Pesquisar No Site

Caraguatatuba realiza oficinas para elaboração do Plano de Resíduos Sólidos

Caraguatatuba realiza oficinas para elaboração do Plano de Resíduos Sólidos
Caraguatatuba realiza oficinas para elaboração do Plano de Resíduos Sólidos

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, dará início à elaboração da próxima etapa do Plano Municipal de Saneamento Básico, com foco nos Resíduos Sólidos.

O objetivo principal dessa nova fase é estabelecer Caraguatatuba como uma cidade totalmente preparada para implementar todas as infraestruturas e serviços necessários para alcançar, o mais rápido possível, a cobertura de saneamento básico de 100% da população.

O saneamento básico pode ser definido como o conjunto de serviços públicos, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

A Lei Federal nº 11.445/2007, que estabelece o marco legal do saneamento básico brasileiro, atualizada pela Lei Federal nº 14.026/2020, criou uma base legal, administrativa e regulatória para que todas as esferas de governo (federal, estadual e municipal), os órgãos da administração pública e a sociedade civil se unam em esforços para universalizar o acesso e a prestação efetiva dos serviços de saneamento básico.

Caraguatatuba já conta com serviços essenciais de abastecimento de água e esgotamento sanitário em pleno funcionamento, aproximando-se da universalização desses serviços para a população, ambos contemplados pelo Plano Municipal de Saneamento Básico – Água e Esgotamento Sanitário (PMSB-AES).

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Leandro Caetano, o saneamento básico é de suma importância para as pessoas, especialmente para as populações urbanas. “Seus efeitos positivos são amplamente comprovados em várias áreas, como a saúde humana, as condições básicas para o crescimento econômico dos municípios, a qualidade das relações humanas e o bem-estar social, bem como seu papel estruturante na proteção dos recursos naturais e na melhoria do ambiente urbano, entre outros aspectos”, explicou.

Ele destaca ainda que um exemplo pouco notado, mas com efeitos que podem afetar negativamente toda uma geração é o das doenças decorrentes da falta de saneamento básico. “Podem inclusive comprometer o comportamento e a função cognitiva das crianças, principalmente no que diz respeito à capacidade de atenção e concentração, afetando seu desempenho escolar e dificultando a aprendizagem”, reforçou Caetano.

A Secretaria de Meio Ambiente realizará inicialmente três audiências públicas com oficinas participativas, para a construção conjunta do Plano Municipal de Saneamento Básico – Resíduos Sólidos (PMSB-RS), cumprindo o estabelecido pela Lei Federal nº 11.445/2007 e priorizando a ampla participação popular em todas as etapas desse processo.

A participação da população é fundamental para que o plano seja desenvolvido de forma colaborativa, abrangendo a realidade de todos os setores da sociedade e aproveitando ao máximo as experiências das pessoas que vivem na cidade.

As oficinas participativas ocorrerão nos seguintes locais e datas:

Região Sul

– EMEF Profº. Alaor Xavier Junqueira

– Terça-feira, 25/07 – início às 19h

Região Central

– EMEF Profº. Antônio de Freitas Avelar

– Quarta-feira, 26/07 – início às 19h

Região Norte

– EMEF Profª. Antônia Antunes Arouca

– Quinta-feira, 27/07 – início às 19h

Para obter mais informações, entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca pelo telefone (12) 3897-2530 ou pelo e-mail meioambiente@caraguatatuba.sp.gov.br.

A Prefeitura também disponibilizará a consulta pública em formato eletrônico. Em breve, será divulgado o link para o envio de contribuições, permitindo que qualquer cidadão interessado possa colaborar na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico – Resíduos Sólidos (PMSB-RS).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura finaliza obras de contenção das margens do Rio Santo Antonio, no bairro Rio do Ouro
Prefeitura finaliza obras de contenção das margens do Rio Santo Antonio, no bairro Rio do Ouro

A Prefeitura de Caraguatatuba finalizou nesta terça-feira (23) os trabalhos de contenção das margens do rio Santo Antonio, em trecho do bairro Rio do Ouro. Uma das margens do rio foi solapada durante fortes chuvas que atingiram a cidade no início do mês de março. O trecho do rio que

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 23/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica fiscalização em adegas do município
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica fiscalização em adegas do município

Em ação conjunta entre a Secretaria de Urbanismo, Vigilância Sanitária e Polícia Militar, foi realizada a fiscalização de cinco adegas em Caraguatatuba, na última quinta-feira (25). Como resultado, duas adegas foram fechadas por falta de alvará de funcionamento, enquanto outras três foram interditadas por descumprimento do horário estabelecido por lei.

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 26/04/2024
Medalhista da Olimpíada Brasileira de Matemática da rede municipal de Caraguatatuba participa de Encontro em Natal
Medalhista da Olimpíada Brasileira de Matemática da rede municipal de Caraguatatuba participa de Encontro em Natal

O medalhista da Olimpíada Brasileira de Matemática, Lucas Leite de Souza, aluno da EMEF Profª Maria Aparecida Ujio, no Porto Novo, Caraguatatuba, participou do 9º Encontro do Hotel de Hilbert (HH), em Natal (RN). O evento foi realizado entre os dias 21 a 26 de abril, reunindo 165 estudantes de

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 29/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba e PM Ambiental impedem nova tentativa de invasão em área pública
Prefeitura de Caraguatatuba e PM Ambiental impedem nova tentativa de invasão em área pública

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, agiu rapidamente para evitar a tentativa de cercamento ilegal de uma área pública no bairro Rio do Ouro. Os fiscais, com o apoio da Polícia Militar Ambiental e da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), conseguiram impedir a ação que visava

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/04/2024
Caraguatatuba recebe reunião com CETESB e representantes de secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte
Caraguatatuba recebe reunião com CETESB e representantes de secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte

Caraguatatuba recebeu nesta quarta-feira (3) os representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e das Secretarias de Meio Ambiente dos municípios vizinhos, para uma importante reunião. O encontro contou com a presença dos Secretários de Meio Ambiente e de suas equipes técnicas de licenciamento, sendo de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 03/04/2024