Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba define programação da Semana do Meio Ambiente

Prefeitura de Caraguatatuba define programação da Semana do Meio Ambiente
Prefeitura de Caraguatatuba define programação da Semana do Meio Ambiente

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), divulga a programação da Semana do Meio Ambiente, com a realização de palestras, passeios e oficinas entre os dias 5 e 7 de junho, no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê (PNMJ) e Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

As atividades começam na próxima segunda-feira (5/6), às 10h e às 14h, com uma oficina de observação de aves, no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, no Porto Novo. Às 18h, haverá a palestra “Observando Aves no Litoral Norte”, ministrada pelo gestor do Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar (PESM), Miguel Nema Neto.

#PraTodosVerem: Voluntários da Unidade de Conservação recebem informações sobre o tipo de vegetação nativa encontrada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê (PNMJ), no Porto Novo (Foto: Divulgação/PMC)

A exposição de fotos “Vida é o que nos Move” da Sabesp também inicia na próxima segunda-feira e permanece até o final de junho, no centro de exposições do Parque. Além da exposição, a companhia promove mais uma edição do projeto Educa Sabesp com os alunos da rede municipal de ensino.

A programação continua na terça-feira (6/6), a partir das 9h, com uma de ginástica terapêutica no Parque do Juqueriquerê.  Às 10h, a técnica agropecuária da SMAAP, Claudia Viana, promove a oficina “Quintais Produtivos”. Às 14h, a técnica agropecuária ministra a oficina “Horta com Garrafa Pet”.

O Auditório Maristela de Oliveira da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), no Centro, às 18h30, recebe a palestra “Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do Litoral Norte – Importância para o Presente e Futuro dos Municípios”, com o diretor da SMAAP, Ronaldo Cheberle.

Na quarta-feira (7/6), às 10h, no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, membros do Grupo de Trabalho dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização da Organização das Nações Unidas (ONU) apresentam o tema “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Aplicabilidade na Gestão Municipal”. Às 14h, os técnicos da SMAAP, Meire Paiva e Henrique Nicola, farão uma explanação sobre o “Projeto de Intervenção Urbanística (PIU) na orla de Caraguatatuba”.

As vagas das palestras são limitadas em 40 pessoas e por ordem de chegada. Nas oficinas são ofertadas 15 vagas por ordem de chegada.

Celebrado no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente surgiu a partir da Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Ambiente Humano, realizada entre os dias 5 a 16 de junho de 1972, na cidade de Estocolmo, na Suécia. A reunião da ONU foi a primeira a tratar de questões relacionadas à degradação do meio ambiente.

Instituições de ensino e demais grupos interessados em participar da Semana do Meio Ambiente devem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente Agricultura e Pesca (SMAAP) pelo telefone (12) 3897-2530 ou e-mail pnm.juqueriquere@caraguatatuba.sp.gov.br. A sede fica na Rua Santos Dumont, 502, no Centro. O atendimento ao público vai das 9h às 16h30.

O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê está localizado na Avenida José Herculano (Rodovia SP-55/ Caraguá – São Sebastião), 5.030, no bairro do Porto Novo (em frente à Colônia de Férias Min. João Cleófas). O Parque do Juqueriquerê funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 16h; e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 16h30. A Unidade de Conservação permanece fechada para visitação pública nas segundas-feiras para serviços de manutenção.

Programação da Semana do Meio Ambiente – Parque Natural Municipal do Jiqueriquerê

 

Segunda-feira: 5/6

 

Terça-feira: 6/6

 

Quarta-feira: 7/6

9h – Exposição de fotos da Sabesp “Vida é o que nos Move”

9h – Aula de Ginástica Terapêutica

10h – Oficina de Observação de Aves

10h – Oficina Quintais Produtivos

10h – Apresentação: “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Gestão Municipal “

14h – Oficina de Observação de Aves e Visita Guiada da Câmara Jovem

15h – Oficina de Horta com Garrafa Pet

14h – Apresentação: “Projeto de Intervenção Urbanística (PIU) na orla de Caraguatatuba”

18h – Palestra: “Observando Aves no Litoral Norte”, com o gestor do PESM, Miguel Nema Neto

Auditório da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc)

18h30 – Palestra: “Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do Litoral Norte – Importância para o Presente e Futuro dos Municípios”, com o diretor de Meio Ambiente, Ronaldo Cheberle

       
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba forma jovens da 5ª turma do projeto Guarda Mirim
Prefeitura de Caraguatatuba forma jovens da 5ª turma do projeto Guarda Mirim

A Prefeitura de Caraguatatuba formou no sábado (23/3) a 5ª turma da Guarda Mirim, um projeto que contribui para formação profissional e cidadã de adolescentes. A cerimônia foi realizada no Teatro Mario Covas com a participação de 49 alunos. O curso de formação foi realizado com turmas nos períodos da

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 25/03/2024
Estudantes destaques da OBMEP visitam Instituto Federal de Caraguatatuba
Estudantes destaques da OBMEP visitam Instituto Federal de Caraguatatuba

Estudantes do Ensino Fundamental dos Anos Finais (6º ao 9º ano) das escolas municipais, medalhistas e menções honrosas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), puderam visitar o Instituto Federal de Caraguatatuba nesta semana. Trata-se de uma parceria entre o Instituto e a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 03/04/2024
Caraguatatuba recebe amanhã 1ª Etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa
Caraguatatuba recebe amanhã 1ª Etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, realiza neste sábado (23/3), a partir das 8h, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG), a 1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa. O campeonato contará com a presença de pelo menos 160 atletas que vão

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 22/03/2024
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol tem jogos válidos pelas quartas de final neste domingo
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol tem jogos válidos pelas quartas de final neste domingo

Quatro jogos serão disputados pelas quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo neste domingo (24/3). No campo do Morro do Algodão, a partir das 11h tem a disputa entre EC Primavera e EC beira Mar, valendo uma vaga nas semifinais. Logo depois, às 13h, Pegorelli

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 22/03/2024
Caraguatatuba está com 254 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 254 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (03/04) o quadro de vagas de emprego para 254 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 03/04/2024