Pesquisar No Site
Profissionais de saúde de Caraguatatuba participam de gincana para fortalecer ações da Atenção Primária
Profissionais de saúde de Caraguatatuba participam de gincana para fortalecer ações da Atenção Primária
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba realiza o projeto “Gincana Rumo às Boas Práticas em Saúde”, com foco na valorização da Atenção Primária e das equipes das Unidades de Saúde da Família (USF) entre os meses de agosto, setembro e outubro.
A ação é realizada pela Diretoria de Assistência à Saúde, em parceria com o Rotary Club de Caraguatatuba Poiares.
O projeto busca promover o engajamento das equipes da Atenção Primária por meio de ações colaborativas e metas mensuráveis, com foco na melhoria de indicadores estratégicos da saúde pública local. A gincana é um meio de estimular o trabalho em equipe, fortalecer a atuação territorial e contribuir para o aprimoramento das práticas assistenciais.
As atividades serão desenvolvidas diretamente nas Unidades de Saúde e envolvem ações educativas, integrativas e de monitoramento de dados. Os resultados serão acompanhados por indicadores municipais, com base nos registros oficiais dos sistemas de informação em saúde (PEC, SISAB, e-SUS, entre outros).
Entre os indicadores avaliados e metas a serem alcançadas estão
- Aumento da cobertura de pré-natal com início até a 12ª semana de gestação;
- Aumento da cobertura vacinal em menores de um ano;
- Redução do absenteísmo (faltas) em consultas e exames agendados;
- Notificações de violência conforme protocolo;
- Cadastro e acompanhamento de pessoas com hipertensão e diabetes;
- Visitas domiciliares realizadas pelas equipes;
- Aumento da cobertura de exames de Papanicolau (25 a 64 anos);
- Realização de grupos educativos em saúde sexual e reprodutiva (14 a 69 anos);
- Acompanhamento da primeira semana de vida de recém-nascidos.
Cada equipe será avaliada mensalmente com base em 10 critérios, pontuados de 1 a 10, totalizando até 300 pontos ao final dos três meses. A equipe com maior pontuação receberá como prêmio um jantar especial oferecido pelo Rotary Club de Caraguatatuba Poiares.
Além do foco técnico, a iniciativa também foca na valorização dos profissionais da saúde e fortalecimento da integração com outros setores da sociedade civil.
Secretaria de Comunicação Social – 8/8/2025
Veja Também Recentes
Caraguatatuba conquista medalhas em competição de karatê em Mogi das Cruzes
A equipe de karatê de Caraguatatuba participou de uma competição realizada em Mogi das Cruzes e voltou para casa com importantes resultados. Entre os destaques da delegação caraguatatubense, Lyedson Soares conquistou o primeiro lugar no kumite, enquanto Marcos Benício garantiu o ouro no kata e ainda ficou com a segunda
Festival Felino promove oficina de teatro Viewpoints na próxima semana em Caraguatatuba
O 9º Felino – Festival de Artes do Litoral Norte promove na próxima segunda e quarta-feira (1º e 3/6), às 18h30, no Auditório Maristela de Oliveira, no Centro de Caraguatatuba, a oficina de teatro “Viewpoints” com a mestre em Artes Cênicas, Renata Lemes. As vagas são limitadas e a inscrição
Estabelecimentos gastronômicos participantes da 8ª edição do Jazz & Vinhos em Caraguatatuba estão definidos
A preparação para um dos festivais mais aguardados da temporada definiu os estabelecimentos que irão compor a área gastronômica do evento. A oitava edição do Jazz & Vinhos, realizada entre 25 e 28 de junho na Praça da Cultura, reúne apresentações musicais e uma seleção de sabores que já se
Fiscalização ambiental realiza 27 ações na segunda quinzena de maio em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou 27 ações de fiscalização ambiental na segunda quinzena de maio. As atividades ocorreram em parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e a Polícia Militar Ambiental, por meio da Operação Delegada e resultaram na emissão de 18 notificações preliminares e quatro autos
Trilha de capacitação profissional e Selo “Made in SP” marcam lançamento do Caraguá A Gosto 2026
A Prefeitura de Caraguatatuba reuniu empresários, chef de cozinha e profissionais do setor gastronômico para o lançamento do selo “Made In SP – Caraguá na Mesa”, realizado no Teatro Mario Covas na última terça-feira (9). O encontro proporcionou capacitação, palestras, atendimento técnico e debates sobre o papel da gastronomia no
