Pesquisar No Site

Parque Natural do Juqueriquerê: mais de 2,5 mil pessoas visitam unidade em dois meses

Prefeitura inaugura ‘Trilha da Capivara’ no Parque Natural Juqueriquerê nesta sexta-feira
Parque Natural do Juqueriquerê: mais de 2,5 mil pessoas visitam unidade em dois meses

O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, em Caraguatatuba, tem se destacado como um importante atrativo turístico e educacional na região desde sua inauguração, no aniversário da cidade, em 20 de abril.

#PraTodosVerem: Pessoas realizam visita técnica nas dependências do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê com auxílio de guia (Foto: Divulgação/PMC)

Conforme dados da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura, o parque já contabilizou mais de 2.500 visitantes e continua atraindo a atenção não apenas dos moradores locais, mas também de visitantes das cidades vizinhas.

Somente nos primeiros 21 dias do mês de junho, cerca de 1.500 pessoas estiveram no local e participaram das atividades oferecidas lá. O parque tem sido especialmente procurado por escolas, que utilizam o espaço como uma oportunidade para programas educativos, proporcionando aos alunos um contato direto com a natureza.

Além de oferecer trilhas ecológicas e observação da fauna e flora, o parque tem sediado eventos de conscientização ambiental. Recentemente, ocorreram atividades de limpeza do rio Juqueriquerê e instalação de comedouros para aves, que contou com doações de frutas pela empresa Laticínios Litorais Norte.

O lugar ainda foi palco de reuniões importantes lideradas pela Prefeitura, como o encontro do Grupo de Trabalho (GT) ODS, que contou com a participação do Prefeito Aguilar Junior e convidada especial Nina Orlow. Teve ainda o encontro de produtores rurais no curso de Nutrição Biológica do Solo e dicussões sobre o Cadastro Ambiental Rural.

Neste meio tempo, também foram recebidas doação de telas para o deck, por meio da parceria com o 85º Grupo Escoteiro do Mar Caraguatá, garantindo uma estrutura ainda mais segura.

E entre as novidades, o Parque Natural do Juqueriquerê agora conta com o apoio da Guarda Mirim de Caraguatatuba, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, que contribuem para a segurança e preservação do espaço.

O local ainda seguiu recebendo visitantes de cidades vizinhas, como o grupo Costa Norte Aventuras, de São Sebastião, que realizou um “Remadão no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê” e reuniu alguns entusiastas de esportes aquáticos.

Além de alunos da APAE de São Sebastião que foram conhecer as dependências do parque, aproveitar a riqueza da fauna e flora local e desfrutar de um ambiente que valoriza a acessibilidade e promove a inclusão de todos.

A preservação da natureza e a conscientização ambiental são valores fundamentais que permeiam as ações realizadas pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

Visitação

Ao entrar no Parque, o visitante preenche um formulário e, término do passeio, informa o horário de sua saída. O agendamento de grupos como escolas, faculdades e associações deve ser feito exclusivamente pelo e-mail pnm.juqueriquere@caraguatatuba.sp.gov.br.

Mais informações sobre o Parque Natural Municipal do Juqueriquerê estão disponíveis no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/, na área da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura divulga resultado da eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato
Prefeitura divulga resultado da eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato

A Prefeitura de Caraguatatuba publicou nesta sexta-feira (19), resultado da eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC). O pleito foi realizado na quinta-feira (18), na Secretaria de Turismo e contou com 160 votos. O Conselho tem composição paritária entre membros do poder público e

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 19/04/2024
Caraguatatuba domina Copa Caiçara Jiu-Jitsu com 134 medalhas de ouro
Caraguatatuba domina Copa Caiçara Jiu-Jitsu com 134 medalhas de ouro

Caraguatatuba foi palco da 16ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu realizada no último domingo (14), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Mais uma vez, a cidade se destacou ao garantir o primeiro lugar na classificação geral. Ao todos, os competidores de Caraguá acumularam impressionantes 134 medalhas, sendo 59 de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 15/04/2024
Estudantes destaques da OBMEP visitam Instituto Federal de Caraguatatuba
Estudantes destaques da OBMEP visitam Instituto Federal de Caraguatatuba

Estudantes do Ensino Fundamental dos Anos Finais (6º ao 9º ano) das escolas municipais, medalhistas e menções honrosas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), puderam visitar o Instituto Federal de Caraguatatuba nesta semana. Trata-se de uma parceria entre o Instituto e a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 03/04/2024
Representante de Caraguatatuba vence reality de confeitaria “Que Seja Doce”, do canal GNT
Representante de Caraguatatuba vence reality de confeitaria “Que Seja Doce”, do canal GNT

A vitória na competição da 10ª temporada do reality de confeitaria ‘Que seja Doce’, exibido pelo canal GNT, foi para o representante de Caraguatatuba, o  confeiteiro Felipe Barreto Pereira. O programa da segunda e última prova do reality foi ao ar no dia 9 de abril e nele foi escolhido

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 11/04/2024
Programa 'Adote o Verde' recebe novo parceiro para cuidar de área no Massaguaçu
Programa ‘Adote o Verde’ recebe novo parceiro para cuidar de área no Massaguaçu

O programa ‘Adote o Verde’ da Prefeitura de Caraguatatuba ganhou um importante aliado nesta quarta-feira (17). O Rotary Club de Caraguatatuba Poiares assumiu a responsabilidade de cuidar da área ao lado do Ecoponto Massaguaçu, entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três. Além disso, através da parceria

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 18/04/2024