Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba garante acolhimento de mulheres vítimas de violência
Prefeitura de Caraguatatuba garante acolhimento de mulheres vítimas de violência
A Prefeitura de Caraguatatuba tem garantido o acolhimento de mulheres vítimas de violência.
Este ano, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania realizou acolhimento provisório e encaminhou para outras unidades em municípios parceiros os casos de mulheres em risco vitimas de violência.
A Casa de Acolhimento Provisório de Caraguatatuba, o primeiro equipamento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, foi criado para garantir os direitos da mulher vítima de violência doméstica.
O espaço serve para acolher mulheres acima de 18 anos de idade em situação de violência doméstica, podendo ser acompanhadas de seus filhos menores de 18 anos de idade, tendo como tempo de permanência até 30 dias.
A proposta do serviço é de acolhimento provisório temporário da mulher e seus filhos, visando o rompimento do ciclo de violência doméstica por elas vivenciadas.
A equipe do local é composta por assistente social, psicóloga, educadora social, administrativo e segurança 24 horas.
Na casa há oferta de serviços com equipe multidisciplinar, avaliação e encaminhamentos para rede de proteção ou para os serviços que garantam a proteção social, apoio para reorganização de vida com promoção da autonomia, segurança e autoestima.
As mulheres podem ser encaminhadas pelas equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) e Plantão do Creas.
APP Caraguá pra Elas
Em mais um projeto de proteção à mulher, a Prefeitura de Caraguatatuba conta com o aplicativo SOS “Caraguá Pra Elas”, que intensifica a proteção imediata às mulheres vítimas de violência doméstica do município.
O aplicativo possui um botão de SOS, para que seja acionado em situações emergenciais. Ele envia a localização da mulher para a Guarda Civil Municipal (GCM), que imediatamente envia a viatura ao local mais próxima.
As mulheres que têm acesso ao aplicativo precisam ter uma Medida Protetiva concedida pelo Poder Judiciário, com esse documento devem procurar o CIAM (Centro Integrado de Atendimento à Mulher), no Indaiá, ou o CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), no Jardim Aruan, para orientação sobre o aplicativo e inicio do cadastro.
Com o cadastro feito o acesso é liberado e já pode baixar o aplicativo Sentry SOS, disponível nas lojas de aplicativos para IOS ou Android.
Veja Também Recentes
Alunos aprendem técnica de desamassamento no curso de Funilaria de Brilho
As duas primeiras turmas do curso de Aperfeiçoamento Profissional de Funilaria de Brilho já estão colocando a mão na massa para aprenderem a famosa técnica do “martelinho de ouro”. A qualificação é oferecida gratuitamente pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Governo. Peças de carroceria são dispostas pelo
Corrida de Aniversário da Cidade 2026: entrega de kits começa neste sábado
Caraguatatuba se prepara para uma das principais atrações da programação de 169 anos de história. A Corrida de Aniversário da Cidade 2026 já é sucesso antes mesmo da largada. As inscrições estão encerradas, com mil atletas confirmados na prova principal de 6,5 km e outros 100 participantes na categoria Kids.
15º Litoral em Dança movimenta cena cultural e reúne cerca de 500 bailarinos em Caraguatatuba
Entre os dias 30 de abril e 3 de maio, Caraguatatuba foi palco da 15ª edição do Litoral em Dança, reunindo talento, emoção e as mais variadas expressões artísticas. A mostra competitiva, realizada no Teatro Mario Covas, recebeu um público de aproximadamente duas mil pessoas e arrecadou mais de 500kg de alimentos não
Governo Municipal lança Plataforma Caraguá Libras no Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais
A Administração Municipal lança, no Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e dentro das comemorações dos 169 anos da cidade, a Plataforma Caraguá Libras. A solenidade de apresentação será nesta sexta-feira (24), às 14h, no salão do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso
Comédia “Embrulha pra Viagem” chega ao palco do Teatro Mario Covas no dia 17
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe no dia 17 de maio (domingo), às 19h30, a comédia “Embrulha pra Viagem”. Os ingressos estão disponíveis em https://tinyurl.com/5n6p366z e na Livraria Reticências (Rua Padre Anchieta, nº 556, no Centro). Criado em 2016, o grupo nasceu a partir da união de quatro criadores com