Pesquisar No Site

Dia da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa reforça importância da garantia de direitos e proteção

Dia da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa reforça importância da garantia de direitos e proteção
Dia da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa reforça importância da garantia de direitos e proteção

O Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa é lembrado neste dia 15 de junho, onde o mundo manifesta sua oposição aos abusos e sofrimentos cometidos aos idosos.

#PraTodosVerem: Autoridades em cima do palco durante abertura do evento (Foto: Divulgação/PMC)

Para marcar a data, a Prefeitura de Caraguatatuba realizou na noite desta quarta-feira (14), evento alusivo sobre o tema e reuniu cerca de 300 pessoas no Teatro Mario Covas.

Participaram autoridades, profissionais da área, convidados e usuários dos serviços de atendimento ao idoso. Uma programação especial organizada pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com  Deficiência e do Idoso (Sepedi) e o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDDI).

Um evento baseado na reflexão sobre o aumento dos casos e índices de violência e desrespeito para com a população idosa, principalmente no período da pandemia da Covid-19, de forma a estimular e mobilizar a sociedade para o resgate de uma relação saudável e motivadora para com esse grupo etário.

#PraTodosVerem: Jornalista em cima do palco durante palestra (Foto: Divulgação/PMC)

O presidente do CMDDI, Luís Otavio Paes, destacou ser uma noite que marca a história da cidade sobre o tema, por meio de uma campanha que fortalece o combate à violência da pessoa idosa. “Temos que olhar para pessoa idosa com carinho e como portadora de direitos”, disse.

Para o secretário da Sepedi, Amauri Toledo, o evento é uma oportunidade de levar o assunto para sociedade e mostrar que Caraguatatuba tem um olhar especial para pessoa idosa. “Temos diversos projetos voltados aos idosos e cuidar daqueles que cuidaram de nós é um dever, seja enquanto família ou Poder Público”.

O prefeito Aguilar Junior aproveitou a ocasião para propor um desafio: estender o aplicativo do botão do pânico para atender casos de violência aos idosos com medida protetiva. “Já temos o serviço para mulheres e alunos de unidades escolares e agora, mais essa garantia de segurança. Sempre com objetivo de avançar e combater esse crime. Que a gente possa mostrar para Caraguatatuba, que além de ser uma cidade inclusiva, acolhedora, de povo ordeiro, também é uma cidade que respeita e garante a segurança do idoso”, concluiu.

O evento seguiu com apresentação dos alunos da oficina de violão do CIAPI, ministrada pelo professor Alexandre e pelas alunas da oficina de dança do professor Nestor.

#PraTodosVerem: Idosos em cima do palco durante apresentação da orquestra de viola (Foto: Divulgação/PMC)

O presidente da 65ª Subseção OAB de Caraguatatuba, Marcelo William, apresentou a palestra sobre “Respeito não tem idade: perspectivas atuais da violência contra a pessoa idosa”.

Para finalizar, o jornalista, apresentador e influencer Carlos Abranches fez uma palestra reflexiva com o tema: “Uma vida saudável para sempre – fundamentos da alegria de viver”.

Sobre o atendimento

Os casos são recebidos e encaminhados à equipe de análise de risco, que após visita domiciliar e avaliação acionam os demais equipamentos da rede para as intervenções necessárias de acordo com cada política.

Quando não há mais possibilidade de manutenção do idoso na família, pois envolve risco, ou que o idoso não tenha família, são encaminhados para as Instituições de Longa Permanência para Idosos. Caraguatatuba possui 89 vagas distribuídas em três instituições. Em breve, será inaugurado novo equipamento de Longa Permanência que fará o acolhimento de 46 idosos.

A Sepedi tem a responsabilidade de articular e sensibilizar os demais equipamentos para o atendimento com idosos e a necessidade de estar sempre atentos quanto aos direitos da pessoa idosa e o combate à violência.

Para denunciar casos de violência contra idoso é possível fazer pelo Disque 100 (gratuito e anônimo) ou procurar a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, localizada na Avenida Jorge Burihan, 10 – Jardim Jaqueira. Telefone:  (12) 3886-3059.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Inscrições para Vestibulinho 2º Semestre da ETEC de Caraguatatuba continuam até 9 de maio
Inscrições para Vestibulinho 2º Semestre da ETEC de Caraguatatuba continuam até 9 de maio

Continuam abertas as inscrições para o Vestibulinho de 2º Semestre 2024 da ETEC de Caraguatatuba. Os interessados podem se inscrever até às 15h do dia 9 de maio pelo site https://www.vestibulinhoetec.com.br/unidades-cursos/escola.asp?c=230 Entre os cursos oferecidos estão Administração (EaD – On-line), Comércio (EaD – On-line), Desenvolvimento de Sistemas (EaD – On-line),

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 18/04/2024
Público lota Teatro Mario Covas no Concerto de Gala da Banda Carlos Gomes
Público lota Teatro Mario Covas no Concerto de Gala da Banda Carlos Gomes

Com grande público que lotou o Teatro Mario Covas, o Concerto de Gala da Banda Municipal “Carlos Gomes” comemorou seus 60 anos em um espetáculo musical na noite do último dia 19, marcando as festividades dos 167 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba. Na mesma noite foi aberta a exposição

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, trouxe uma novidade para os aliados da atividade física e do bem-estar. O projeto Nova Onda, que já oferece diversas opções esportivas, agora inclui a modalidade “Alongamento”. As aulas de alongamento são realizadas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/04/2024
Caraguatatuba recebe 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre
Caraguatatuba recebe 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre

Caraguatatuba se prepara para receber o 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre, agendado para os próximos sábado e domingo, dias 27 e 28 de abril, a partir das 10h. O evento integra as celebrações de aniversário de 167 anos do município e espera a presença de cerca de 200

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/04/2024
Caraguatatuba recebe 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024
Caraguatatuba recebe 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024

A 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 chega a Caraguatatuba no dia 14 de abril, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 8h. As inscrições ainda estão abertas e devem ser concluídas até o dia 9. Este ano são esperadas 1.300 pessoas, entre público presente e

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/04/2024