Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba faz chamamento de voluntários para atividades no Parque do Juqueriquerê

Prefeitura de Caraguatatuba faz chamamento de voluntários para atividades no Parque do Juqueriquerê
Prefeitura de Caraguatatuba faz chamamento de voluntários para atividades no Parque do Juqueriquerê

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Smaap), dará início ao Ciclo 2 do Programa de Voluntariado em Unidade de Conservação (UC), no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê.

O Programa ocorrerá durante os meses de outubro, novembro e dezembro de 2023, janeiro e fevereiro de 2024, sendo que a carga horária mínima de prestação de serviço voluntário necessário para emissão do certificado de participação é de 60 horas.

Para concorrer às vagas desse ciclo do programa, os interessados deverão acessar o site e preencher o formulário eletrônico https://forms.gle/9Gh6TnPg6dcMnPUo8. As inscrições serão abertas hoje, a partir das 10h. Os candidatos serão selecionados conforme ordem de inscrição.

Em outubro, as atividades serão iniciadas com a identificação das espécies arbóreas de toda UC com georreferenciamento na plataforma SIGGEO. Os voluntários serão treinados tanto na identificação dos indivíduos quanto no cadastramento na plataforma. Esse projeto é um piloto para a arborização urbana, em que os munícipes poderão consultar e até realizar a identificação das árvores de todo município.

Serão oferecidas no máximo 20 vagas para pessoas acima de 18 anos, com ou sem experiência na área. No preenchimento do formulário de inscrição (online), o candidato deverá indicar o horário disponível para prestação do serviço voluntário, podendo ser de terça-feira a domingo, das 8h às 17h, em períodos não inferiores a duas horas.

Serviço voluntário

É importante ressaltar que o serviço voluntário não estabelece vínculo empregatício e não possui obrigações trabalhistas previdenciárias, conforme estabelecido na Lei Federal nº 9.608/1998.

Para esse segundo Ciclo, estão previstas atividades nas seguintes áreas: Educação Ambiental; Planejamento, Pesquisa e Monitoramento (áreas diversas); Prevenção e Combate a incêndios florestais; Restauração e Manejo para a Conservação e Turismo / Ecoturismo.

Confira as atividades que serão priorizadas: Visitação – Recepção, prestação de informações e apoio aos visitantes, ecoturismo e turismo receptivo. Os monitores acompanharão os visitantes, transmitindo informações importantes e relevantes sobre a UC; Educação ambiental – Desenvolvimento de projetos de educação ambiental e pesquisa, monitoria ambiental, manutenção de trilhas, atrativos e instalações, participação em ações de recuperação de áreas degradadas, auxílio na implantação de projetos relacionados aos planos de manejo entre outras atividades correlatas.

Resultado e apresentação de documentos

O contato com o voluntário selecionado será feito por e-mail ou telefone. Os selecionados terão três dias úteis para confirmar participação através do envio por e-mail ou protocolo presencial dos seguintes documentos (Art. 6º do Decreto Municipal nº 290, de 03 de junho de 2015): Curriculum vitae e atestado negativo de antecedentes criminais, para verificação de sua idoneidade; Cópia simples de sua carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço atual, para verificação de regularidade de sua documentação civil; e, antes do início das atividades: Atestado médico de saúde física e mental, que comprove sua aptidão para o trabalho.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato direto com o Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, por meio do número de Whatsapp (12) 99731-3619 ou pelo e-mail pnm.juqueriquere@caraguatatuba.sp.gov.br.

O parque está localizado na Avenida José Herculano, 5.030 – Porto Novo (em frente à Colônia de Férias Min. João Cleófas). O atendimento é de terça à sexta-feira das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados das 9h às 16h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Inscrições para eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba segue até quinta-feira
Inscrições para eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba segue até quinta-feira

Pessoas com idade entre 15 e 29 anos têm até quinta-feira (11) para se inscrever na eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba (Conjuve) – gestão 2024/2026. Serão eleitos oito membros titulares e oito suplentes de seis segmentos da sociedade civil. A inscrição pode ser feita das 8h30 às

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 09/04/2024
Caraguatatuba participa de 1º Encontro Regional dos Conselhos de Alimentação Escolar
Caraguatatuba participa de 1º Encontro Regional dos Conselhos de Alimentação Escolar

A Prefeitura de Caraguatatuba participou do 1º Encontro Regional dos Conselhos de Alimentação Escolar do Litoral Norte do Estado de São Paulo. O evento foi realizado nesta quinta-feira (18), em São Sebastião. Destinado aos conselheiros de alimentação escolar, nutricionistas e gestores municipais, o encontro contou com a participação do presidente

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 18/04/2024
Operadores de turismo internacional escolhem Caraguatatuba como rota turística
Operadores de turismo internacional escolhem Caraguatatuba como rota turística

Caraguatatuba recebeu no final de semana uma famtour com sete operadores de turismo de diversos países para conhecer os produtos e serviços turísticos ofertados pela cidade. A visita é uma parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP, que tem por objetivo promover a região como

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 22/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba e PM Ambiental impedem nova tentativa de invasão em área pública
Prefeitura de Caraguatatuba e PM Ambiental impedem nova tentativa de invasão em área pública

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, agiu rapidamente para evitar a tentativa de cercamento ilegal de uma área pública no bairro Rio do Ouro. Os fiscais, com o apoio da Polícia Militar Ambiental e da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), conseguiram impedir a ação que visava

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/04/2024
Núcleo Criativo Pratika Labs: Inovação e Criatividade para jovens artistas via Lei Paulo Gustavo
Núcleo Criativo Pratika Labs: Inovação e Criatividade para jovens artistas via Lei Paulo Gustavo

Projeto abrange audiovisual, jogos, games e animação. Inscrições seguem até dia 30 de abril  O Núcleo Criativo Pratika Labs está abrindo suas portas para jovens talentos interessados em explorar o vasto mundo do audiovisual, jogos, games e animação. Com recursos da Lei Paulo Gustavo e apoio da Fundacc, o projeto promete ser

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 18/04/2024