação
Mais de 36 toneladas de asfalto são utilizadas em Tapa-Buraco no Morro do Algodão e Prefeitura intensifica operação

A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou no último sábado (26) uma força-tarefa de manutenção das vias do Morro do Algodão, na região Sul do município. Em três dias de trabalho, as equipes da Secretaria de Serviços Públicos aplicaram mais de 36 toneladas de massa asfáltica em trechos que apresentavam buracos e

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 30/09/2026
JipeFest 2026 traz competições, trilhas, exposição de veículos e shows a Caraguatatuba neste fim de semana
JipeFest 2026 traz competições, trilhas, exposição de veículos e shows a Caraguatatuba neste fim de semana

Caraguatatuba será palco do grande encontro off-road 4×4, o “JipeFest 2026”, neste fim de semana, de 16 e 18 de outubro, com competição de jipe e Gaiola Cross Indoor, trilhas, exposição de veículos e shows. A programação também inclui um passeio 4×4 adaptado para pessoas atendidas pela Apae de Caraguatatuba

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 14/10/2026
Prefeitura de Caraguatatuba realiza palestras da Saúde da Mulher para servidoras na Campanha do Outubro Rosa
Prefeitura de Caraguatatuba realiza palestras da Saúde da Mulher para servidoras na Campanha do Outubro Rosa

A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com Unimed de São José dos Campos, promove duas palestras de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero no dia 26 de outubro (segunda-feira), das 9h às 11h e das 14h às 16h, no Instituto Federal de Educação,

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 16/10/2026
Manguezais de Caraguatatuba protegem a biodiversidade e ajudam a reduzir os impactos dos desastres naturais
Manguezais de Caraguatatuba protegem a biodiversidade e ajudam a reduzir os impactos dos desastres naturais

A ação climática e a preservação dos ecossistemas naturais são fundamentais para enfrentar os desafios ambientais do planeta. Diante dos sinais das mudanças climáticas, a conservação de ambientes como os manguezais ganha ainda mais importância, especialmente nos municípios litorâneos, onde a proteção da vegetação costeira contribui para reduzir os impactos

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima ODS 14 - Vida na água ODS 15 - Vida terrestre ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 6 - Água potável e saneamento Publicado em 20/10/2026
Estudantes do IFSP propõe projeto de extensão junto à Defesa Civil de Caraguatatuba
Estudantes do IFSP propõe projeto de extensão junto à Defesa Civil de Caraguatatuba

A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu, na última segunda-feira (19), estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba para a proposta de desenvolvimento de ações previstas no projeto de extensão “Metodologias e ferramentas de gestão a favor da comunidade”. A atividade é

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 21/10/2026