Pesquisar No Site

Palestras do 5º Empreenda Caraguatatuba abordam soft skills e dicas de atendimento

Publicado em: 26/10/2023
Palestras do 5º Empreenda Caraguatatuba abordam soft skills e dicas de atendimento
Palestras do 5º Empreenda Caraguatatuba abordam soft skills e dicas de atendimento

O primeiro dia de palestras do 5º Empreenda Caraguatatuba destacou vários assuntos, entre eles, um termo muito usado no meio dos empreendedores.

O soft skills ou habilidades interpessoais retrata como o empreendedor lida com a condução de suas atividades diárias, incluindo as empresarias.

O assunto foi tratado por Mariana Garcia, que possui 10 anos de experiência como empreendedora e cinco anos de experiência atuando em grande player de varejo. Ela destacou a importância de organizar essas habilidades para nortear as decisões dos empreendedores.

Em outra palestra foram debatidas dicas para melhorar a experiência do cliente no aspecto do atendimento, ministrado pelo analista de negócios sênior do Sebrae São Paulo, Eduardo Ilário.

Já no Espaço Rodadas foram apresentadas mais duas palestras: “Como vender seus produtos e serviços para a Prefeitura” e “Como elaborar um Pitch de vendas campeão”.

“Fiquei muito feliz em participar da palestra sobre como vender produtos para a Prefeitura. Peguei umas dicas bem bacanas”, disse Maria Helena Santos, do ramo de alimentação.

Confira a programação completa de palestras e rodada de negócios:

Espaço Palestras

 Quinta-feira (26/10)

16h: Tendências no mercado de alimentação – Natalia Sirobaba

Formada em hotelaria pelo Senac São Paulo, fez pós graduação em gestão de meios de alimentação fora do lar e MBA em Gestão estratégica de pessoas pela FGV. Atuou em redes hoteleiras na Inglaterra, como gestora da área de alimentação dos Hotéis Escola do Senac, e como consultora do Sebrae SP há 12 anos. Desenvolve projetos e territórios incluindo o foco em alimentação fora do lar.

18h: Como estipular indicadores para melhorar o desempenho da sua empresa – Gilson Ribeiro

Formado em Engenharia Mecânica com pós-graduação em Administração da Produção e cursos complementares de treinamento técnico, comportamental e gerencial. Experiência profissional em empresas multinacionais; e atualmente como consultor de negócios no SEBRAE, através do Escritório Regional de São José dos Campos, focado no atendimento aos pequenos negócios, especialista em gestão dos processos, qualidade e planejamento estratégico.

 Sexta-feira (27/10)

15h: Construindo experiências no turismo – Livia Torres

Bacharel em Administração de Empresas pela UGB/FERP e Pós-graduada em Gestão de Pequenos Negócios pela FGV. Atuação em Gestão de Projetos Setoriais desde 2015, pelo Regional do Sebrae em São José dos Campos, voltado ao desenvolvimento das micros e pequenas empresas. Atualmente gestora regional em ações de Turismo.

17h: Como evitar reclamações trabalhistas – Rodrigo Lobo

Pós-graduado em direito processual do trabalho e previdenciário. Dr. Rodrigo Lobo é advogado sindical, advoga desde 2007, MBA em Direito do Trabalho e membro do conselho de direito do Trabalho da OAB de Ubatuba.

19h: StartUps, tecnologia e ferramentas de inovação – Janice Junqueira

Carreira construída nas áreas de inovação, tecnologia e gestão de negócios, graduada em Administração de Empresas com foco em processos gerenciais, especialista em gestão estratégica de negócios e em gestão de pessoas, atuando com planejamento, gestão e monitoramento de projetos. Atualmente trabalha no SEBRAE-SP como gestora do Programa Agente Local de Inovação em parceria com o Sebrae-NA e CNPq. Mentora de Startups em fase de ideação, validação ou negócios tradicionais que desejam inovar.

 Sábado (28/10)

14h: Como transformar sua empresa em um negócio lucrativo e de sucesso – Tcharla Bragantin

Economista, especialista em gestão empresarial, mestre em Planejamento e Desenvolvimento Regional nas áreas de Administração, Contabilidade e Economia, coordenadora dos Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão de Recursos Humanos do Centro Universitário Módulo e Consultora Empresarial.

15hInovação e Tecnologia com resultados para os pequenos negócios – Ernani Fernandes

Arquiteto e Urbanista pela FEAU Universidade do Vale do Paraíba (2001). Atualmente é especialista em tecnologia do SENAI SP e docente no curso de Pós-graduação Gestão de Projetos com Ênfase em Bim na Faculdade SENAI em São Caetano do Sul, mais de 20 anos de experiência na área de Engenharia, Arquitetura e Construção. Possui ainda especialização em Engenharia de Segurança no trabalho pela UNITAU Universidade de Taubaté (2004), pós-graduado em Docência no Ensino Superior (2017) e pós graduação de Metodologia BIM pela PUC (2021). É membro da Rede BIM SENAI SP, onde realiza atendimentos tecnológicos e educacionais para as indústrias de São José dos Campos SP e região.

17h: Presença Digital: o que é e como construir para o seu negócio – Yuri Solano

Profissional formado em administração de empresas e especialista em marketing, marketing digital e inovação. Possui experiência em atendimento às micro e pequenas empresas e orientação em gestão empresarial a empresários dos mais diversos segmentos. Autor de artigo científico com o tema inovação aplicada ao marketing para as empresas. Possui como missão transformar e inspirar as pessoas a elevar o desenvolvimento humano e organizacional.

19h: Como utilizar a Inteligência Artificial para alavancar os negócios – Fábio Kafka

Publicitário de formação, e idealizador e fundador da Pixelz. Começou sua carreira na área de Tecnologia da Informação, o que ofereceu a bagagem ideal para projetos de desenvolvimento web que unem tecnologia e design. Foi precursor do mercado de DOOH (Digital Out Of Home), no qual atuou por quase 10 anos em São Paulo, começando pela Elemídia (atual Eletromídia) desde seu início, passando pela área digital da Band (TV Minuto, entre outros projetos de TV corporativa) e empresas de software para a área. Hoje, atua com foco em Business Intelligence, pesquisa de mercado e rankeamento de sites, analisando a presença digital das empresas, elaborando projetos e prestando consultoria em marketing digital para negócios. Há 10 anos em Ilhabela, vem se especializando em Marketing Turístico, com apoio de entidades como o Sebrae e Ilhabela Convention & Visitors Bureau.

 Espaço Rodada de Negócios

 Quinta-feira (26/10)

18h: Rodada de negócios

Sexta-feira (27/10)

18h: Rodada de negócios

Sábado (28/10)

18h: Rodada de negócios

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Basuquete (1)
Basquete de Caraguatatuba brilha na Liga Paulista em Franco da Rocha

O basquete de Caraguatatuba segue em alta, com bons resultados no último fim de semana e novos desafios já confirmados pelos Jogos da Juventude do Estado de São Paulo. No domingo (5), as equipes de base entraram em quadra pela Liga Paulista, em Franco da Rocha, disputando partidas nas categorias

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 06/04/2026
Procurado pela Justiça é detido pela Guarda Civil em Caraguatatuba
Procurado pela Justiça é detido pela Guarda Civil em Caraguatatuba

Os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba realizavam patrulhamento preventivo na Rua Miguel Adelaide, nº 100, no bairro Tinga, na noite de sexta-feira (20), quando visualizaram o indivíduo, Adenilson Pereira de Freitas, já conhecido pela equipe em razão da existência de mandado de prisão em aberto em seu

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 23/03/2026
CRAS Barranco Alto promove workshop de chocolate e incentiva geração de renda em Caraguatatuba
CRAS Barranco Alto promove workshop de chocolate e incentiva geração de renda em Caraguatatuba

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Barranco Alto promoveu, na última quinta-feira (9), um workshop de chocolate voltado às famílias atendidas pela unidade. A atividade, ministrada pelo gastrólogo Felipe Barreto, teve como objetivo incentivar o desenvolvimento de habilidades práticas que contribuem para a qualificação profissional e

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 13/04/2026
formação
Caraguatatuba promove formação para professores com foco em práticas pedagógicas e educação inclusiva

A rede municipal de ensino de Caraguatatuba promove, nesta semana, duas importantes ações voltadas à formação continuada dos professores, com foco no aprimoramento pedagógico e na educação inclusiva. Na última segunda-feira (6), foi realizado o 1º Momento Formativo de 2026 para docentes do Ensino Fundamental II. A formação ocorreu com

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 07/04/2026
beach (2)
Copa Beach Soccer 2026 define campeões das categorias de base em Caraguatatuba

As finais das categorias de base da Copa Beach Soccer 2026 foram realizadas no último domingo (15), em Caraguatatuba. As decisões reuniram jovens atletas do município e movimentaram o público com jogos equilibrados e destaque para novos talentos do futebol de areia. Na categoria Sub-11, a equipe Bola 10 Academy

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 17/03/2026