Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba inicia treinamento dos voluntários do Parque do Juqueriquerê

Prefeitura de Caraguatatuba inicia treinamento dos voluntários do Parque do Juqueriquerê
Prefeitura de Caraguatatuba inicia treinamento dos voluntários do Parque do Juqueriquerê

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) da Prefeitura de Caraguatatuba começou o treinamento do grupo de 30 voluntários selecionados para atuar no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê (PNMJ), no Porto Novo.

Quinze voluntários das áreas de visitação, educação ambiental e comunicação participaram da integração do Programa de Voluntariado no PNMJ – Ciclo 1 na última quinta-feira (27/4), na Unidade de Conservação. A outra metade dos selecionados fará o treinamento neste sábado (29/4), no mesmo local.

#PraTodosVerem: Voluntários observam uma das placas informativas do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê (PNMJ), no Porto Novo (Foto: Divulgação/PMC)

Ao grupo foi apresentado ao Plano de Manejo do parque, que tem por objetivo ordenar o território e orientar as ações de gestão para o cumprimento das metas de criação da Unidade de Conservação.

Os voluntários também conheceram o deck do Rio Juqueriquerê, alojamento, centro de pesquisas, orquidário, centro de educação ambiental, observatório de aves e a guarita, construídos em 5.298,17 m² dos 35 mil m² da Unidade de Conservação.

Outro tema abordado estava relacionado às questões funcionais, como vestimentas adequadas, cortesia, atenção com os usuários, respeito, regulamento, segurança, pontualidade e coleguismo.

O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê está localizado na Avenida José Herculano, 5.030, no bairro do Porto Novo. O Parque do Juqueriquerê funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 16h. Nas segundas-feiras o espaço é fechado ao público.

Ao entrar no espaço, o visitante preenche um formulário e informa o horário de saída, ao término do passeio. A partir do dia 6 de maio, a Unidade de Conservação abrirá aos finais de semana e feriados, das 9h30 às 16h30.

#PraTodosVerem: Voluntários recebem informações sobre o tipo de vegetação nativa encontrada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê (PNMJ), no Porto Novo (Foto: Divulgação/PMC)

As visitas de grandes grupos como escolas, faculdades e associações podem ser agendadas na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) pelo telefone (12) 3897-2530 ou e-mail meioambiente@caraguatatuba.sp.gov.br. A sede fica na Rua Santos Dumont, 502, no Centro.  O atendimento ao público vai das 9h às 16h30.

Programa de Voluntariado

O Programa de Voluntariado no PNMJ – Ciclo 1 será desenvolvido nos meses de maio, junho, julho, agosto e setembro, com até 20 vagas disponíveis para as áreas de visitação, educação ambiental e comunicação.

Pessoas maiores de 18 anos podem se inscrever a no link do formulário, disponível no edital de abertura.  São ofertadas de duas a oito vagas de monitor de visitação, de cinco a 10 vagas de monitor ambiental e até duas vagas de assessor de comunicação.  A carga horária mínima de prestação de serviço voluntário necessária para emissão do certificado de participação é de 60 horas.

No momento do preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deve selecionar os horários disponíveis para prestação do serviço voluntário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, ou sábado e domingo, das 9h às 17h. Os interessados têm até às 10h do dia 31 de agosto para se inscrever na seleção.

O contato com o voluntário selecionado será feito por e-mail ou telefone. Os selecionados terão 48 horas para confirmar participação através do envio dos seguintes documentos: RG/CPF, comprovante de residência, diploma ou certificado de conclusão de curso, bem como a declaração de curso em andamento (se houver).

O Programa de Voluntariado no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê – Ciclo 1 visa promover a cooperação entre governo e sociedade civil na busca de soluções coletivas de proteção e conservação dos recursos naturais, além de tornar os voluntários potenciais multiplicadores da conservação e proteção do meio ambiente.  O edital completo do Programa de Voluntariado no PNMJ – Ciclo 1 está disponível no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/, na área destinada à Secretaria de Meio Ambiente Agricultura e Pesca (SMAAP).

O serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista previdenciária ou afim, conforme a Lei Federal nº 9.608/1998.

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca fica na Rua Santos Dumont, 502, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-2530 ou pnm.juqueriquere@caraguatatuba.sp.gov.br. O atendimento ao público vai das 9h às 16h30. 

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Nova ponte do Recanto Verde Mar entra em fase de acabamento na próxima semana
Nova ponte do Recanto Verde Mar entra em fase de acabamento na próxima semana

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba finalizou a construção da nova estrutura da ponte sobre o rio Cocanha, no Recanto Verde Mar, região Norte do Município. A partir da próxima semana, na segunda-feira (17), a obra entra em fase de acabamento, que consiste na instalação de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 12/06/2024
Prefeitura de Caraguatatuba une esforços e amplia debates contra abuso sexual em escolas estaduais
Prefeitura de Caraguatatuba une esforços e amplia debates contra abuso sexual em escolas estaduais

Durante todo o mês de maio, diversas ações foram promovidas pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das secretarias de Assistência Social e de Saúde, em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e PROTEGE, visando combater o abuso sexual. As ações foram realizadas nas escolas estaduais.

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 29/05/2024
Prefeitura segue fiscalizando com rigor e limpando áreas utilizadas para descarte irregular de resíduos
Prefeitura segue fiscalizando com rigor e limpando áreas utilizadas para descarte irregular de resíduos

A Prefeitura de Caraguatatuba prossegue esta semana com a operação de fiscalização para combater o descarte irregular de resíduos em vias da cidade, por meio da Secretaria de Urbanismo. Já a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) inicia esta semana a limpeza dos diversos pontos que vem recebendo o descarte irregular.

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 17/06/2024
Escolas municipais de Caraguatatuba têm mais festas juninas e julinas programadas para os próximos dias
Escolas municipais de Caraguatatuba têm mais festas juninas e julinas programadas para os próximos dias

As unidades escolares da rede municipal de ensino de Caraguatatuba tem programadas mais festas juninas e julinas nos próximos dias. As tradicionais comidas típicas, muita música, correio elegante e quadrilha dão o tom dos encontros. As arrecadações nas festas serão destinadas as Associações de Pais e Mestres (APMs) das escolas.

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 21/06/2024
Caraguatatuba reforça importância da vacinação contra doenças respiratórias no inverno
Caraguatatuba reforça importância da vacinação contra doenças respiratórias no inverno

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, alerta a população para a importância da imunização contra Influenza, vírus causador da gripe. A cobertura vacinal segue baixa para os públicos prioritários, com índice de 48,36%. Com a chegada do inverno, surge também o aumento dos casos de doenças

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 21/06/2024