Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba garante acolhimento de mulheres vítimas de violência

Destaques
Prefeitura de Caraguatatuba garante acolhimento de mulheres vítimas de violência
Prefeitura de Caraguatatuba garante acolhimento de mulheres vítimas de violência

A Prefeitura de Caraguatatuba tem garantido o acolhimento de mulheres vítimas de violência.

Este ano, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania realizou acolhimento provisório e encaminhou para outras unidades em municípios parceiros os casos de mulheres em risco vitimas de violência.

A Casa de Acolhimento Provisório de Caraguatatuba, o primeiro equipamento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, foi criado para garantir os direitos da mulher vítima de violência doméstica.

O espaço serve para acolher mulheres acima de 18 anos de idade em situação de violência doméstica, podendo ser acompanhadas de seus filhos menores de 18 anos de idade, tendo como tempo de permanência até 30 dias.

A proposta do serviço é de acolhimento provisório temporário da mulher e seus filhos, visando o rompimento do ciclo de violência doméstica por elas vivenciadas.

A equipe do local é composta por assistente social, psicóloga, educadora social, administrativo e segurança 24 horas.

Na casa há oferta de serviços com equipe multidisciplinar, avaliação e encaminhamentos para rede de proteção ou para os serviços que garantam a proteção social, apoio para reorganização de vida com promoção da autonomia, segurança e autoestima.

As mulheres podem ser encaminhadas pelas equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) e Plantão do Creas.

APP Caraguá pra Elas

Em mais um projeto de proteção à mulher, a Prefeitura de Caraguatatuba conta com o aplicativo SOS “Caraguá Pra Elas”, que intensifica a proteção imediata às mulheres vítimas de violência doméstica do município.

O aplicativo possui um botão de SOS, para que seja acionado em situações emergenciais. Ele envia a localização da mulher para a Guarda Civil Municipal (GCM), que imediatamente envia a viatura ao local mais próxima.

As mulheres que têm acesso ao aplicativo precisam ter uma Medida Protetiva concedida pelo Poder Judiciário, com esse documento devem procurar o CIAM (Centro Integrado de Atendimento à Mulher), no Indaiá, ou o CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), no Jardim Aruan, para orientação sobre o aplicativo e inicio do cadastro.

Com o cadastro feito o acesso é liberado e já pode baixar o aplicativo Sentry SOS, disponível nas lojas de aplicativos para IOS ou Android.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

PPDC de Caraguatatuba volta ao estado de Observação, mas Defesa Civil prossegue com vistorias em áreas de risco
PPDC de Caraguatatuba volta ao estado de Observação, mas Defesa Civil prossegue com vistorias em áreas de risco

A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu no domingo (24) avisos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para cessa os alertas para risco hidrológico e movimento de massa. Em virtude da notificação, o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) do município volta ao nível de “Observação”.

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 25/03/2024
1
2ª Etapa do Brasileiro de Moto Aquática é neste final de semana em Caraguatatuba

A praia do Cento de Caraguatatuba recebe a partir desta sexta-feira (12), a 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Moto Aquática, chamada de National Cup 2024. Aberto ao público de forma gratuita, o evento segue até domingo (14), próximo à Praça da Cultura, com instalação de arquibancada para que os

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 09/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba dá ordem de serviço para desmobilização da ATT do Barranco Alto
Prefeitura de Caraguatatuba dá ordem de serviço para desmobilização da ATT do Barranco Alto

A Prefeitura de Caraguatatuba inicia nos próximos dias os trabalhos de desmobilização, incluindo avaliação ambiental e destinação correta dos resíduos acumulados na ATT (Área de Transbordo e Triagem), localizada no bairro do Barranco Alto, Região Sul do município. A ação faz parte do cumprimento da sentença exarada da Ação Civil

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 01/04/2024
Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (17), o quadro de vagas de emprego para 181 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 17/04/2024
Caminhada do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo reúne mais de 200 pessoas em Caraguatatuba
Caminhada do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo reúne mais de 200 pessoas em Caraguatatuba

A Caminhada alusiva ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, realizada neste domingo (8), reuniu mais de 200 pessoas na Praça da Cultura, na orla da praia do centro. Com o tema “Valorize as capacidades e respeite os limites”, a caminhada fechou a série de eventos sobre o autismo,

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Secretaria de Esportes e Recreação Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 08/04/2024