Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba inicia treinamento dos voluntários do Parque do Juqueriquerê

Prefeitura de Caraguatatuba inicia treinamento dos voluntários do Parque do Juqueriquerê
Prefeitura de Caraguatatuba inicia treinamento dos voluntários do Parque do Juqueriquerê

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) da Prefeitura de Caraguatatuba começou o treinamento do grupo de 30 voluntários selecionados para atuar no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê (PNMJ), no Porto Novo.

Quinze voluntários das áreas de visitação, educação ambiental e comunicação participaram da integração do Programa de Voluntariado no PNMJ – Ciclo 1 na última quinta-feira (27/4), na Unidade de Conservação. A outra metade dos selecionados fará o treinamento neste sábado (29/4), no mesmo local.

#PraTodosVerem: Voluntários observam uma das placas informativas do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê (PNMJ), no Porto Novo (Foto: Divulgação/PMC)

Ao grupo foi apresentado ao Plano de Manejo do parque, que tem por objetivo ordenar o território e orientar as ações de gestão para o cumprimento das metas de criação da Unidade de Conservação.

Os voluntários também conheceram o deck do Rio Juqueriquerê, alojamento, centro de pesquisas, orquidário, centro de educação ambiental, observatório de aves e a guarita, construídos em 5.298,17 m² dos 35 mil m² da Unidade de Conservação.

Outro tema abordado estava relacionado às questões funcionais, como vestimentas adequadas, cortesia, atenção com os usuários, respeito, regulamento, segurança, pontualidade e coleguismo.

O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê está localizado na Avenida José Herculano, 5.030, no bairro do Porto Novo. O Parque do Juqueriquerê funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 16h. Nas segundas-feiras o espaço é fechado ao público.

Ao entrar no espaço, o visitante preenche um formulário e informa o horário de saída, ao término do passeio. A partir do dia 6 de maio, a Unidade de Conservação abrirá aos finais de semana e feriados, das 9h30 às 16h30.

#PraTodosVerem: Voluntários recebem informações sobre o tipo de vegetação nativa encontrada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê (PNMJ), no Porto Novo (Foto: Divulgação/PMC)

As visitas de grandes grupos como escolas, faculdades e associações podem ser agendadas na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) pelo telefone (12) 3897-2530 ou e-mail meioambiente@caraguatatuba.sp.gov.br. A sede fica na Rua Santos Dumont, 502, no Centro.  O atendimento ao público vai das 9h às 16h30.

Programa de Voluntariado

O Programa de Voluntariado no PNMJ – Ciclo 1 será desenvolvido nos meses de maio, junho, julho, agosto e setembro, com até 20 vagas disponíveis para as áreas de visitação, educação ambiental e comunicação.

Pessoas maiores de 18 anos podem se inscrever a no link do formulário, disponível no edital de abertura.  São ofertadas de duas a oito vagas de monitor de visitação, de cinco a 10 vagas de monitor ambiental e até duas vagas de assessor de comunicação.  A carga horária mínima de prestação de serviço voluntário necessária para emissão do certificado de participação é de 60 horas.

No momento do preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deve selecionar os horários disponíveis para prestação do serviço voluntário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, ou sábado e domingo, das 9h às 17h. Os interessados têm até às 10h do dia 31 de agosto para se inscrever na seleção.

O contato com o voluntário selecionado será feito por e-mail ou telefone. Os selecionados terão 48 horas para confirmar participação através do envio dos seguintes documentos: RG/CPF, comprovante de residência, diploma ou certificado de conclusão de curso, bem como a declaração de curso em andamento (se houver).

O Programa de Voluntariado no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê – Ciclo 1 visa promover a cooperação entre governo e sociedade civil na busca de soluções coletivas de proteção e conservação dos recursos naturais, além de tornar os voluntários potenciais multiplicadores da conservação e proteção do meio ambiente.  O edital completo do Programa de Voluntariado no PNMJ – Ciclo 1 está disponível no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/, na área destinada à Secretaria de Meio Ambiente Agricultura e Pesca (SMAAP).

O serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista previdenciária ou afim, conforme a Lei Federal nº 9.608/1998.

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca fica na Rua Santos Dumont, 502, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-2530 ou pnm.juqueriquere@caraguatatuba.sp.gov.br. O atendimento ao público vai das 9h às 16h30. 

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba registra ato de vandalismo em caçambas de lixo
Prefeitura de Caraguatatuba registra ato de vandalismo em caçambas de lixo

A Prefeitura de Caraguatatuba registrou ato de vandalismo em duas caçambas utilizadas para descarte de lixos que estavam instaladas na Rua da Torre, no bairro do Travessão. Além de atear fogo, os suspeitos ainda derrubaram o lixo. A administração já havia colocado os equipamentos no local justamente para impedir o

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 15/04/2024
Prefeitura recebe novos equipamentos de musculação para academia do CIAPI
Prefeitura recebe novos equipamentos de musculação para academia do CIAPI

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, adquiriu 15 novos equipamentos de musculação para uso na academia do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI). A aquisição foi feita com recursos do Fundo Municipal do

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 09/04/2024
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com o trabalho de implantação e  revitalização da sinalização vertical e de solo em toda a cidade. A responsável pela ação é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob). Na terça-feira (9), diversos pontos da região central receberam sinalização de solo reforçada.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 10/04/2024
PPDC de Caraguatatuba volta ao estado de Observação, mas Defesa Civil prossegue com vistorias em áreas de risco
PPDC de Caraguatatuba volta ao estado de Observação, mas Defesa Civil prossegue com vistorias em áreas de risco

A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu no domingo (24) avisos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para cessa os alertas para risco hidrológico e movimento de massa. Em virtude da notificação, o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) do município volta ao nível de “Observação”.

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 25/03/2024
UNITAU prorroga prazo de inscrição para concurso em Caraguá até 2 de abril
UNITAU prorroga prazo de inscrição para concurso em Caraguá até 2 de abril

A Universidade de Taubaté (UNITAU) prorrogou o prazo de inscrição do concurso público para contratação de professores para o campus Caraguatatuba, em caráter efetivo, até o dia 2 de abril. O edital de retificação foi publicado nesta quarta-feira (27/3).   Com o novo prazo, a solicitação para inscrição em mais de uma

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 28/03/2024