Pesquisar No Site

Adequação do Plano Diretor de Caraguatatuba ao ZEE terá 3ª audiência pública em abril

Adequação do Plano Diretor de Caraguatatuba ao ZEE terá 3ª audiência pública em abril
Adequação do Plano Diretor de Caraguatatuba ao ZEE terá 3ª audiência pública em abril

A Câmara de Caraguatatuba promove mais uma audiência pública sobre a adequação do Plano Diretor ao Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do Litoral Norte no dia 3 de abril (segunda-feira), às 18h, no Teatro Mario Covas, no Indaiá.  Técnicos do Grupo Gestor do Plano Diretor (GGPD) vão explicar a proposta. 

Somando-se as audiências realizadas no dia 8 de fevereiro, na Câmara Municipal, e na noite da última quarta-feira (15/3), no Teatro Mario Covas, essa será a terceira reunião pública sobre o projeto.

“O Grupo Gestor do Plano Diretor é composto por servidores de diversas áreas técnicas. Como foi dito mais de uma vez, o grupo não traz uma proposta final. O grupo traz várias propostas para discussão que levam em consideração vários interesses envolvidos, interesses às vezes conflitantes. Isso não quer dizer que o Município concorda com A ou com B. Isso quer dizer o Município colhe uma proposta e traz para discussão com a sociedade. A audiência pública serve para isso”, explicou o procurador jurídico e membro do GGPD, Danilo Augusto Reis Barbosa Miranda e Silva durante a segunda audiência sobre o tema.  

Em fevereiro de 2019, a Prefeitura de Caraguatatuba iniciou uma consulta pública via internet sobre a adequação do Plano Diretor ao Zoneamento Ecológico-Econômico do Litoral Norte. As sugestões foram analisadas pelo Grupo Gestor do Plano e apresentadas ao Conselho Municipal de Meio Ambiente e ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Caraguatatuba para deliberação

#PraTodosVerem: O coordenador do Grupo Gestor do Plano Diretor (GGPD), Ronaldo Cheberle, explicando a adequação do Plano Diretor ao Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do Litoral Norte na segunda audiência pública sobre o tema na última quarta-feira (15/3), no Teatro Mario Covas (Foto: Divulgação/PMC)

O inciso I do artigo 294 da Lei Complementar nº 42/2011 prevê a revisão e modificação do Plano Diretor após cinco anos para o desenvolvimento de ações estratégicas previstas, elaboração de estudos e planos; proposição de ações para o próximo período e inclusão de novas áreas passíveis de aplicação dos instrumentos do Estatuto da Cidade; ou em prazo inferior no caso de revisão ou readequação do Zoneamento Ecológico Econômico do Litoral Norte.

O projeto de lei está disponível para consulta no site https://www.camaracaragua.sp.gov.br/. Perguntas podem ser enviadas via internet pelo WhasApp da Câmara Municipal (12) 99718-5769. A transmissão ao vivo é feita pelo site www.camaracaragua.sp.gov.br e canal da Câmara de Caraguatatuba no YouTube. O Teatro Mario Covas fica na Avenida Goiás, 187 – Indaiá.

ZEE/SLN

O Decreto Estadual nº 62.913/2017 trata do Zoneamento Ecológico-Econômico do Setor do Litoral Norte, estabelece as normas de uso e ocupação do solo e de manejo dos recursos naturais a serem observadas em cada uma das zonas e subzonas de que trata o Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro, instituído pela Lei Estadual nº 10.019/1998 e atualizado Lei n° 15.688/2015.

O Zoneamento Ecológico-Econômico engloba os ecossistemas terrestres, marinhos e de transição, sendo que, por suas características especiais, os ecossistemas de transição poderão ter suas normas, diretrizes e metas estabelecidas ora no Zoneamento Terrestre, ora no Zoneamento Marinho, ou ainda em ambos, nos municípios de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba.

Previsto na Lei nº 10.257/2001 (Estatuto das Cidades), o Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento urbano e do planejamento municipal, além de ser legislação obrigatória para cidades com mais de 20 mil habitantes. Aprovado em 2011, o Plano Diretor de Caraguatatuba (Lei Complementar 42/2011) passou por revisão após cinco anos de vigência (Lei Complementar 73/2018).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

02Fiscalização intensa contra a perturbação do sossego no final de semana
Fiscalização intensa contra a perturbação do sossego no final de semana

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou mais uma operação contra perturbação do sossego público. A ação tem a parceria com a Polícia Militar. Após receber várias denúncias de locais onde estariam ocorrendo o desrespeito a legislação, foi organizada uma estratégia para conter esse tipo de

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 11/03/2024
Torneio Aniversário da Cidade de Futsal registra 15 gols em dois jogos
Torneio Aniversário da Cidade de Futsal registra 15 gols em dois jogos

Mais dois jogos marcaram a fase eliminatória do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal na noite de quarta-feira (13/3). As disputas foram realizadas no Ginásio do Morro do Algodão, Região Sul da cidade. No primeiro jogo, o Rio do Ouro Futsal aplicou uma goleada de 9 a 0 sobre Unidos

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 14/03/2024
Tubulação de águas pluviais passa por reparos na avenida da praia, em Caraguatatuba
Tubulação de águas pluviais passa por reparos na avenida da praia, em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou nesta terça-feira (26) reparos na rede de águas pluviais que corta a Avenida Geraldo Nogueira da Silva, a Avenida da Praia, na região entre os bairros Indaiá e Aruan. O trabalho é realizado pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), que fará a troca da tubulação

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 26/03/2024
Instituto Federal de Caraguatatuba abre edital com vagas remanescentes para licenciatura em Física e Matemática
Instituto Federal de Caraguatatuba abre edital com vagas remanescentes para licenciatura em Física e Matemática

O Instituto Federal, Campus Caraguatatuba, abre Edital de Processo Seletivo Simplificado para o preenchimento de vagas remanescentes do Edital do SISU, edição 2024, para os cursos de licenciatura em Física e licenciatura em Matemática. Os cursos têm duração de oito semestres e serão oferecidos no período matutino, das 7h às

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 28/02/2024
Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas de natação no Cemug
Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas de natação no Cemug

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, informa que as aulas de natação no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG) serão suspensas temporariamente a partir desta sexta-feira (8) para limpeza do espaço. As aulas serão retomadas normalmente na segunda-feira (11) após a conclusão dos trabalhos.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 07/03/2024