Pesquisar No Site

Caraguatatuba inaugura quarto equipamento voltado à população adulta em situação de rua

Destaques
Caraguatatuba inaugura quarto equipamento voltado à população adulta em situação de rua
Caraguatatuba inaugura quarto equipamento voltado à população adulta em situação de rua

A Prefeitura de Caraguatatuba inaugurou nesta terça-feira (4), no bairro Jardim Jaqueira, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). Um espaço que serve como ponto de apoio ou referência para este público.

#PraTodosVerem: Prefeito e autoridades fazem descerramento da placa inaugural (Foto: Divulgação/PMC)

Com esta entrega, o município conta com quatro equipamentos para atendimento da população adulta em situação de rua. O Centro de Acolhida Especial (CAE) e as duas Casas de Passagem para homens e mulheres.

A cerimônia contou com a participação de diversas autoridades, entre elas, do prefeito Aguilar Junior, dos vereadores Dé Construtor, Gil Oliveira, Cristian Bota, China, Antônio Carlos Junior, Baduca Filho e Jair Silva, além de secretários municipais. A Banda da Paz, formada por integrantes da Restitui que realiza abordagens nas ruas, fez uma apresentação musical no evento.

A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Mariana Cestari, ressaltou ser o último equipamento que completa o leque de atendimento às pessoas em situação de rua. “Realizamos um trabalho diário e técnico que visa proporcionar essa política de direitos aos cidadãos. Obrigado ao prefeito Aguilar Junior por enxergar essa população”, explica.

#PraTodosVerem: Espaço com gramado que compõe a casa (Foto: Divulgação/PMC)

Já o vereador Dé Construtor enalteceu o projeto. “Fico feliz em ver essa proposta feita lá atrás se concretizando”.

Representando a Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social, Flávia Oliveira disse ser testemunha de um passo tão importante nessa política de proteção social. “Destaco aqui a ousadia da Prefeitura de Caraguatatuba e do prefeito Aguilar Junior em investir recurso municipal neste espaço. É de se elogiar essa atitude de Caraguatatuba e serve de exemplo para outras cidades”, disse.

Já o prefeito Aguilar Junior destacou a sua felicidade em entregar mais um equipamento com olhar diferenciado para o ser humano. “Era uma vontade desde 2017 e hoje estamos concretizando mais um ponto do nosso plano de governo. “Aqui vamos abrigar seres humanos com um olhar diferenciado e vamos criar oportunidades para eles, seja via Posto de Atendimento ao Trabalhador como via Empreenda Já. Cada dia que passa, tenho mais vontade de entregar benfeitorias para a população. Somos a cidade que teve o maior aumento populacional, de acordo com o censo divulgado. Por isso, nossa responsabilidade aumenta e precisamos criar mais equipamentos, mostrando que Caraguá é a cidade que respeita o próximo”, destacou.

O Centro POP é um espaço de referência para o convívio social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. Promove o acesso a espaços de guarda de pertences, de higiene pessoal, de alimentação e encaminhamentos para documentação, tornando uma referência do usuário.

No local, uma equipe multiprofissional realizará atendimento individual, encaminhamento a serviços como regularização de documentos, acolhimento, recâmbio para o convívio familiar/comunitário, inscrição e atualização do Cadunico, atividades socioeducativas e encaminhamento para a rede de serviços.

O Centro Pop será administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e prevê o atendimento diário de 40 pessoas, sendo jovens, adultos, idosos e famílias, com principal objetivo de reestruturar os vínculos familiares rompidos, incentivar o protagonismo e a participação social do indivíduo para a resignificação das questões relacionadas a sua trajetória de vida e convívio familiar e comunitário, buscando que saiam dessa realidade.

O serviço pode ser acessado de forma espontânea pela pessoa em situação de rua a qualquer momento ou por encaminhamento do Serviço Especializado em Abordagem Social ou por outros serviços da assistência social ou de outra política pública e por órgãos do Sistema Judiciário.

O Centro Pop está localizado na Rua Antonio Valente, 100 – Jardim Jaqueira (próximo a Rodoviária).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba inicia semana com 188 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 188 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 188 oportunidades de emprego. Destaque para 30 vagas de eletricista montador, 20 de preparador de estrutura metálica (ajudante de obras) e de sinaleiro, 10 de cuidador de idoso e pessoa com deficiência e sete de soldador. O PAT

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 15/04/2024
WhatsApp Image 2024-03-28 at 12.56.53
Prefeitura de Caraguatatuba inicia na próxima semana reforma da ponte do Verde Mar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, inicia nos próximos dias a reforma da ponte sobre o rio Cocanha, no bairro Verde Mar, Região Norte do município. A estrutura foi danificada por conta das chuvas do ano passado e o problema se agravou em

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 28/03/2024
Fundacc exibe documentário Anhangabaú, premiado no Festival de Gramado 2023
Fundacc exibe documentário Anhangabaú, premiado no Festival de Gramado 2023

Com sessão de cinema gratuita ao ar livre na Praça do Caiçara na próxima terça-feira (23/4), às 19h, o público vai assistir o filme documentário “Anhangabaú”, ganhador da edição do Festival de Gramado em 2023. Quem estará presente é o cineasta e produtor Denis Feijão para um bate-papo ao final. O cineasta é

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 18/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba e Cartório de Registro de Imóveis se unem para melhorar serviços à população
Prefeitura de Caraguatatuba e Cartório de Registro de Imóveis se unem para melhorar serviços à população

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, promoveu uma reunião nesta quarta-feira (3) com o Cartório de Registro de Imóveis visando otimizar os serviços prestados à população. O encontro reuniu especialistas da Secretaria de Urbanismo com o oficial de registro de imóveis, Dr. Diego Selhane Perez, juntamente

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 03/04/2024
Prefeitura realiza reforma de 14 escolas municipais e 10 Unidades Básicas de Saúde
Prefeitura realiza reforma de 14 escolas municipais e 10 Unidades Básicas de Saúde

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, continua com a reforma e manutenção de 14 escolas da rede municipal de ensino e 10 Unidades Básicas de Saúde, cujo investimento gira em torno de R$ 10 milhões. As unidades de ensino receberão uma série de serviços, que

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 10/04/2024