Pesquisar No Site

Pioneiro no Brasil: Mococa e Tabatinga recebem placas do programa Vizinhança Solidária Ambiental

Pioneiro no Brasil: Mococa e Tabatinga recebem placas do programa Vizinhança Solidária Ambiental
Pioneiro no Brasil: Mococa e Tabatinga recebem placas do programa Vizinhança Solidária Ambiental

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, acompanhou a instalação das placas informativas e educativas sobre o Programa Vizinhança Solidária Ambiental nesta terça-feira (20), nas praias da Tabatinga e Mococa.

#PraTodosVerem: Autoridades reunidas para conversar sobre Vizinhança Solidária Ambiental (Foto: Divulgação/PMC)

Desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, em parceria com a Sociedade Civil, com apoio do IBAMA, Fundação Florestal, ONG Ceepam e Associação Caraguatás Ambiental, o evento contou com a participação de diversas autoridades.

O programa estabelece uma iniciativa pioneira no país, adaptando a experiência da “Vizinhança Solidária” em áreas urbanas para atender às necessidades das bacias hidrográficas dos rios Mococa e Tabatinga, que são de alta relevância em termos de biodiversidade e de recursos hídricos em Caraguatatuba.

O evento foi conduzido por Eduardo Leduc, responsável pela Ong Ceepam, que agradeceu a presença de todos e reforçou a importância da união neste processo. “É um projeto que começou há um ano e se consolidou. Isso foi possível graças ao elo entre as autoridades e os esforços conjuntos que tornam o programa possível”, comentou.

O comandante da Polícia Militar Ambiental de Caraguatatuba Capitão Carlos Magno foi uma das autoridades presentes que abordou a relevância do projeto na cidade e no país. “Esse é passo importante em prol da segurança e do meio ambiente, visto que o programa Vizinhança Solidária Ambiental é o primeiro do Brasil. O objetivo é fortalecer nossa luta contra a invasão de área, contra ações de desmatamento ilegais, e mais do que tudo precisamos da colaboração e participação ativada na nossa comunidade. Só assim trabalharemos de forma ainda mais efetiva”, destacou.

#PraTodosVerem: Representantes da Polícia Militar Ambiental instalam placa do programa Vizinhança Solidária Ambiental (Foto: Divulgação/PMC)

Entre os objetivos traçados com a ação, evitar a comercialização e ocupação irregular de áreas, proteger o patrimônio natural, bem como desenvolver a conscientização sobre a importância da biodiversidade da Mata Atlântica.

O programa contemplou a instalação de placas informativas e contará com monitoramento por imagens, bem como a vigilância de membros da comunidade. É previsto atividades educacionais nos diversos ecossistemas das localidades com intuito de preservar a região e sua biodiversidade.

No país, existe a ‘Vigilância Solidária’, criada pela Polícia Militar, cujo os  fundamentos vem da “Polícia Comunitária”, criada no Japão e que já é conhecida em mais de 250 municípios no estado de São Paulo e tem se mostrado eficiente na redução de atos ilícitos e práticas criminosas em geral. A expectativa é alcançar grandes feitos com o projeto ambiental da vizinhança solidária, também fortalecendo ações contra a criminalidade.

Participaram da solenidade de instalação das placas, as autoridades do município de Caraguatatuba, por parte da secretaria de Meio Ambiente, João Silva de Paula Ferreira, o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, representantes da Polícia Ambiental, Capitão PM Carlos Magno e Tenente Coronel Marco Aurélio, a Fundação Florestal/Parque Estadual da Serra do Mar, representada por Miguel Nema, o IBAMA por Hugo Schaedler, representantes da CFB, SABESP e da Sociedade Civil da região, entre outras autoridades que tornaram o programa possível.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Semana Santa em Caraguatatuba registra aumento de quase 50% na venda de peixes
Semana Santa em Caraguatatuba registra aumento de quase 50% na venda de peixes

Caraguatatuba tem registrado um aumento significativo na venda de peixes no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, em decorrência das comemorações da Semana Santa. Os pescadores e permissionários apontam que as vendas de seus pescados aumentaram entre 40% e 50% nesta semana e tende a crescer nos próximos dias. A procura

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 27/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba altera local de atendimento do Ciasc Perequê Mirim a partir de segunda-feira
Prefeitura de Caraguatatuba altera local de atendimento do Ciasc Perequê Mirim a partir de segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira (01/4), a Prefeitura de Caraguatatuba informa que o atendimento realizado no Centro Integrado de Ações Sociais e Culturais (Ciasc) do Pereque Mirim será transferido para a Central de Benefícios, localizada na Rua Senador Feijó, 165, Jardim Aruan. Com o intuito de proporcionar um melhor atendimento

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 27/03/2024
Caraguatatuba inicia semana com 207 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 207 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 207 oportunidades de emprego. Destaque para 30 vagas de eletricista montador, 12 de sinaleiro, oito de operador de roçadeira e sete de soldador. O PAT informa que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 18/03/2024
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol registra 26 gols em oito jogos
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol registra 26 gols em oito jogos

O Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo teve uma rodada movimentada no final de semana com 26 gols em oito jogos, média de mais de três gols por jogo. No campo Toca do Gato, no Golfinhos, quatro jogos eliminatórios foram realizados. O EC Primavera venceu o Vasco Caraguá

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 18/03/2024
Prefeitura entrega 11 mil kits de escovação aos alunos da rede municipal de Caraguatatuba
Prefeitura entrega 11 mil kits de escovação aos alunos da rede municipal de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Departamento de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quinta-feira (21), a entrega dos kits de escovação aos alunos da 1ª fase ao 5º ano da rede municipal de ensino. Ao todo, 11 mil kits serão entregues, contendo escova dental, pasta de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 21/03/2024