Pesquisar No Site
Aula de Libras promove inclusão no Parque Natural do Juqueriquerê

Aula de Libras promove inclusão no Parque Natural do Juqueriquerê
Nesta semana, a equipe de monitores, voluntários e representantes do setor de Educação Ambiental do Parque Natural Municipal Juqueriquerê, em Caraguatatuba, realizou o encerramento das aulas de Libras (Língua Brasileira de Sinais). A iniciativa buscou capacitar os funcionários para se comunicarem de forma eficiente com os visitantes e funcionários que possuem deficiência auditiva.

#PraTodosVerem: Funcionários do parque ao lado do professor Danilo Monteiro, vestido com uma blusa na cor laranja (Foto: Divulgação/PMC)
As aulas foram ministradas voluntariamente pelo professor Danilo Monteiro da Silva, tradutor e intérprete de Libras do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e, desde julho, os funcionários se reuniram nas dependências do Parque Juqueriquerê para aprender a linguagem de sinais e aprimorar suas habilidades de comunicação.
O principal objetivo foi promover a inclusão e a interação entre a equipe de monitoria ambiental e as pessoas com deficiência auditiva que frequentam o parque. Com o conhecimento básico em Libras, os monitores se tornam aptos a fornecer informações, orientações e esclarecimentos de forma acessível para todos os visitantes.
A Prefeitura de Caraguatatuba enfatiza a preocupação com a interação, inclusão e respeito, seguindo sempre nessa direção. A capacitação básica em Libras demonstra o compromisso em oferecer um ambiente acolhedor e inclusivo para todos que frequentam o Parque Natural Municipal do Juqueriquerê.
A diretora do setor de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Tatiana Scian, destacou a importância dessa capacitação. “As aulas representam um passo importante no processo de inclusão e acessibilidade do parque, proporcionando igualdade na oportunidade de comunicação básica para todos os frequentadores, incluindo entre os funcionários”, disse.
Hoje, o Parque Juqueriquerê possui um funcionário com deficiência auditiva e a comunicação se tornou mais eficiente após as aulas de Libras, de modo que ele se sente mais acolhido e integrado com a equipe de trabalho. Por esse motivo, a Prefeitura segue promovendo a quebra de barreiras e o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba oferece 111 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 111 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (14), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Espetáculo “A Farsa da Boa Preguiça” tem apresentações gratuitas em Caraguatatuba
O Coletivo Teatral Rocambole Cósmico apresenta “A Farsa da Boa Preguiça”, uma montagem adaptada da obra de Ariano Suassuna com classificação livre e entrada gratuita. Neste sábado (21) e no próximo (28), tem sessão às 15h e também às 16h30 na Praça do Caiçara. No domingo (22), às 16h, o Auditório

Passagem de Pedestres na Rodovia SP 55 é reinstalada no Pontal de Santamarina
A passagem de pedestres localizada na Avenida José Herculano (Rodovia SP-55), em frente ao Serramar Shopping, no Pontal de Santamarina, em Caraguatatuba, foi reinstalada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), em atendimento a uma solicitação do governo municipal, na terça-feira (24). O dispositivo, uma lombofaixa, combina as características de

Caraguatatuba busca eliminação da transmissão vertical de HIV e Sífilis e Selo Prata para Hepatite B
Caraguatatuba pleiteia ao Ministério da Saúde o selo de eliminação da Transmissão Vertical do HIV, Selo Ouro da Sífilis, além do Selo Prata para Hepatite B. A certificação reconhece municípios que atingem metas específicas no enfrentamento da transmissão de infecções de mãe para filho durante a gestação, parto ou amamentação.

14º Litoral em Dança tem início nesta quinta-feira com competições e aulas abertas
O Litoral em Dança em sua décima quarta edição retorna para os palcos do Teatro Mario Covas a partir desta quinta-feira (19/6) e segue até o dia 22, domingo, com mostras competitivas, oficinas e aulas abertas. Para esta edição, o evento terá como jurados os profissionais Alan Marques, Ana Bottosso,