Pesquisar No Site
Caraguatatuba realiza oficinas para elaboração do Plano de Resíduos Sólidos

Caraguatatuba realiza oficinas para elaboração do Plano de Resíduos Sólidos
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, dará início à elaboração da próxima etapa do Plano Municipal de Saneamento Básico, com foco nos Resíduos Sólidos.
O objetivo principal dessa nova fase é estabelecer Caraguatatuba como uma cidade totalmente preparada para implementar todas as infraestruturas e serviços necessários para alcançar, o mais rápido possível, a cobertura de saneamento básico de 100% da população.
O saneamento básico pode ser definido como o conjunto de serviços públicos, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.
A Lei Federal nº 11.445/2007, que estabelece o marco legal do saneamento básico brasileiro, atualizada pela Lei Federal nº 14.026/2020, criou uma base legal, administrativa e regulatória para que todas as esferas de governo (federal, estadual e municipal), os órgãos da administração pública e a sociedade civil se unam em esforços para universalizar o acesso e a prestação efetiva dos serviços de saneamento básico.
Caraguatatuba já conta com serviços essenciais de abastecimento de água e esgotamento sanitário em pleno funcionamento, aproximando-se da universalização desses serviços para a população, ambos contemplados pelo Plano Municipal de Saneamento Básico – Água e Esgotamento Sanitário (PMSB-AES).
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Leandro Caetano, o saneamento básico é de suma importância para as pessoas, especialmente para as populações urbanas. “Seus efeitos positivos são amplamente comprovados em várias áreas, como a saúde humana, as condições básicas para o crescimento econômico dos municípios, a qualidade das relações humanas e o bem-estar social, bem como seu papel estruturante na proteção dos recursos naturais e na melhoria do ambiente urbano, entre outros aspectos”, explicou.
Ele destaca ainda que um exemplo pouco notado, mas com efeitos que podem afetar negativamente toda uma geração é o das doenças decorrentes da falta de saneamento básico. “Podem inclusive comprometer o comportamento e a função cognitiva das crianças, principalmente no que diz respeito à capacidade de atenção e concentração, afetando seu desempenho escolar e dificultando a aprendizagem”, reforçou Caetano.
A Secretaria de Meio Ambiente realizará inicialmente três audiências públicas com oficinas participativas, para a construção conjunta do Plano Municipal de Saneamento Básico – Resíduos Sólidos (PMSB-RS), cumprindo o estabelecido pela Lei Federal nº 11.445/2007 e priorizando a ampla participação popular em todas as etapas desse processo.
A participação da população é fundamental para que o plano seja desenvolvido de forma colaborativa, abrangendo a realidade de todos os setores da sociedade e aproveitando ao máximo as experiências das pessoas que vivem na cidade.
As oficinas participativas ocorrerão nos seguintes locais e datas:
Região Sul
– EMEF Profº. Alaor Xavier Junqueira
– Terça-feira, 25/07 – início às 19h
Região Central
– EMEF Profº. Antônio de Freitas Avelar
– Quarta-feira, 26/07 – início às 19h
Região Norte
– EMEF Profª. Antônia Antunes Arouca
– Quinta-feira, 27/07 – início às 19h
Para obter mais informações, entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca pelo telefone (12) 3897-2530 ou pelo e-mail meioambiente@caraguatatuba.sp.gov.br.
A Prefeitura também disponibilizará a consulta pública em formato eletrônico. Em breve, será divulgado o link para o envio de contribuições, permitindo que qualquer cidadão interessado possa colaborar na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico – Resíduos Sólidos (PMSB-RS).
Veja Também Recentes

Mais de 21 mil alunos voltam às aulas em Caraguatatuba nesta segunda-feira após recesso de julho
Após o recesso escolar do mês de julho, 21.090 estudantes retornaram às salas nesta segunda-feira (21), nas 63 unidades municipais de ensino de Caraguatatuba. O governo municipal conta com 3.571 servidores da Secretaria de Educação, entre professores, agentes administrativos, agentes apoio escolar, ajudante de mecânico, auxiliares de desenvolvimento infantil, inspetores

Guarda Civil de Caraguatatuba detém homem por ameaça a Agente de Trânsito na Rodoviária
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba prendeu em flagrante, na tarde da última segunda-feira (21), um homem acusado de ameaçar uma agente de trânsito durante fiscalização na região da rodoviária, no bairro Jardim Jaqueira. De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe realizava patrulhamento preventivo pela área central

Caraguatatuba oferece 85 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 85 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (21), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Aloha Spirit movimenta Caraguatatuba com festival de esportes aquáticos neste fim de semana
Caraguatatuba será palco de grandes desafios e celebração esportiva com a chegada do Aloha Spirit 2025, um dos maiores eventos de esportes aquáticos do mundo, marcado para este fim de semana (8 a 10 de agosto). Atletas de várias partes do Brasil e do exterior devem participar de provas de

Profissionais de saúde de Caraguatatuba participam de gincana para fortalecer ações da Atenção Primária
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba realiza o projeto “Gincana Rumo às Boas Práticas em Saúde”, com foco na valorização da Atenção Primária e das equipes das Unidades de Saúde da Família (USF) entre os meses de agosto, setembro e outubro. A ação é realizada pela Diretoria de Assistência à