Pesquisar No Site

Prefeitura capacita profissionais no diagnóstico da Tuberculose e anuncia ações de combate na próxima semana

Publicado em: 15/03/2023
Prefeitura capacita profissionais no diagnóstico da Tuberculose e anuncia ações de combate na próxima semana
Prefeitura capacita profissionais no diagnóstico da Tuberculose e anuncia ações de combate na próxima semana

Com objetivo de conter qualquer possível avanço dos casos de Tuberculose em Caraguatatuba, a Secretaria de Saúde capacitou nesta terça-feira (14), enfermeiros e agentes comunitários de saúde que atuam na Atenção Primária à Saúde na busca ativa de pessoas sintomáticas.

A tuberculose é uma das enfermidades mais antigas e ainda vista com preconceito. A doença tem cura e com os trabalhos de prevenção, o tratamento é mais fácil e a possibilidade de infectar outras pessoas é menor.

É uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. Os principais sintomas são tosse seca presente com mais de duas semanas.

#PraTodosVerem: Duas mulheres em cima do palco falam para plateia (Foto: Divulgação/PMC)

Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Alexandra de Matos, a capacitação visa alinhar estratégias para alcançar o maior número de pessoas sintomáticas, buscando maior taxa de cura na população. “A informação quebra estigmas e faz as pessoas perceberem que a Tuberculose ainda é persistente na sociedade e tem cura com diagnóstico rápido”, completou.

O tratamento é à base de antibióticos e tem duração de seis meses. É 100% eficaz, mas não pode haver abandono nem irregularidade. Por isso, a importância do treinamento para acompanhar o paciente e assim evitar o abandono do tratamento. A irregularidade pode complicar a doença e resultar no desenvolvimento de tuberculose resistente às drogas utilizadas e, portanto, mais difícil de ser tratada.

Para reforçar o combate à Tuberculose, as unidades de saúde promovem de 24 a 31 de março, uma semana voltada a este assunto, com palestras, busca ativa intensiva, exames de escarro e orientações. Todo atendimento será porta aberta e caso algum paciente seja diagnosticado, é encaminhado para tratamento no Centro de Especialidades Médicas, no Jardim Primavera.

A principal maneira de prevenir é com a vacina BCG, disponível gratuitamente no SUS. Essa vacina deve ser dada às crianças ao nascer, ou, no máximo, até 04 anos, 11 meses e 29 dias de idade e protege contra as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meníngea. Ainda como medida preventiva, é necessário avaliar familiares e outros contatos do paciente para que não desenvolvam a forma ativa da tuberculose.

Para conferir a programação das unidades, acesse aqui.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura abre inscrições para representantes da sociedade no Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba
Prefeitura abre inscrições para representantes da sociedade no Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba

As inscrições para eleição dos representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba (CONJUVE) Gestão 2024/2026 podem ser feitas até o dia 11 de abril (quinta-feira), das 8h30 às 16h30, no Setor de Juventude do Gabinete do Prefeito, no Paço Municipal, no Centro. Serão eleitos oito membros

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 02/04/2024
Fandango Ciranda Caiçara é atração na Fandangueira de Caraguatatuba
Fandango Ciranda Caiçara é atração na Fandangueira de Caraguatatuba

Na programação, oficinas de dança e música e ao final um grande baile. Participam do evento o grupo Fandango do Cantagalo e Boi e Vaca Fandangueiros A Praça do Caiçara será solo para a Fandangueira, apresentação do grupo Fandango Ciranda Caiçara de Ubatuba, no dia 19 de abril, às 17h.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com o trabalho de implantação e  revitalização da sinalização vertical e de solo em toda a cidade. A responsável pela ação é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob). Na terça-feira (9), diversos pontos da região central receberam sinalização de solo reforçada.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 10/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para manutenção de espaços públicos
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais bolsistas do PEAD para reforço na limpeza pública

A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais cinco bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para se apresentar até a próxima quarta-feira (17/4), das 9h às 11h e das 13h às 16h, ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato, os bolsistas vão

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 15/04/2024
GCM de Caraguatatuba leva palestra antibullyng e sobre drogas em escola da região Norte
GCM de Caraguatatuba leva palestra antibullyng e sobre drogas em escola da região Norte

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba realizou nessa quarta-feira (24) uma palestra aos alunos da EMEF Professora Antonia Antunes Arouca, no bairro Massaguaçu, para tratar de temas sempre em pauta nas escolas, como a prática de bullyng, uso de drogas e de cigarro eletrônico. Mais de 180 alunos de

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 25/04/2024