Pesquisar No Site
Caraguatatuba participa da abertura da 15ª Rota Gastronômica do Cambuci

Caraguatatuba participa da abertura da 15ª Rota Gastronômica do Cambuci
Caraguatatuba participou nesta quarta-feira (21) da abertura da 15ª Rota Gastronômica do Cambuci, no município de São José dos Campos. O evento teve como representante o secretário de Turismo, Rodrigo Tavano.

#PraTodosVerem: Secretário de turismo posa para foto com representantes de outros municípios (Foto: Divulgação/PMC)
O cambuci é uma árvore frutífera nativa da Mata Atlântica, com madeira de excelente qualidade, o que acabou a colocando em perigo de extinção. No entanto, atualmente a descoberta do potencial gastronômico, como a produção de geleias, sorvetes, sucos, bolo, entre outros, gerou a necessidade ainda maior de programas de proteção, fortalecendo sua produção. Hoje serve como geração de renda para a comunidade que vive próximo ao Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba.
Há 15 anos a Rota do Cambuci combina festivais gastronômicos, um arranjo produtivo sustentável, roteiros turísticos e uma rede de pesquisadores com o objetivo de resgatar o cultivo e o consumo do Cambuci e de outras frutas nativas da Mata Atlântica, como estratégia para a preservação e restauração ambiental e o desenvolvimento sustentável da região da Serra do Mar Paulista, com geração de renda para os produtores e demais elos da cadeia de valor.
Em Caraguatatuba, a Rota do Cambuci é realizada em julho, no Festival Gastronômico realizado pelo Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba, que reúne diversos expositores e seus deliciosos doces, salgados e bebidas à base de Cambuci, que vão agradar até aos paladares mais exigentes.
“Além desse evento, a Prefeitura dá oportunidade aos produtores participarem de grandes festivais do município, como o Festival do Camarão, da Tainha e o Saberes & Sabores Caiçara, com objetivo de valorizar a cultura e proporcionar geração de renda”, comenta Tavano.
Veja Também Recentes

Preservação da área verde em Caraguatatuba é tema do Programa de Educação Ambiental da Unidade de Gás
Caraguatatuba recebe uma série de encontros abertos à comunidade em diferentes bairros a partir da próxima semana. Trata-se do Programa de Educação Ambiental da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), uma iniciativa da Petrobras que atende a condicionantes ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos

Oficina “Crônicas – Histórias do Cotidiano” abre programação literária de junho
A Comissão Municipal Setorial de Literatura realiza no dia 4/6 (quarta-feira), às 18h30, no Polo Cultural do Centro, a oficina “Crônicas – Histórias do Cotidiano” com a escritora Mariana Bueno. A entrada é gratuita e a classificação é livre. A escritora conta com dois livros de crônicas publicados – “Eu

Centro de Controle de Zoonoses abre vagas do Programa de Controle Populacional de cães e gatos na sexta-feira
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre 300 vagas para agendar avaliação de cães e gatos para o serviço de controle populacional na próxima sexta-feira (6), a partir das 8h30. O proprietário deve ser maior de 18 anos e comparecer presencialmente no CCZ, localizado na Rua Ministro

Governo Municipal fecha parceria com IFSP para atuação de alunos do curso de Engenharia com a Defesa Civil Municipal
Representantes do IFSP Campus Caraguatatuba e do governo municipal se reuniram para conversar sobre uma parceria entre as duas instituições por meio dos professores e alunos do curso de Engenharia e a Defesa Civil Municipal. Foi feita uma apresentação do Programa de Cartografia Social dos riscos de desastres naturais em

Caraguatatuba realiza cerca de 500 atendimentos ambientais e atua na prevenção de danos
Caraguatatuba atua na fiscalização de áreas com elevado potencial de degradação ambiental, com o objetivo de prevenir e coibir práticas em desacordo com a legislação vigente. O trabalho é conduzido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, por meio da equipe de Fiscalização Ambiental, que realiza atividades rotineiras de