Pesquisar No Site

Projeto Cine Verão une cinema brasileiro e música local na orla da cidade

Projeto Cine Verão une cinema brasileiro e música local na orla da cidade
Projeto Cine Verão une cinema brasileiro e música local na orla da cidade

Até fevereiro, Caraguatatuba apresenta o Cine Verão, uma programação cultural que une cinema e apresentações musicais a céu aberto em um dos cenários mais emblemáticos da cidade: a orla da praia. A partir desta semana, todas as quintas-feiras, às 19h, atrás da Secretaria Municipal de Turismo, o público está convidado a prestigiar sessões gratuitas ao ar livre que integram arte e cultura com a beleza natural da cidade.

O Cine Verão, uma iniciativa da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, tem como objetivo criar uma experiência diferenciada, na qual os filmes exibidos dialogam com apresentações musicais pensadas a partir de suas temáticas, ampliando a relação entre imagem, som e território.

Com curadoria de Rodrigo Pereira, o projeto valoriza o cinema brasileiro e os músicos locais, promovendo o encontro entre diferentes linguagens artísticas e aproximando moradores e turistas da produção cultural contemporânea.

A programação reúne longas-metragens recentes — entre documentários musicais e obras de ficção — que percorrem trajetórias marcantes da cultura brasileira, histórias de formação e narrativas inspiradas em personagens reais. A Secretaria Municipal de Turismo está localizada na Av. Dr. Arthur Costa Filho, nº 25, no Centro de Caraguatatuba. Mais informações: (12) 3897-5660.

Programação

Dia 8/1 – Filme “Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos”  

Direção: Daniela Broitman l Lançamento: 2024

Classificação: 10 anos l Duração: 90 minutos

Sinopse

O longa-metragem documental, produzido pela Videoforum Filmes, conta a história de Dorival Caymmi, cantor e compositor brasileiro que revolucionou a canção no país e influenciou movimentos como a Bossa Nova e a Tropicália.

A produção mescla trechos de entrevistas com outros nomes famosos da música brasileira, como Caetano Veloso, e de uma entrevista inédita com Dorival, realizada em 1998, onde ele conta histórias inusitadas, fala sobre seu processo criativo, suas paixões e decepções, além de realizar performances improvisadas de músicas como “Quem Vem pra Beira do Mar” e “Marina”.

Dia 15/1 – Filme “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”

Direção: Alessandra Dorgan l Lançamento: 2024

Classificação: 12 anos l Duração: 1h15

Sinopse

Uma viagem sonora e visual com materiais raros e inéditos de arquivo, que retratam a vida e obra do grande cantor e compositor brasileiro Luiz Melodia. O documentário musical é guiado pela própria voz do artista, que, ao abraçar sua liberdade e originalidade, desafiou muitas normas no mercado fonográfico e cultural brasileiro. Em 2024, além de integrar a seleção oficial do Doc Lisboa e do É Tudo Verdade, o filme de Alessandra Dorgan foi premiado como Melhor Filme pelo In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical.

Dia 22/1 – Filme ”Ritas” 

Direção: Oswaldo Santana e Karen Harley l Lançamento: 2025

Classificação: 14 anos l Duração: 1h23

Sinopse

O documentário Ritas retrata o inédito arquivo pessoal da trajetória vivida pela rainha do rock brasileiro, Rita Lee. Dando aos fãs a oportunidade de mergulhar na intimidade dela, o longa além de mostrar as referências intelectuais usadas no processo criativo do vasto repertório musical apresentado por ela em sua carreira, também traz depoimentos recentes.

Narrado pela própria Rita Lee através de relatos concedidos em entrevistas ao longo de sua carreira, a musa mostra aspectos da sua vida jamais mostrados ao público. Em uma grande homenagem, o filme busca relembrar a importância do feminismo no rock’n’roll nacional e a importância da cantora nessa vitória contínua.

Dia 29/1 – Filme “O Último Episódio” 

Direção: Maurilio Martins l Lançamento: 2025

Classificação: 12 anos l Duração: 1h50

Sinopse

Em O Último Episódio, um garoto de 13 anos chamado Erik quer impressionar a menina por quem nutre uma paixão platônica – a garota nova da escola, Sheila. Para se aproximar dela, ele jura que possui uma fita em casa com o episódio final do lendário desenho Caverna do Dragão. Agora, corre contra o tempo para poder arranjar uma solução para essa pequena mentira com a ajuda dos seus melhores amigos.

Dia 5/2 – Filme ”Um Lobo Entre os Cisnes” 

Direção: Marcos Schechtman e Helena Varvaki l Lançamento: 2025

Classificação: 16 anos l Duração: 1h14

Sinopse

Inspirado na história real de Thiago Soares, o maior bailarino do Brasil. Criado no subúrbio do Rio de Janeiro, quando jovem, troca as batalhas do hip hop pelos palcos do balé clássico e entra em um novo mundo sob a orientação de um mentor implacável. Entre disciplina, desafios e paixão, Thiago rompe barreiras sociais e culturais até conquistar o posto de primeiro bailarino do Royal Ballet de Londres. (Via: Vitrine Filmes)

Logo Oficial ODS
Mais ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

Veja Também Recentes

Mais 14 bolsistas do PEAD são chamados para trabalhar na limpeza urbana dos bairros de Caraguatatuba
Mais 14 bolsistas do PEAD são chamados para trabalhar na limpeza urbana dos bairros de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais 14 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 para se apresentarem nesta quinta-feira, sexta-feira e na próxima segunda-feira (5, 6 e 9/11), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 12 - Consumo e produção responsáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 04/11/2026
Caraguatatuba disputa 7ª etapa regional do JOMI 2026 com 110 atletas
Caraguatatuba disputa 7ª etapa regional do JOMI 2026 com 110 atletas

Caraguatatuba participa da abertura oficial da 7ª Etapa Regional da 28ª edição dos Jogos da Melhor Idade (JOMI 2026), na próxima quinta-feira (29), às 16h, no Ginásio do Clube de Campo Abaeté, em Taubaté. A competição conta com delegações de 39 municípios da 2ª Região Esportiva do Estado de São

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 27/10/2026
CAPSi de Caraguatatuba promove atividades lúdicas durante Mês das Crianças e reforça que “brincar também é cuidar”
CAPSi de Caraguatatuba promove atividades lúdicas durante Mês das Crianças e reforça que “brincar também é cuidar”

Acolhimento, afeto, criatividade e momentos de descontração fizeram parte das ações do Mês das Crianças no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) de Caraguatatuba. A iniciativa proporcionou experiências lúdicas aos pacientes acompanhados pelo serviço e reforçou a importância do brincar e dos vínculos afetivos no cuidado com a saúde mental

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 21/10/2026
Membros da CIPA da Prefeitura de Caraguatatuba participam de capacitação de primeiros socorros
Membros da CIPA da Prefeitura de Caraguatatuba participam de capacitação de primeiros socorros

Servidores eleitos e indicados do poder público na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) da Prefeitura de Caraguatatuba da Gestão 2026/2027 fizeram a capacitação de primeiros socorros da Escola de Governo da Secretaria de Administração na última sexta-feira (23/10), na Secretaria de Educação, no Indaiá. O cabo

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Sem categoria Publicado em 28/10/2026
Teatro Mario Covas exibe espetáculo “Allan Kardec – Um Olhar Para a Eternidade” no dia 24 de outubro
Teatro Mario Covas exibe espetáculo “Allan Kardec – Um Olhar Para a Eternidade” no dia 24 de outubro

Dirigida pela atriz Ana Rosa e com texto de Paulo Afonso de Lima, o espetáculo “Allan Kardec – Um Olhar Para a Eternidade” chega ao Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, no próximo sábado (24), às 20h. Os ingressos custam a partir de R$ 50, com opção de ingresso promocional, que

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 19 - Arte, Cultura e Comunicação Publicado em 15/10/2026