Pesquisar No Site
Prefeitura capacita profissionais no diagnóstico da Tuberculose e anuncia ações de combate na próxima semana

Prefeitura capacita profissionais no diagnóstico da Tuberculose e anuncia ações de combate na próxima semana
Com objetivo de conter qualquer possível avanço dos casos de Tuberculose em Caraguatatuba, a Secretaria de Saúde capacitou nesta terça-feira (14), enfermeiros e agentes comunitários de saúde que atuam na Atenção Primária à Saúde na busca ativa de pessoas sintomáticas.
A tuberculose é uma das enfermidades mais antigas e ainda vista com preconceito. A doença tem cura e com os trabalhos de prevenção, o tratamento é mais fácil e a possibilidade de infectar outras pessoas é menor.
É uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. Os principais sintomas são tosse seca presente com mais de duas semanas.

#PraTodosVerem: Duas mulheres em cima do palco falam para plateia (Foto: Divulgação/PMC)
Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Alexandra de Matos, a capacitação visa alinhar estratégias para alcançar o maior número de pessoas sintomáticas, buscando maior taxa de cura na população. “A informação quebra estigmas e faz as pessoas perceberem que a Tuberculose ainda é persistente na sociedade e tem cura com diagnóstico rápido”, completou.
O tratamento é à base de antibióticos e tem duração de seis meses. É 100% eficaz, mas não pode haver abandono nem irregularidade. Por isso, a importância do treinamento para acompanhar o paciente e assim evitar o abandono do tratamento. A irregularidade pode complicar a doença e resultar no desenvolvimento de tuberculose resistente às drogas utilizadas e, portanto, mais difícil de ser tratada.
Para reforçar o combate à Tuberculose, as unidades de saúde promovem de 24 a 31 de março, uma semana voltada a este assunto, com palestras, busca ativa intensiva, exames de escarro e orientações. Todo atendimento será porta aberta e caso algum paciente seja diagnosticado, é encaminhado para tratamento no Centro de Especialidades Médicas, no Jardim Primavera.
A principal maneira de prevenir é com a vacina BCG, disponível gratuitamente no SUS. Essa vacina deve ser dada às crianças ao nascer, ou, no máximo, até 04 anos, 11 meses e 29 dias de idade e protege contra as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meníngea. Ainda como medida preventiva, é necessário avaliar familiares e outros contatos do paciente para que não desenvolvam a forma ativa da tuberculose.
Para conferir a programação das unidades, acesse aqui.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba promove mutirão odontológico na rede municipal de saúde
Os pacientes que aguardavam por procedimentos cirúrgicos odontológicos começaram a ser atendidos no último sábado (29), durante mutirão promovido pela Secretaria Municipal de saúde em Caraguatatuba. A ação buscou reduzir a fila de espera por atendimentos especializados e foi realizada no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO), no setor

26ª Cerimônia “Barcos ao Mar” reúne comunidade pesqueira e marca início do período da pesca do camarão
A tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, reuniu a comunidade pesqueira no último domingo (27/4), no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Os pescadores se reuniram para pedir a proteção de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes

Saúde promove ação com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
A Secretaria de Saúde, por meio dos setores de coordenação e articulação de Saúde Mental, da coordenação do Centro de Reabilitação e da coordenação da Saúde da Mulher fez uma ação conjunta com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nessa sexta-feira (4), onde foi proporcionado um

Palestra sobre políticas para povos indígenas encerra programação de abril da Fundacc
No dia 25 de abril (sexta-feira), às 14h, o Teatro Mario Covas recebe a palestra “Políticas para os povos indígenas”, com o cacique Cristiano Kiririndju. A atividade é gratuita e faz parte das ações em comemoração ao aniversário de Caraguatatuba. Kiririndju é cacique da Aldeia Renascer e coordena a área

Tênis de mesa de Caraguatatuba se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude
A equipe masculina de tênis de mesa de Caraguatatuba garantiu a classificação para a fase regional dos 40º Jogos Abertos da Juventude após vencer as equipes de São Sebastião e Ilhabela na fase sub-regional da competição, disputada no último sábado (12), em São Sebastião. Sob o comando do técnico Rodrigo