Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba reforça uso dos PEV’s para descarte correto de bitucas de cigarro

Prefeitura de Caraguatatuba reforça uso dos PEV’s para descarte correto de bitucas de cigarro
Prefeitura de Caraguatatuba reforça uso dos PEV’s para descarte correto de bitucas de cigarro

Caraguatatuba tem reforçado a importância do uso dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) para o descarte adequado de bitucas de cigarro em grande quantidade.

#PraTodosVerem: Estrutura do PEV instalado na Secretaria de Meio Ambiente (Foto: Divulgação/PMC)

Através do projeto “Caraguatatuba sem Bitucas”, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, tem expandido o número de coletores e PEV’s espalhados pela cidade, especialmente em locais estratégicos, como praias e pontos turísticos.

A cidade já conta com três PEV’s em funcionamento: no Ecoponto Tinga, Ecoponto Martim de Sá e na Secretaria de Meio Ambiente. Esses locais foram escolhidos para serem exclusivos para o armazenamento de bitucas de cigarro, especialmente em casos de descarte em grande quantidade.

A prefeitura enfatiza a importância de empresas, comércios e até mesmo indivíduos que são fumantes diários a reunirem suas bitucas e descartá-las de uma só vez nos pontos de entrega disponíveis na cidade. Por meio desta ação, os munícipes contribuem com os trabalhos executados pelas empresas Poiato Recicla e Flow Sustentável, que são as responsáveis pelo manejo adequado desse tipo de resíduo.

O principal objetivo do projeto é diminuir a quantidade de bitucas de cigarro jogadas no meio ambiente, proporcionando assim uma destinação correta para estes materiais. O descarte em grande escala auxilia as empresas na coleta das bitucas e sua posterior entrega às usinas de descontaminação.

É válido ressaltar que as bitucas de cigarro são consideradas resíduos tóxicos e não devem ser descartadas de forma inadequada por serem extremamente poluentes. Com o projeto “Caraguatatuba sem Bitucas”, a Prefeitura disponibiliza atualmente 16 coletores, além dos três PEV’s.

Estes coletores ficam em locais estratégicos como o Mirantes da Orla (Por do Som), Entreposto de Pesca do Camaroeiro, Complexo Turístico do Camaroeiro, Parque Trombini, Feira do Artesão e Calçadão. Além desses locais, as praias Martim de Sá, Prainha e Cocanha têm três totens com cinzeiros de praia confeccionados com bambu para que o banhista possa descartar as cinzas e as bitucas.

Os novos dispositivos estão colocados no Paço Municipal (Centro), Praça Cândido Mota (Centro), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro (Jardim Primavera), Pronto Atendimento do Massaguaçu, UPA Sul (Perequê-Mirim), Cemitério Municipal Recanto das Flores (Indaiá), Ambulatório Médico de Especialidades (AME – Indaiá), Delegacia de Polícia (Jardim Primavera), Etec de Caraguatatuba (Indaiá) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP – Indaiá).

É importante mencionar que o projeto é financiado pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente, sendo devidamente aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente. A participação ativa da população é fundamental para o sucesso desse projeto e para a construção de uma cidade mais sustentável.

Endereço dos PEV’s

Ecoponto Tinga: Avenida Rio Grande do Norte, Tinga – rua principal da Feira do Rolo

Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170, Martim de Sá – próximo a Praça do ParCão.

Secretaria de Meio Ambiente: Rua Santos Dumont, 502 – Centro

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Testes práticos, perícia médica e heteroidentificação do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba iniciam nesta semana
Testes práticos, perícia médica e heteroidentificação do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba iniciam nesta semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) dá sequência ao Concurso Público de 2023 da Prefeitura de Caraguatatuba com a realização das etapas das provas práticas, perícia médica (PCD) e entrevista de heteroidentificação (negros e pardos) das funções dos Editais 01 e 03 a partir desta semana. As provas práticas de 12

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 16/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba e Cartório de Registro de Imóveis se unem para melhorar serviços à população
Prefeitura de Caraguatatuba e Cartório de Registro de Imóveis se unem para melhorar serviços à população

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, promoveu uma reunião nesta quarta-feira (3) com o Cartório de Registro de Imóveis visando otimizar os serviços prestados à população. O encontro reuniu especialistas da Secretaria de Urbanismo com o oficial de registro de imóveis, Dr. Diego Selhane Perez, juntamente

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 03/04/2024
Eleição o Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo
Eleição do Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo

Interessados podem participar nesta quinta-feira (18), da eleição dos conselheiros da sociedade civil do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC). A votação será das 10h às 17h, na Secretaria de Turismo, no Centro. O Conselho terá composição paritária entre membros do poder público e da

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 17/04/2024
Acesso ao Morro Santo Antônio estará fechado neste sábado e domingo para Festival de Voo Livre
Acesso ao Morro Santo Antônio estará fechado neste sábado e domingo para Festival de Voo Livre

Caraguá vai receber neste sábado e domingo, dias 27 e 28 de abril, o 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre, a partir das 10h. Em preparação ao evento, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, anunciou o fechamento do acesso ao Morro Santo Antônio para veículos.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/04/2024
Prefeitura e PM Ambiental agem para demolir construção em área de risco no Rio do Ouro
Prefeitura e PM Ambiental agem para demolir construção em área de risco no Rio do Ouro

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou nesta quarta-feira (24), a demolição de mais uma residência construída em área de risco, no bairro Rio do Ouro. A operação contou com o auxílio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e Polícia Militar Ambiental. O local já foi

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 24/04/2024