Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba inicia treinamento dos voluntários do Parque do Juqueriquerê

Prefeitura de Caraguatatuba inicia treinamento dos voluntários do Parque do Juqueriquerê
Prefeitura de Caraguatatuba inicia treinamento dos voluntários do Parque do Juqueriquerê

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) da Prefeitura de Caraguatatuba começou o treinamento do grupo de 30 voluntários selecionados para atuar no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê (PNMJ), no Porto Novo.

Quinze voluntários das áreas de visitação, educação ambiental e comunicação participaram da integração do Programa de Voluntariado no PNMJ – Ciclo 1 na última quinta-feira (27/4), na Unidade de Conservação. A outra metade dos selecionados fará o treinamento neste sábado (29/4), no mesmo local.

#PraTodosVerem: Voluntários observam uma das placas informativas do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê (PNMJ), no Porto Novo (Foto: Divulgação/PMC)

Ao grupo foi apresentado ao Plano de Manejo do parque, que tem por objetivo ordenar o território e orientar as ações de gestão para o cumprimento das metas de criação da Unidade de Conservação.

Os voluntários também conheceram o deck do Rio Juqueriquerê, alojamento, centro de pesquisas, orquidário, centro de educação ambiental, observatório de aves e a guarita, construídos em 5.298,17 m² dos 35 mil m² da Unidade de Conservação.

Outro tema abordado estava relacionado às questões funcionais, como vestimentas adequadas, cortesia, atenção com os usuários, respeito, regulamento, segurança, pontualidade e coleguismo.

O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê está localizado na Avenida José Herculano, 5.030, no bairro do Porto Novo. O Parque do Juqueriquerê funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 16h. Nas segundas-feiras o espaço é fechado ao público.

Ao entrar no espaço, o visitante preenche um formulário e informa o horário de saída, ao término do passeio. A partir do dia 6 de maio, a Unidade de Conservação abrirá aos finais de semana e feriados, das 9h30 às 16h30.

#PraTodosVerem: Voluntários recebem informações sobre o tipo de vegetação nativa encontrada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê (PNMJ), no Porto Novo (Foto: Divulgação/PMC)

As visitas de grandes grupos como escolas, faculdades e associações podem ser agendadas na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) pelo telefone (12) 3897-2530 ou e-mail meioambiente@caraguatatuba.sp.gov.br. A sede fica na Rua Santos Dumont, 502, no Centro.  O atendimento ao público vai das 9h às 16h30.

Programa de Voluntariado

O Programa de Voluntariado no PNMJ – Ciclo 1 será desenvolvido nos meses de maio, junho, julho, agosto e setembro, com até 20 vagas disponíveis para as áreas de visitação, educação ambiental e comunicação.

Pessoas maiores de 18 anos podem se inscrever a no link do formulário, disponível no edital de abertura.  São ofertadas de duas a oito vagas de monitor de visitação, de cinco a 10 vagas de monitor ambiental e até duas vagas de assessor de comunicação.  A carga horária mínima de prestação de serviço voluntário necessária para emissão do certificado de participação é de 60 horas.

No momento do preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deve selecionar os horários disponíveis para prestação do serviço voluntário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, ou sábado e domingo, das 9h às 17h. Os interessados têm até às 10h do dia 31 de agosto para se inscrever na seleção.

O contato com o voluntário selecionado será feito por e-mail ou telefone. Os selecionados terão 48 horas para confirmar participação através do envio dos seguintes documentos: RG/CPF, comprovante de residência, diploma ou certificado de conclusão de curso, bem como a declaração de curso em andamento (se houver).

O Programa de Voluntariado no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê – Ciclo 1 visa promover a cooperação entre governo e sociedade civil na busca de soluções coletivas de proteção e conservação dos recursos naturais, além de tornar os voluntários potenciais multiplicadores da conservação e proteção do meio ambiente.  O edital completo do Programa de Voluntariado no PNMJ – Ciclo 1 está disponível no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/, na área destinada à Secretaria de Meio Ambiente Agricultura e Pesca (SMAAP).

O serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista previdenciária ou afim, conforme a Lei Federal nº 9.608/1998.

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca fica na Rua Santos Dumont, 502, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-2530 ou pnm.juqueriquere@caraguatatuba.sp.gov.br. O atendimento ao público vai das 9h às 16h30. 

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Copa Montanha Fight (2)
Caraguatatuba conquista 100% de aproveitamento na 16ª Copa Montanha Fight

Caraguatatuba teve aproveitamento de 100% na 16ª Copa Montanha Fight, realizada no último sábado (28), em Pindamonhangaba. Representado por atletas do Projeto Social Chang Thai, do bairro Jetuba, o município encerrou a participação com seis vitórias em seis lutas. Considerada um dos principais eventos de artes marciais do Vale do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 30/06/2026
Julho em Caraguá traz festivais gastronômicos, corrida e festa tradicional
Julho em Caraguá traz festivais gastronômicos, corrida e festa tradicional

A programação de julho em Caraguatatuba reúne eventos gastronômicos, esportivos e religiosos que movimentam diferentes regiões da cidade ao longo do mês. A agenda inclui festivais, corrida de rua e a tradicional Festa da Paróquia Santa Terezinha, com atrações voltadas a moradores e visitantes. A programação já começou com a

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 07/07/2026
“Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis” reúne público e entidades em programação julina em Caraguatatuba
“Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis” reúne público e entidades em programação julina em Caraguatatuba

Música boa, brincadeiras, apresentações de dança e quadrilha animada marcaram o “Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis”, realizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e entidades socioassistenciais, na última sexta-feira (3). A festa, realizada na quadra do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 06/07/2026
Água Viva Coral_Caraguá Canta e Encanta
Água Viva Coral celebra 32 anos de história e reúne grupos da região no “Encontro Caraguá Canta & Encanta”

O Água Viva Coral completou 32 anos de história no mês de junho e, para celebrar, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) promove no dia 1º de agosto (sábado), a partir das 18h30, no Teatro Mario Covas, o “Encontro Caraguá Canta & Encanta”. A entrada é gratuita. O

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 30/06/2026
Prefeitura de Caraguatatuba realiza projeto Colônia de Férias Inverno para crianças e adolescentes do Residencial Getuba
Prefeitura de Caraguatatuba realiza projeto Colônia de Férias Inverno para crianças e adolescentes do Residencial Getuba

Crianças e adolescentes do Condomínio Residencial Getuba “Sylvio Luiz dos Santos”, no bairro Jetuba, em Caraguatatuba, participaram na quarta-feira (23) de uma visita ao Complexo Turístico do Camaroeiro, onde desenvolveram várias atividades recreativas e dinâmicas em grupo. A iniciativa faz parte do projeto “Colônia de Férias”, desenvolvido, desde o ano

Leia Mais Notícias Secretaria de Habitação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 23/07/2026