Pesquisar No Site
Prefeitura faz abordagem para acolhimento de urgência às pessoas em situação de rua por causa das fortes chuvas

Prefeitura faz abordagem para acolhimento de urgência às pessoas em situação de rua por causa das fortes chuvas
A equipe de abordagem da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc) de Caraguatatuba organizou uma força tarefa de urgência para acolher as pessoas em situação de rua, por conta das fortes chuvas, nessa segunda-feira (28).
Foram abordadas 44 pessoas que estavam se protegendo da chuva, hoje, na tenda da praça de shows, no Centro. Desse total, 29 foram para o albergue, que é somente para pernoite, mas foi aberta uma exceção e equipes da Sedesc e da Associação Santa Edwiges de Assistência Social, mais conhecida por Sosaned Restitui, se mobilizaram para o acolhimento.
Outras três foram para a Casa de Acolhimento Temporário, onde podem ficar por até 90 dias. Seis foram recambiadas às suas cidades de origem, Ubatuba, Lorena e São Paulo. E seis pessoas que são moradoras de Caraguatatuba e dispensaram o acolhimento.
“É importante ressaltar que a gestão pública está atenta à essa situação de urgência, por conta das fortes chuvas, que atinge diretamente a população em situação de rua. Por isso, agimos cedo para encaminhar essa pessoas aos abrigos disponíveis para acolhimento de urgência”, explicou a secretária da Sedesc, Mariana Cestari.
Como ajudar de maneira correta
Ao deparar-se com pessoas em situação de rua o cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato com as equipes do Centro Pop, Restitui ou do CREAS que tomarão com as devidas providências.
O serviço especializado é ofertado de forma continuada. As equipes são compostas por educadores sociais que percorrem a cidade, de segunda à sexta-feira, das 8h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados em horários alternados.
Quando a situação envolver brigas, ameaças, atos de vandalismo ou qualquer tipo de violência a orientação é acionar imediatamente a Polícia Militar pelo 190.
Serviço:
Restitui Comunidade Terapêutica – Avenida Francisco Paschoal Peliciari, 955, Cantagalo. Telefones: 3881-3828 (acolhimento masculino) e 3889-1091 (acolhimento feminino).
CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social – Rua: Senador Feijó, 165, Jardim Aruan. Telefone: (12) 3886-2960.
Centro Pop – Rua Antônio Valente, 100 – Jardim Jaqueira.
Se você tem informações sobre alguma pessoa ou família em situação de rua que deseja qualquer tipo de orientação, entre em contato nos telefones: 3889-4157 ou 3888-2582.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba promove mutirão odontológico na rede municipal de saúde
Os pacientes que aguardavam por procedimentos cirúrgicos odontológicos começaram a ser atendidos no último sábado (29), durante mutirão promovido pela Secretaria Municipal de saúde em Caraguatatuba. A ação buscou reduzir a fila de espera por atendimentos especializados e foi realizada no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO), no setor

Bate-papo sobre exposição e oficina de impressão com pigmentos naturais é destaque no Macc
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc), recebe na próxima quinta-feira (8/5), às 14h, palestra e oficina com a fotógrafa e artista visual Dani Sandrini. A entrada é gratuita e não é necessário realizar inscrição. A artista, que está em cartaz no Museu com a exposição “terra terreno

Fim de semana com muito esporte agita Caraguatatuba
O fim de semana foi marcado por atrações esportivas em Caraguatatuba. Teve Jogos Abertos da Juventude sub-18 com partidas do futsal masculino e feminino, final do campeonato municipal de beach soccer (categoria de base), quartas de finais da Copa Nova Liga de futebol de campo, Adrena Run e muitas outras

Audiência Pública para Elaboração do Plano Plurianual PPA 2026-2029 e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2026
Além de serem uma obrigatoriedade da Lei de Orçamento e Constituição Federal, as audiências públicas são a oportunidade da participação popular na elaboração das peças orçamentárias, promovendo a cidadania. É através das audiências que a população ajuda a Prefeitura a entender e ordenar as demandas necessárias para elaboração das políticas

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de