Pesquisar No Site
Prefeitos do LN discutem demandas da região e desestatização da Sabesp com governador de São Paulo
Prefeitos do LN discutem demandas da região e desestatização da Sabesp com governador de São Paulo
Os prefeitos de Caraguatatuba, Aguilar Junior, de Ubatuba, Márcio Marciel, e de Ilhabela, Toninho Colucci, se reuniram nesta segunda-feira (11/9) com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para tratar das demandas do Litoral Norte, bem como o processo de desestatização da Sabesp, liderado pelo Governo do Estado.
Além do governador, o encontro teve a presença do secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado, Gilberto Kassab, da secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado, Natália Resende, e da subsecretária de Recursos Hídricos e Saneamento Básico, Samanta Souza.
Segundo o governador, o modelo da desestatização pode ampliar investimentos no Estado, reduzir tarifas e tornar a companhia uma plataforma multinacional do setor.
A desestatização da Sabesp está balizada pela lei 14.026 de 2020, que estabeleceu o Novo Marco do Saneamento. A legislação traz incentivos à regionalização do saneamento básico, a cotitularidade entre Estado e municípios, quando as infraestruturas são compartilhadas, e a abertura do setor ao capital privado.
Segundo o texto, 99% da população brasileira deve ter abastecimento de água, e 90%, coleta e tratamento de esgoto, até 2033. O Estado de São Paulo quer antecipar a meta em quatro anos, ou seja, em 2029.
“Entendemos que o Estado quer tonar a Sabesp uma potência internacional e quer antecipar seus investimentos. O importante é que nós prefeitos poderemos rever os contratos e antecipar os investimentos nas cidades”, explicou Aguilar Junior.
Outros assuntos
O prefeito de Caraguatatuba informou que outros assuntos estiveram na pauta do encontro, como a recuperação da SP-55 e as verbas do DADE (Departamento de Apoio e Desenvolvimento às Estâncias).
“O governador informou que dará nos próximos dias a ordem de serviço para a recuperação da SP-55, uma antiga reivindicação nossa. Além disso, o Estado deve descontingenciar pelo menos 50% do valor que cabe aos municípios estâncias da verba oriunda do DADE”, comentou.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba orienta população sobre contato com morcegos no período de calor
Com o aumento das temperaturas, a presença de morcegos em áreas urbanas tende a se tornar mais frequente, incluindo residências, varandas, garagens e outros ambientes. De acordo com a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, a população deve evitar qualquer tipo de contato direto com esses animais. Os morcegos são considerados
Tributo ao Pink Floyd inaugura temporada 2026 no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, abre a temporada 2026 no dia 17 de janeiro (sábado), às 20h30, com o espetáculo musical “Pink Floyd Eclipse”, sob direção geral de Fabiana Godoy e André Moreira. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo link: https://tinyurl.com/4d9fnbnb. Criada há seis anos na cidade de Botucatu, no
Parque Natural Municipal do Juqueriquerê funciona em horário especial no fim de ano
O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, em Caraguatatuba, terá funcionamento especial durante o período das festas de fim de ano, com alterações pontuais em seu calendário de visitação. Na semana do Natal, o parque permanecerá fechado no dia 22 de dezembro e aberto ao público de 23 a 28 de
Projeto Cine Verão une cinema brasileiro e música local na orla da cidade
Até fevereiro, Caraguatatuba apresenta o Cine Verão, uma programação cultural que une cinema e apresentações musicais a céu aberto em um dos cenários mais emblemáticos da cidade: a orla da praia. A partir desta semana, todas as quintas-feiras, às 19h, atrás da Secretaria Municipal de Turismo, o público está convidado
Atividade de campo leva alunos da Guarda Mirim de Caraguatatuba ao rancho-escola da Cocanha
Estudantes da Guarda Mirim de Caraguatatuba realizaram uma atividade de campo no rancho-escola da praia da Cocanha, na última sexta-feira (12). A ação reuniu cerca de 70 estudantes dos polos Ciase do Sumaré e Ciase Travessão, acompanhados por professores e pelo coordenador do grupo no Ciase Travessão, Daniel Ribeiro. A