Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba publica milésima edição do Diário Oficial Eletrônico

JL (4)
Prefeitura de Caraguatatuba publica milésima edição do Diário Oficial Eletrônico

O Diário Oficial Eletrônico do Município de Caraguatatuba alcançou a sua 1.000ª Edição nesta quinta-feira (9/3). Os atos oficiais da Prefeitura de Caraguatatuba, Câmara Municipal e da administração indireta (Fundacc e CaraguaPrev) passaram a ser publicados diariamente em outubro de 2019.

Sob a responsabilidade da Secretaria de Comunicação, o veículo está em consonância com as ações de governo eletrônico que digitalizaram diversos serviços públicos municipais nos últimos anos.

Criado pela Lei nº 2.381, de 11 de dezembro de 2017, a versão eletrônica do jornal entrou em circulação em janeiro de 2018 e era publicada somente às quintas-feiras e extraordinariamente em algumas ocasiões de urgência.

A publicação atende os requisitos de autenticidade, integridade, validade jurídica e interoperabilidade da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras – ICP – Brasil (cadeia hierárquica de confiança que viabiliza a emissão de certificados digitais para identificação virtual do cidadão).   As edições do Diário Oficial Eletrônico são assinadas digitalmente com base em certificado emitido por autoridade certificadora credenciada.

#PraTodosVerem: Servidor da Secretaria de Comunicação fazendo a diagramação do Diário Oficial Eletrônico do Município de Caraguatatuba no computador (Foto: Divulgação/PMC)

O conteúdo envolve leis ordinárias, leis complementares, decretos, resoluções, concursos públicos, processos seletivos, convocações de aprovados em concursos e processos seletivos, editais de chamamentos públicos para as atrações do Calendário de Eventos (Festivais do Camarão Tainha, Jazz & Vinhos, Food Truck, Beer, etc.), eleições dos Conselhos Municipais e outros atos normativos municipais; além de publicações obrigatórias em atendimento à Lei Complementar Federal nº 101 (Lei de Responsabilidade Fiscal), de 4 de maio de 2000, Lei Federal n° 8.666 (Licitações e Contratos), de 21 de junho de 1993, e Lei Federal n° 10.520 (Lei do Pregão), de 17 de julho de 2002, e demais vigentes.  Os atos oficiais que não requeiram publicação integral obrigatória, como extratos de abertura de licitação e homologação de pregão, são publicados em resumo, restringindo-se aos elementos necessários a sua identificação.

A assinatura digital das edições é delegada um servidor efetivo.  “As secretarias mandam os documentos um dia antes para publicação no Diário Oficial. Aí, eu diagramo as páginas, exporto para o formato PDF (Portable Document Format) e posto no site da Prefeitura ao meio-dia”, explica o servidor encarregado pela editoração do veículo, Neidson Nunes. “Ainda dependendo da urgência de algum ato que não deu tempo para ser publicado na edição do dia, acaba saindo em uma edição extraordinária no mesmo dia”, acrescenta.

De acordo com Nunes, o Diário Oficial Eletrônico serviu de inspiração para periódicos de outros municípios. “Logo no início da migração do diário impresso para o digital, cidades como Ilhabela chegaram a entrar em contato conosco para saber como fazíamos nosso informativo. Fico muito contente por fazer parte desse momento histórico para a comunicação oficial de Caraguatatuba”, comemora.

Para o prefeito Aguilar Junior, autor da proposta, o Diário Oficial Eletrônico gera celeridade, economia, transparência e acesso fácil aos cidadãos e órgãos de controle externo, além de contribuir com a preservação do meio ambiente.

As publicações no Diário Oficial Eletrônico do Município de Caraguatatuba não são onerosas para órgãos e entidades públicas, bem como para entidades de classe, sindicatos, organizações não governamentais de cunho social, e outros com finalidade social, cabendo à responsabilidade pelo conteúdo do material remetido ao Diário Oficial Eletrônico para publicação a quem o produziu. Mais informações no site da Prefeitura de Caraguatatuba.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Abertura do Torneio Aniversário da Cidade Futsal será amanhã
Abertura do Torneio Aniversário da Cidade Futsal será na quarta-feira (28)

Nesta quarta-feira (28), o ginásio Morro do Algodão será o palco das disputas de abertura do Torneio Aniversário da Cidade Futsal. Os jogos estão agendados para às 20h e 21h e prometem trazer muita habilidade em quadra. Na primeira partida da noite, Amigos/MDJ enfrentará o Donos da Bola em um

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 27/02/2024
Prefeitura demarca lombadas no Jardim Gaivotas e revitaliza sinalizações em toda cidade
Prefeitura demarca lombadas no Jardim Gaivotas e revitaliza sinalizações em toda cidade

Durante esta semana, a Prefeitura de Caraguatatuba realizou a demarcação de lombadas existentes na rua Arapongas, no Jardim Gaivotas,  região Centro/Sul da cidade. O trabalho é realizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop) e visa tornar as lombadas mais visíveis aos motoristas. As lombadas, também conhecidas

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 09/02/2024
TMC é palco para espetáculo infantil Digital Circus
TMC é palco para espetáculo infantil Digital Circus

A aventura no incrível “Digital Circus” é a atração do Teatro Mario Covas no dia 9 de março, sábado, às 17h. A classificação é livre, com duração de 60 minutos. Ingressos a partir de R$ 35,00 a 70,00 podem ser adquiridos na Reticências Livraria Café ou na Bilheteria Express. A

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 27/02/2024
Inscrições para 96 vagas do Vestibular Univesp 2024 continuam em Caraguatatuba
Inscrições para 96 vagas do Vestibular Univesp 2024 continuam em Caraguatatuba

As inscrições para o novo Vestibular Univesp 2024 seguem abertas até às 21h do dia 8 de abril e podem ser feitas no site www.vestibular.univesp.br.  Este ano serão um total de 96 vagas para Caraguatatuba, divididas em três eixos: 32 vagas de Licenciaturas (Pedagogia, Matemática e Letras/Português); 32 vagas de

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 15/02/2024
Prefeitura executa abertura de ruas no Recanto Vanja
Prefeitura executa abertura de ruas no Recanto Vanja

A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou os trabalhos de abertura de ruas do Loteamento Recanto Vanja, conforme autorização da Cetesb nº 96183/2023. A intervenção é realizada com maquinários e funcionários da Secretaria de Serviços Públicos. A expectativa é de que os serviços sejam realizados em duas semanas. Cerca de 400 lotes

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 08/02/2024