Pesquisar No Site
Obra de dragagem do Rio Juqueriquerê é executada na Região Sul
Obra de dragagem do Rio Juqueriquerê é executada na Região Sul
As obras do enrocamento do Juqueriquerê serão paralisadas entre o Natal e Ano Novo para evitar um maior fluxo de caminhões e dar mais segurança aos frequentadores do local e nas vias de acesso do bairro Portal das Flores.

#PraTodosVerem: Serviço de dragagem feito no Rio Juqueriquerê
Porém, neste momento, uma das prioridades do empreendimento é a dragagem do maior rio navegável do Litoral Norte.
Os equipamentos utilizados para o serviço pesam cerca de 30 toneladas e os trabalhos devem durar cerca de três meses com o objetivo de revitalizar uma extensão de 800 metros do rio, que compreende entre a Rodovia SP-55 e o acesso à Rua Porto Novo, no bairro Porto Novo.
O desassoreamento com escavadeira embarcada fará a retirada de aproximadamente 30 mil metros cúbicos de sedimentos do leito do rio. Essa quantidade equivale a 1,7 mil caminhões basculantes.
Além de restabelecer as condições naturais do rio, a medida tem como propósito melhorar o escoamento das águas do canal, contribuindo significativamente para melhor navegação de embarcações e acesso às marinas, além de reduzir o risco de enchentes para uma população de cerca de 43 mil habitantes.
A obra de enrocamento do Rio Juqueriquerê é a segunda maior de contenção do país, com investimentos que giram em torno de R$ 42,5 milhões.
A construção dos Molhes Norte e Sul está na reta final. O Molhe Norte terá 1.200 metros de comprimento e o Molhe Sul terá 1.350 metros. A prioridade é o término do trecho do Molhe Norte, pois por ele há muita entrada de vento e acúmulo de areia com a maré provocando mais assoreamento do rio.
Veja Também Recentes
Prefeitura atua para preservar áreas públicas no Jardim das Palmeiras em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba retirou materiais depositados irregularmente em três terrenos públicos no loteamento Jardim das Palmeiras, na esquina da Avenida Manoel Avelino dos Santos com a Alameda das Medusas, nesta terça-feira (20). A Secretaria de Urbanismo coordenou a ação para impedir novos depósitos irregulares e evitar possíveis tentativas de
Exposição de Orquídeas em Caraguatatuba atrai visitantes de quatro estados brasileiros e 56 cidades
A 46ª Exposição de Orquídeas de Caraguatatuba reuniu 2.210 visitantes no último fim de semana, entre os dias 9 e 11 de outubro. O evento registrou público de quatro estados brasileiros e 56 cidades que passaram pela Secretaria de Turismo. Organizado pela Associação Orquidófila do Litoral Norte (AOLN), com apoio
Caraguatatuba identifica 147 metas dos ODS ligadas a ações municipais e define medidas para aprimorar políticas públicas
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou, na última quinta-feira (15), a 1ª reunião do novo grupo de trabalho responsável por acompanhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), no município. Os membros avaliaram os indicadores, analisaram as ações municipais e identificaram pontos que precisam ser
Caraguatatuba recebe primeira doação do Programa de Aquisição de Alimentos e beneficia cerca de 700 pessoas
O Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba recebeu, na última quarta-feira (30), a primeira doação vinculada ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea. A ação resultou na destinação de 1.220 quilos de alimentos para sete instituições sociais cadastradas no programa, beneficiando aproximadamente 700 pessoas
Caraguatatuba participa de workshop sobre cultivo e aproveitamento de algas marinhas
A equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca participou, nos dias 26 e 27 de setembro, do Workshop Algas Marinhas: Cultivo & Cultura, realizado no Espaço Cultural Batuíra, em São Sebastião. A atividade foi promovida pelo Projeto Mar é Cultura e reuniu produtores, pesquisadores, comunidade, representantes do poder