Pesquisar No Site
Profissionais de saúde de Caraguatatuba participam de gincana para fortalecer ações da Atenção Primária
Profissionais de saúde de Caraguatatuba participam de gincana para fortalecer ações da Atenção Primária
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba realiza o projeto “Gincana Rumo às Boas Práticas em Saúde”, com foco na valorização da Atenção Primária e das equipes das Unidades de Saúde da Família (USF) entre os meses de agosto, setembro e outubro.
A ação é realizada pela Diretoria de Assistência à Saúde, em parceria com o Rotary Club de Caraguatatuba Poiares.
O projeto busca promover o engajamento das equipes da Atenção Primária por meio de ações colaborativas e metas mensuráveis, com foco na melhoria de indicadores estratégicos da saúde pública local. A gincana é um meio de estimular o trabalho em equipe, fortalecer a atuação territorial e contribuir para o aprimoramento das práticas assistenciais.
As atividades serão desenvolvidas diretamente nas Unidades de Saúde e envolvem ações educativas, integrativas e de monitoramento de dados. Os resultados serão acompanhados por indicadores municipais, com base nos registros oficiais dos sistemas de informação em saúde (PEC, SISAB, e-SUS, entre outros).
Entre os indicadores avaliados e metas a serem alcançadas estão
- Aumento da cobertura de pré-natal com início até a 12ª semana de gestação;
- Aumento da cobertura vacinal em menores de um ano;
- Redução do absenteísmo (faltas) em consultas e exames agendados;
- Notificações de violência conforme protocolo;
- Cadastro e acompanhamento de pessoas com hipertensão e diabetes;
- Visitas domiciliares realizadas pelas equipes;
- Aumento da cobertura de exames de Papanicolau (25 a 64 anos);
- Realização de grupos educativos em saúde sexual e reprodutiva (14 a 69 anos);
- Acompanhamento da primeira semana de vida de recém-nascidos.
Cada equipe será avaliada mensalmente com base em 10 critérios, pontuados de 1 a 10, totalizando até 300 pontos ao final dos três meses. A equipe com maior pontuação receberá como prêmio um jantar especial oferecido pelo Rotary Club de Caraguatatuba Poiares.
Além do foco técnico, a iniciativa também foca na valorização dos profissionais da saúde e fortalecimento da integração com outros setores da sociedade civil.
Secretaria de Comunicação Social – 8/8/2025
Veja Também Recentes
Pontos MIS: Oficina audiovisual “Curta os Brasis” está com inscrições abertas em Caraguatatuba
O Pontos MIS, programa do Museu da Imagem e do Som, em parceria com Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), promove na próxima terça-feira (16/6), das 14h às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina audiovisual “Curta os Brasis”. As inscrições estão abertas e devem ser efetuadas no link
Corpo de Baile de Caraguatatuba é selecionado para Programa de Qualificação em Dança 2026
O Corpo de Baile de Caraguatatuba celebra mais uma importante conquista em sua trajetória artística: a seleção para o Programa de Qualificação em Dança (PQD) 2026 – iniciativa do CULTSP PRO – Escola de Profissionais da Cultura, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, – voltado ao fortalecimento de
Alistamento militar obrigatório de jovens nascidos em 2008 termina dia 30 de junho
O alistamento militar dos jovens de Caraguatatuba do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) nascidos em 2008 segue até o dia 30 de junho, pelo site https://www.alistamento.eb.mil.br/, após a criação de uma conta gov.br, ou presencialmente na Junta de Serviço Militar,
Fundacc lança primeiros editais da PNAB 2026 em Caraguatatuba
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) lançou na última segunda-feira (25/5), os primeiros editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) – Ciclo II, marcando o início das ações da política cultural federal no município, em 2026. Entre as principais novidades deste ciclo está a
Projeto Fortalece PSE leva ações de saúde para escolas de Caraguatatuba
Estudantes de Caraguatatuba passaram a ocupar um novo papel dentro das escolas: o de agentes ativos na promoção da saúde e da cidadania. O município integra o projeto piloto Fortalece PSE, iniciativa da Coordenação Nacional do Programa Saúde na Escola (PSE), que busca incentivar o protagonismo juvenil em unidades escolares
