Pesquisar No Site

Caraguatatuba recebe segundo encontro sobre ‘Vigilância Solidária Ambiental’

Caraguatatuba recebe segundo encontro sobre 'Vigilância Solidária Ambiental'
Caraguatatuba recebe segundo encontro sobre ‘Vigilância Solidária Ambiental’

A Polícia Militar Ambiental do Litoral Norte promoveu o 2º encontro sobre a ‘Vigilância Solidária Ambiental’ nesta segunda-feira (11) sobre ação que tem como objetivo proteger as bacias hidrográficas dos rios Tabatinga e Mococa contra ocupações irregulares e crimes ambientais. A reunião contou com a presença de várias autoridades.

Representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura estiveram presentes, reafirmando o compromisso do município em participar desse importante processo. O encontro proporcionou uma ampliação das discussões sobre formas preventivas e mais eficazes de combater ocupações irregulares e crimes ambientais, além de proteger as propriedades, garantindo o cumprimento da legislação vigente.

A Vigilância Solidária é uma prática reconhecida em áreas urbanas e já foi implementada em mais de 250 municípios do Estado de São Paulo. As ações relacionadas a essa vigilância têm se mostrado uma forma eficiente de combater atos ilícitos, contando com a participação ativa dos moradores da região. Através de um contato organizado com as autoridades competentes, os moradores agilizam a vistoria e resposta aos atos suspeitos na região, contribuindo para a proteção do meio ambiente.

O monitoramento e proteção das áreas e propriedades contra ocupações irregulares, desmatamento e intervenções ilegais são essenciais para preservar o ecossistema local. Quando um morador identificar indícios de supressão de vegetação ou invasão em uma propriedade conhecida, ele poderá entrar em contato com um dos monitores da região por meio de aplicativos de mensagens ou telefone. O monitor, então, entrará em contato com a Polícia Militar Ambiental para informar a situação e solicitar apoio.

Diversas instituições públicas participaram do encontro, demonstrando seu comprometimento com a proteção ambiental. Entre elas estavam: a Polícia Ambiental, representada pelo Capitão Comandante Carlos Magno e o Tenente Barbosa; Gabriele Sant’Anna, Coodenadora de Fiscalização e  Biodiversidade da SEMIL; o Conselho de Segurança, representado por Pedro Toyota; a Fundação Florestal/Parque Estadual da Serra do Mar, representada por Miguel Nema; o IBAMA, representado por Hugo Schaedler; e a Secretaria de Meio Ambiente, representada por William Xavier e Emerson Mendes, diretor de fiscalização de meio ambiente e fiscal municipal, respectivamente.

Demais representantes importantes como o Vereador Fernando Cuiu, a Sabesp, ONG Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental (Ceepam), Associação Caraguatás Ambiental, Instituto Tamoio, CCVT, o Condomínio Cocanha e Residencial Mar Verde, o Villagio Porto Fino, Clube de Observadores de Aves e os defensores da região de Tabatinga e Mococa foram alguns dos presentes.

O senhor Antônio Luiz Mendes Silva, conhecido como Luiz Trilha, representou o projeto de Trilhas Esportivas e Ecológicas, enquanto Juliana Macedo, Diretora de Segurança Pública da Secretaria de Mobilidade Urbana, participou do encontro ao lado da Guarda Civil Municipal (GCM).

Com este encontro é esperado fortalecer a proteção das bacias hidrográficas dos rios Tabatinga e Mococa, preservando o meio ambiente e combatendo quaisquer irregularidades que possam ameaçar a região.

A união de esforços e otimização de recursos, se aliado às iniciativas de vigilância, monitoramento e fiscalização, bem como a integração e identificação junto aos proprietários da região deve evidenciar as soluções eficientes para a boa utilização dessas áreas.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Times avançam no Torneio Aniversário da Cidade de Futsal
Times avançam no Torneio Aniversário da Cidade de Futsal

O Ginásio Morro do Algodão, em Caraguatatuba, recebeu nesta quarta-feira (3/4) as partidas das oitavas e quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal. No primeiro jogo da noite, pela fase de oitavas, Lion FC e Chelsea/Irmandade se enfrentaram. Após um empate em 2 a 2 no tempo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 04/04/2024
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro do projeto Gabinete em Ação no Massaguaçu
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro Gabinete em Ação no Massaguaçu

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. No local, a população encontrará uma unidade móvel da Prefeitura equipada e com acessibilidade para pessoas com deficiência, com

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 05/04/2024
Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (17), o quadro de vagas de emprego para 181 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 17/04/2024
Prefeitura abre inscrições para representantes da sociedade no Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba
Prefeitura abre inscrições para representantes da sociedade no Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba

As inscrições para eleição dos representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba (CONJUVE) Gestão 2024/2026 podem ser feitas até o dia 11 de abril (quinta-feira), das 8h30 às 16h30, no Setor de Juventude do Gabinete do Prefeito, no Paço Municipal, no Centro. Serão eleitos oito membros

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 02/04/2024
título eleitoral Foto divulgação TRE-AL
Eleitores de Caraguatatuba têm até dia 8 de maio para tirar, transferir ou regularizar título eleitoral

O prazo para solicitar o título eleitoral pela primeira vez, transferir ou regularizar a situação para votar nas eleições municipais do dia 6 de outubro termina no dia 8 de maio (quarta-feira), no Cartório Eleitoral de Caraguatatuba, no Sumaré, ou por meio do autoatendimento eleitoral para quem já tem a

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 23/04/2024