Pesquisar No Site

Conselho Municipal de Saneamento toma posse e delibera aplicação de recursos

Destaques
Conselho Municipal de Saneamento toma posse e delibera aplicação de recursos
Conselho Municipal de Saneamento toma posse e delibera aplicação de recursos

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, empossou na manhã desta quarta-feira (6/12) os membros do Conselho Municipal de Saneamento Básico.

#PraTodosVerem: Prefeito Aguilar Junior à frente dos conselheiros lidera conversa sobre as funções dos novos membros (Foto: Divulgação/PMC)

O conselho, que tem caráter deliberativo, é composto por representantes do poder público, empresa de limpeza urbana, Sabesp, Conselho Regional de Engenheiros e Arquitetos, OAB, Associação dos Engenheiros da Sabesp, Procon e usuários.

Caberá aos 16 membros titulares ou suplentes decidir a aplicação dos recursos repassados pela concessionária Sabesp ao Fundo Municipal de Saneamento. Hoje, o Fundo conta com R$ 9,8 milhões e o dinheiro se refere a 4% da arrecadação da Sabesp no município.

A verba poderá ser utilizada para obras de água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos, além de ações ambientais, limpeza, serviços de coleta, bem como intervenções visando o controle da poluição ambiental, redução de perdas e manutenção da fiscalização.

Já na primeira reunião ordinária do Conselho de Saneamento, foi apresentado um panorama geral sobre o andamento das ações diretamente relacionadas ao saneamento na cidade.

Além dos serviços de água e esgoto, que funcionam conforme cronograma previsto, coube destaque para os programas de resíduos sólidos, que ainda possuem alguns desafios a superar.

Atualmente, Caraguatatuba conta com quatros Ecopontos em pleno funcionamento e aguarda recursos para a construção de um quinto local, que atenderá a região Sul. Também é incentivada a criação de uma cooperativa de reciclagem na região Norte da cidade, visando melhorar a gestão dos resíduos. Quanto à coleta seletiva porta a porta, houve a renovação do contrato, permitindo a continuidade do serviço.

A drenagem também entrou em pauta, com destaque para os investimentos em projetos como o enrocamento do rio Juqueriquerê e em outras iniciativas para prevenir enchentes e alagamentos em diferentes áreas. Também foi abordada a limpeza periódica e manutenção das valas existentes, que contribuem para uma melhor vazão das águas.

Durante a reunião, os conselheiros aprovaram a utilização de R$ 3 milhões para a gestão dos resíduos sólidos, e foi esclarecida a necessidade de utilização desse recurso neste momento de início de temporada de verão, onde o município recebe muitos turistas e também pelo fato do contingenciamento atual.

O prefeito Aguilar Junior destacou que o Conselho de Saneamento terá um papel importante e fundamental na deliberação de projetos e ações. “Desde obras de água e esgoto, resíduos sólidos e até campanhas incentivando as pessoas a se ligarem nas redes coletoras de esgoto. Parabéns aos membros pela posse e tenho certeza de que este Conselho será um dos mais atuantes do município”, destacou.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Saúde em Primeiro Lugar atende 1,6 mil pessoas com atividades de saúde física e mental no primeiro trimestre
Saúde em Primeiro Lugar atende 1,6 mil pessoas com atividades de saúde física e mental no primeiro trimestre

O programa Saúde em Primeiro Lugar, uma parceria entre o Instituto Sócrates Guanaes (ISG) e a Prefeitura de Caraguatatuba tem se destacado como uma iniciativa essencial na promoção da saúde e prevenção de doenças para a população. Nos primeiros três meses deste ano já foram desenvolvidas cerca de 110 atividades

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 09/04/2024
Prefeitura divulga programação completa do 3º Geek Games
Prefeitura divulga programação completa do 3º Geek Games

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, divulgou a programação completa do 3º Geek Games, que será de 2 a 5 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. Entrada gratuita! O evento será realizado na quinta e sexta-feira (2 e 3), das 18h às 22h;

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 26/04/2024
Acesso ao Morro Santo Antônio estará fechado neste sábado e domingo para Festival de Voo Livre
Acesso ao Morro Santo Antônio estará fechado neste sábado e domingo para Festival de Voo Livre

Caraguá vai receber neste sábado e domingo, dias 27 e 28 de abril, o 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre, a partir das 10h. Em preparação ao evento, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, anunciou o fechamento do acesso ao Morro Santo Antônio para veículos.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/04/2024
Prefeitura encontra mais focos de descarte irregular e pede ajuda da população no combate à prática
Prefeitura encontra mais focos de descarte irregular e pede ajuda da população no combate à prática

A Prefeitura de Caraguatatuba mais uma vez volta a fazer um apelo à população que entre na campanha contra o descarte irregular de inservíveis, lixo e entulhos. A foto que ilustra esta página é de uma área no bairro do Tinga, região Centro/Norte da cidade. Trata-se de um ponto onde

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 25/04/2024
Cineclube Pontos MIS inicia programação em Caraguá
Cineclube Pontos MIS inicia programação em Caraguá

 Abrindo a semana será exibido o filme nacional O dia que durou 21 Anos A partir desta terça-feira, 2 de abril, às 19h, tem início na Videoteca Lúcio Braun, o Cineclube Pontos MIS, um programa de formação e difusão cultural que acontece em todo o Estado de São Paulo. A entrada

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/04/2024