Pesquisar No Site

Audiência do Projeto Etapa 4 do pré-sal tem cerca 10 horas de duração em Caraguatatuba

Audiência do Projeto Etapa 4 do pré-sal tem cerca 10 horas de duração em Caraguatatuba
Audiência do Projeto Etapa 4 do pré-sal tem cerca 10 horas de duração em Caraguatatuba

A audiência pública de apresentação do Projeto Etapa 4 da atividade de produção e escoamento de petróleo e gás natural do pré-sal da Bacia de Santos foi realizada na última terça-feira (30/5), no Clube Ilha Morena, no Morro do Algodão, em Caraguatatuba.

A reunião, que durou 9h54min, integra o processo de licenciamento ambiental do empreendimento pela Petrobras no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

#PraTodosVerem: Público a audiência pública de Caraguatatuba do Projeto Etapa 4 da atividade de produção e escoamento de petróleo e gás natural do pré-sal da Bacia de Santos na última terça-feira (30/5), no Clube Ilha Morena, no Morro do Algodão (Foto: Divulgação/PMC)

Os trabalhos da audiência pública foram presididos pelo coordenador geral de Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Marinhos e Costeiros do Ibama, Itagyba Alvarenga Neto; acompanhado pela coordenadora de Licenciamento Ambiental de Produção de Petróleo e Gás Offshore do Ibama, Patrícia Maggi (secretária executiva da audiência); pelo gerente Setorial de Licenciamento de Conformidade de Exploração e Produção da Petrobras para a Bacia de Santos, Fernando Gonçalves Almeida; pela analista ambiental da Petrobras, Larissa Akemia Rosa de Freitas; e pelos coordenadores do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) da Ambipar Response Fauna e Flora, Alessandro Trazzi  (geral) e Lorena Galeti (técnico).

O encontro reuniu representantes das prefeituras do Litoral Norte, lideranças comunitárias, pescadores, lideranças de comunidades tradicionais, indígenas, entidades da sociedade civil organizada e sindicalistas dos municípios abrangidos pelo empreendimento da Petrobras.

#PraTodosVerem: O coordenador geral de Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Marinhos e Costeiros do Ibama, Itagyba Alvarenga Neto, respondendo um questionamento na audiência pública de Caraguatatuba do Projeto Etapa 4 da atividade de produção e escoamento de petróleo e gás natural do pré-sal da Bacia de Santos na última terça-feira (30/5), no Clube Ilha Morena, no Morro do Algodão (Foto: Divulgação/PMC)

A maioria dos questionamentos do público abordou temas relacionados aos impactos sociais, ambientais e às compensações financeiras dos municípios afetados pela produção e escoamento de petróleo e gás natural do pré-sal da Bacia de Santos.

Ilhabela recebe o debate nesta quinta-feira (1/6), às 14h, no auditório da Prefeitura Municipal, no Perequê. Conforme definição do Ibama, os eventos já foram realizados nas cidades de Angra dos Reis, Niterói e Maricá, no estado do Rio de Janeiro; e Santos e Caraguatatuba, no estado de São Paulo, nos meses de abril e maio.

A Petrobras disponibiliza aos interessados em participar dos eventos (mediante inscrição prévia) linhas de transporte gratuito nas cidades onde acontecem as audiências públicas. A reunião é transmitida ao vivo pelo link https://www.youtube.com/@audienciaspublicaspetrobras.

Para o Projeto Etapa 4, está prevista a instalação e a operação de 13 unidades de produção, localizadas em distância mínima de 171 km da costa do litoral dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, em águas com profundidade acima de 1.745 metros. Essas unidades serão responsáveis por produzir petróleo e gás em 13 projetos de Desenvolvimento da Produção (DPs).

#PraTodosVerem: Figura com os 13 Projetos de Desenvolvimento da Produção do Etapa 4 (Foto: Divulgação/Comunicação Bacia de Santos)

A implantação do Projeto Etapa 4 contribuirá para o aumento da produção de 133 mil m³/dia de petróleo e cerca de 14,5 milhões m³/dia de gás natural. A entrada em operação da primeira plataforma está prevista para 2025.

O petróleo e o gás natural serão extraídos dos poços no fundo do mar, conectados à plataforma, onde ocorrerá a separação e o tratamento do óleo e do gás natural. O óleo já tratado será encaminhado para terminais petrolíferos ou direcionado à exportação e o gás natural utilizado como combustível na própria unidade, sendo o excedente reinjetado de volta nos poços ou encaminhado ao continente por meio de gasodutos.

Audiência pública do Projeto Etapa 4 do pré-sal da Bacia de Santos

 

Ilhabela

Data: 1 de junho (quinta-feira)

Horário: às 14h

Local: Auditório da Prefeitura de Ilhabela (Rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 86 – Perequê – Ilhabela/SP)

Cidades abrangidas: Ilhabela e São Sebastião

Itinerário e inscrição do transporte fornecido ao público: https://comunicabaciadesantos.petrobras.com.br/empreendimento/etapa-4.html

Transmissão: https://www.youtube.com/@audienciaspublicaspetrobras

Mais informações: 0800 728 9001 ou WhatsApp: +55 21 96940-2116

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba reforça participação dos munícipes com a Coleta Seletiva
Prefeitura de Caraguatatuba reforça participação dos munícipes com a Coleta Seletiva

A Prefeitura de Caraguatatuba está intensificando o apelo à população para que o descarte de materiais para a Coleta Seletiva seja feito nos dias e horários corretos, a fim de garantir a eficiência do serviço. A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca disponibiliza o cronograma completo da coleta pelo

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 02/04/2024
Mais de 600 pessoas são acolhidas na Casa de Acolhimento Temporário Popular de Caraguatatuba
Mais de 600 pessoas são acolhidas na Casa de Acolhimento Temporário Popular de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, recebeu e acolheu 651 homens entre janeiro e abril deste ano na Casa de Acolhimento Temporário Popular (CATEP/SOSANED). Além disso, nove homens em situação de rua conseguiram emprego nos três primeiros meses de 2024, graças ao equipamento de acolhimento

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 19/04/2024
Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento para empresas que queiram patrocinar o 3º Geek Games

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, está com chamamento aberto para empresas que queiram patrocinar o 3º Geek Games, que será realizado de 02 a 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. As propostas devem ser protocoladas até o dia 19 de abril, na

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 15/04/2024
Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho
Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho

Jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) de Caraguatatuba nascidos em 2006 têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento militar.  Adolescentes que completam 18 anos em 2024 devem se alistar nas Forças Armadas (Marinha, Exército

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 10/04/2024
Prazo para emissão e regularização de título eleitoral encerra dia 8 de maio
Prazo para emissão e regularização de título eleitoral encerra dia 8 de maio

O prazo para tirar o título eleitoral pela primeira vez, transferir o domicílio eleitoral e regularizar a situação para votar nas eleições municipais do dia 6 de outubro termina no dia 8 de maio, no Cartório Eleitoral de Caraguatatuba, no Sumaré, ou por meio do autoatendimento eleitoral para quem já

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 11/04/2024