Pesquisar No Site
Defesa Civil e Sesep trabalham em retirada de abelhas em escola do Ipiranga

Defesa Civil e Sesep trabalham em retirada de abelhas em escola do Ipiranga
A Defesa Civil de Caraguatatuba, com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realizou na manhã de terça-feira (31/10) a retirada de abelhas em colmeia no alto de uma árvore em frente a CEI Messias Mendes de Souza, no bairro Ipiranga, região central da cidade.

#PraTodosVerem: Caminhão posicionado ao lado de uma árvore, com um cesto aéreo bem no topo da copa (Foto: Divulgação/PMC)
O trabalho de retirada foi realizado por um agente da Defesa Civil, enquanto o caminhão cesto aéreo foi operado pela Sesep, com objetivo de garantir a segurança das pessoas no CEI e das que transitavam pelas imediações.
O agente da Defesa Civil, Marcos Alves Medeiros, que tem curso de apicultor, explica que em períodos mais quentes do ano, a incidência de abelhas é maior porque é quando encontram mais flores para coletar seiva e levar para a colmeia. É o período em que elas se movimentam mais.
De janeiro até setembro deste ano, a Defesa Civil registrou e atendeu um total de 153 ocorrências com abelha, 72 ocorrências com marimbondos e 32 com vespas.
Medeiros também alerta as pessoas que, em suas casas, se depararem com colmeias, a orientação, nesses casos, é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. A equipe vai até o local para fazer a remoção.
Segundo ele, as espécies de abelhas europeias e africanas que foram introduzidas no Brasil são mais nocivas e agressivas. Por isso, a orientação é não tentar fazer a remoção sozinho.
O coordenador municipal da Defesa Civil, capitão Campos Junior, explica que a meta é atuar sempre com a captura e não o extermínio. Todas as abelhas têm um papel fundamental no meio ambiente, porque ajudam na polinização de flores e plantas. Por isso, é importante preservá-las.
Em caso de emergências, deve-se acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.
Veja Também Recentes

Governo Municipal fecha “Casa de Repouso” irregular em Caraguatatuba
Uma “Casa de Repouso”, que funcionava sem alvará, na Praia da Palmeiras, e abrigava dez pessoas idosas e duas pessoas com deficiência (PcD), foi fechada após denúncia ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDI) e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência d do Idoso (Sepedi).

Conselho Municipal de Segurança Alimentar elege representantes da sociedade civil
A população elegeu os representantes da sociedade civil organizada no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) de Caraguatatuba para o Biênio 2025/2027 na última sexta-feira (6/6) em eleição realizada na sede da Casa dos Conselhos, no bairro Jardim Aruan. Os novos membros eleitos do COMSEA integram diversas entidades

Atletas de Caraguatatuba conquistam títulos no Campeonato Sul-Americano de Pesca
Os atletas de Caraguatatuba foram destaque no Campeonato Sul-Americano de Pesca, realizado em Punta del Este, no Uruguai, entre os dias 9 e 13 de junho. O evento reuniu centenas de competidores que representaram cinco países da América do Sul: Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile e contou com a

Reclamações de problemas financeiros e internet fixa dominam ranking de maio do Procon de Caraguatatuba
O balanço do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 677 procedimentos formalizados dos 1.372 atendimentos realizados entre os dias 1º e 31 de maio. Desse total, 695 dos atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O relatório de atividades de maio foi marcado por problemas com envio de produtos

Prazo para divulgação dos selecionados do Curso de Formação de Aquaviários é prorrogado
A Comissão de Avaliação solicitou ampliação do prazo para análise da documentação enviada pelos inscritos no Chamamento Público nº 022/2025, referente ao Curso de Formação de Aquaviários (MAC 2) em Caraguatatuba. A prorrogação será formalizada por meio de edital de retificação, a ser publicada na edição de quinta-feira (26/6) do