Pesquisar No Site
Prefeitura amplia projeto ‘Caraguatatuba sem Bitucas’ com instalação de mais 10 coletores

Prefeitura amplia projeto ‘Caraguatatuba sem Bitucas’ com instalação de mais 10 coletores
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), instala mais 10 coletores de bitucas na próxima sexta-feira (26/5), em 10 prédios públicos espalhados pelo município. Com a instalação dos equipamentos, o número de coletores do projeto Caraguatatuba sem Bitucas subirá para 16.

#PraTodosVerem: Coletor de bituca verde (Foto: Divulgação/PMC)
Os novos dispositivos serão colocados no Paço Municipal (Centro), Praça Cândido Mota (Centro), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro (Jardim Primavera), Pronto Atendimento do Massaguaçu, UPA Sul (Perequê-Mirim), Cemitério Municipal Recanto das Flores (Indaiá), Ambulatório Médico de Especialidades (AME – Indaiá), Delegacia de Polícia (Jardim Primavera), Etec de Caraguatatuba (Indaiá) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP – Indaiá).
Também há bituqueiras instaladas no Mirantes da Orla (Por do Som), Entreposto de Pesca do Camaroeiro, Complexo Turístico do Camaroeiro, Parque Trombini, Feira do Artesão e Calçadão. Além desses locais, as praias Martim de Sá, Prainha e Cocanha têm três totens com cinzeiros de praia confeccionados com bambu para que o banhista possa descartar as cinzas e as bitucas.
A iniciativa inclui ainda a implantação de três pontos de entrega voluntária (PEVs) de bitucas de cigarros, na Secretaria de Meio Ambiente e nos Ecopontos da Martim de Sá e do Tinga, além da realização de duas atividades educativas sobre o Caraguatatuba sem Bitucas.

#PraTodosVerem: Estrutura de madeira, com suporte para colocar os cinzeiros feitos de bambu, instalada na areia (Foto: Divulgação/PMC)
O projeto é realizado desde 2021 em parceria com as empresas Poiato Recicla e Flow Sustentável, que coletam os resíduos mensalmente. O material recolhido é enviado para uma usina de reciclagem de bitucas, para ser descontaminado e transformado em massa celulósica (papel).
Entidades sociais interessadas em desenvolver produtos artesanais a partir da massa celulósica podem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente Agricultura e Pesca (SMAAP) pelo telefone (12) 3897-2530 ou e-mail educacaoambiental@caraguatatuba.sp.gov.br. A sede fica na Rua Santos Dumont, 502, no Centro. O atendimento ao público vai das 9h às 16h30.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba seleciona cinco vídeos para 1ª mostra no Salão São Paulo de Turismo
Os cinco vídeos que irão representar Caraguatatuba na 1ª Mostra de Filmes Turísticos, parte do 21º Salão São Paulo de Turismo foram selecionados. O evento foi adiado e uma nova data será divulgada em breve pelos organizadores. Confira os selecionados 1º Lugar – Vitória Bortoluzzi 2⁰ Lugar – Tiago Job

“Mostra Livre de Cinema 2025” traz sessões gratuitas em vários locais da cidade
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) em parceria com o programa Pontos MIS do Museu da Imagem e do Som, realiza a “Mostra Livre de Cinema 2025″ com entrada gratuita. A Mostra é um festival internacional realizado em diversas cidades do estado de São Paulo e ao longo

Governo Municipal fecha “Casa de Repouso” irregular em Caraguatatuba
Uma “Casa de Repouso”, que funcionava sem alvará, na Praia da Palmeiras, e abrigava dez pessoas idosas e duas pessoas com deficiência (PcD), foi fechada após denúncia ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDI) e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência d do Idoso (Sepedi).

Caraguá a Gosto celebra 20ª edição com 52 estabelecimentos participantes
Com os 52 estabelecimentos já definidos, a 20ª edição do Caraguá a Gosto começa a ganhar forma. O evento traz o tema “Origens”, em resgate ao vínculo entre a culinária, a identidade local e as experiências afetivas em torno da comida. As receitas participantes foram selecionadas por um comitê técnico

Projeto Bendita Fruta promove arraiá julino com diversas atrações neste sábado
O projeto “Bendita Fruta – A Leitura como Semente” promove neste sábado (12/7), das 9h às 12h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, o arraiá julino “Festa Caiçara na Roça”, com cultura, leitura e conscientização ambiental em atrações diversas. A entrada é gratuita e a sugestão é que os participantes