Pesquisar No Site

Caraguatatuba inaugura quarto equipamento voltado à população adulta em situação de rua

Destaques
Caraguatatuba inaugura quarto equipamento voltado à população adulta em situação de rua
Caraguatatuba inaugura quarto equipamento voltado à população adulta em situação de rua

A Prefeitura de Caraguatatuba inaugurou nesta terça-feira (4), no bairro Jardim Jaqueira, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). Um espaço que serve como ponto de apoio ou referência para este público.

#PraTodosVerem: Prefeito e autoridades fazem descerramento da placa inaugural (Foto: Divulgação/PMC)

Com esta entrega, o município conta com quatro equipamentos para atendimento da população adulta em situação de rua. O Centro de Acolhida Especial (CAE) e as duas Casas de Passagem para homens e mulheres.

A cerimônia contou com a participação de diversas autoridades, entre elas, do prefeito Aguilar Junior, dos vereadores Dé Construtor, Gil Oliveira, Cristian Bota, China, Antônio Carlos Junior, Baduca Filho e Jair Silva, além de secretários municipais. A Banda da Paz, formada por integrantes da Restitui que realiza abordagens nas ruas, fez uma apresentação musical no evento.

A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Mariana Cestari, ressaltou ser o último equipamento que completa o leque de atendimento às pessoas em situação de rua. “Realizamos um trabalho diário e técnico que visa proporcionar essa política de direitos aos cidadãos. Obrigado ao prefeito Aguilar Junior por enxergar essa população”, explica.

#PraTodosVerem: Espaço com gramado que compõe a casa (Foto: Divulgação/PMC)

Já o vereador Dé Construtor enalteceu o projeto. “Fico feliz em ver essa proposta feita lá atrás se concretizando”.

Representando a Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social, Flávia Oliveira disse ser testemunha de um passo tão importante nessa política de proteção social. “Destaco aqui a ousadia da Prefeitura de Caraguatatuba e do prefeito Aguilar Junior em investir recurso municipal neste espaço. É de se elogiar essa atitude de Caraguatatuba e serve de exemplo para outras cidades”, disse.

Já o prefeito Aguilar Junior destacou a sua felicidade em entregar mais um equipamento com olhar diferenciado para o ser humano. “Era uma vontade desde 2017 e hoje estamos concretizando mais um ponto do nosso plano de governo. “Aqui vamos abrigar seres humanos com um olhar diferenciado e vamos criar oportunidades para eles, seja via Posto de Atendimento ao Trabalhador como via Empreenda Já. Cada dia que passa, tenho mais vontade de entregar benfeitorias para a população. Somos a cidade que teve o maior aumento populacional, de acordo com o censo divulgado. Por isso, nossa responsabilidade aumenta e precisamos criar mais equipamentos, mostrando que Caraguá é a cidade que respeita o próximo”, destacou.

O Centro POP é um espaço de referência para o convívio social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. Promove o acesso a espaços de guarda de pertences, de higiene pessoal, de alimentação e encaminhamentos para documentação, tornando uma referência do usuário.

No local, uma equipe multiprofissional realizará atendimento individual, encaminhamento a serviços como regularização de documentos, acolhimento, recâmbio para o convívio familiar/comunitário, inscrição e atualização do Cadunico, atividades socioeducativas e encaminhamento para a rede de serviços.

O Centro Pop será administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e prevê o atendimento diário de 40 pessoas, sendo jovens, adultos, idosos e famílias, com principal objetivo de reestruturar os vínculos familiares rompidos, incentivar o protagonismo e a participação social do indivíduo para a resignificação das questões relacionadas a sua trajetória de vida e convívio familiar e comunitário, buscando que saiam dessa realidade.

O serviço pode ser acessado de forma espontânea pela pessoa em situação de rua a qualquer momento ou por encaminhamento do Serviço Especializado em Abordagem Social ou por outros serviços da assistência social ou de outra política pública e por órgãos do Sistema Judiciário.

O Centro Pop está localizado na Rua Antonio Valente, 100 – Jardim Jaqueira (próximo a Rodoviária).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Reclamações de problemas financeiros e internet fixa dominam ranking de maio do Procon de Caraguatatuba
Reclamações de problemas financeiros e internet fixa dominam ranking de maio do Procon de Caraguatatuba

O balanço do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 677 procedimentos formalizados dos 1.372 atendimentos realizados entre os dias 1º e 31 de maio. Desse total, 695 dos atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O relatório de atividades de maio foi marcado por problemas com envio de produtos

Leia Mais Notícias PROCON ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 11/06/2025
Audiência apresenta metas fiscais do 1º quadrimestre de 2025 na Câmara de Caraguatatuba na próxima quarta-feira
Audiência apresenta metas fiscais do 1º quadrimestre de 2025 na Câmara de Caraguatatuba na próxima quarta-feira

A Câmara de Caraguatatuba recebe a audiência pública do Relatório de Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do 1º quadrimestre de 2025 na próxima quarta-feira (28/5), às 17h, na sede do Legislativo, no Centro. Técnicos da Secretaria da Fazenda apresentam a execução das receitas previstas e despesas do orçamento municipal

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 23/05/2025
Defesa Civil participa de simulado de acidente em túnel na Tamoios
Defesa Civil participa de simulado de acidente em túnel na Tamoios

Simulado na Tamoios testa resposta a acidentes com gás segunda (26)  Equipe da Defesa Civil de Caraguatatuba participou do 7º Simulado de Acidente com Produtos Perigosos promovido pela Concessionária Tamoios, na segunda-feira (26), 23h, no interior do maior túnel rodoviário do Brasil (Túnel ¾ – Antônio de Queiroz Galvão), na

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 27/05/2025
Secretaria de Serviços Públicos excuta zeladoria nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba
Secretaria de Serviços Públicos executa zeladoria nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba

A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba promove trabalhos de zeladoria ao longo da semana nos bairros do Perequê-Mirim, Pegorelli, Travessão, Barranco Alto, Porto Novo, Balneário dos Golfinhos, Pontal de Santamarina, Casa Branca, Massaguaçu, Jardim do Sol e Praia da Cocanha, além da varrição das areias praias do Aruan, Centro

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 20/05/2025
Caraguatatuba realiza cerca de 500 atendimentos ambientais e atua na prevenção de danos
Caraguatatuba realiza cerca de 500 atendimentos ambientais e atua na prevenção de danos

Caraguatatuba atua na fiscalização de áreas com elevado potencial de degradação ambiental, com o objetivo de prevenir e coibir práticas em desacordo com a legislação vigente. O trabalho é conduzido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, por meio da equipe de Fiscalização Ambiental, que realiza atividades rotineiras de

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 29/05/2025