Pesquisar No Site
Adequação do Plano Diretor de Caraguatatuba ao ZEE terá 3ª audiência pública em abril

Adequação do Plano Diretor de Caraguatatuba ao ZEE terá 3ª audiência pública em abril
A Câmara de Caraguatatuba promove mais uma audiência pública sobre a adequação do Plano Diretor ao Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do Litoral Norte no dia 3 de abril (segunda-feira), às 18h, no Teatro Mario Covas, no Indaiá. Técnicos do Grupo Gestor do Plano Diretor (GGPD) vão explicar a proposta.
Somando-se as audiências realizadas no dia 8 de fevereiro, na Câmara Municipal, e na noite da última quarta-feira (15/3), no Teatro Mario Covas, essa será a terceira reunião pública sobre o projeto.
“O Grupo Gestor do Plano Diretor é composto por servidores de diversas áreas técnicas. Como foi dito mais de uma vez, o grupo não traz uma proposta final. O grupo traz várias propostas para discussão que levam em consideração vários interesses envolvidos, interesses às vezes conflitantes. Isso não quer dizer que o Município concorda com A ou com B. Isso quer dizer o Município colhe uma proposta e traz para discussão com a sociedade. A audiência pública serve para isso”, explicou o procurador jurídico e membro do GGPD, Danilo Augusto Reis Barbosa Miranda e Silva durante a segunda audiência sobre o tema.
Em fevereiro de 2019, a Prefeitura de Caraguatatuba iniciou uma consulta pública via internet sobre a adequação do Plano Diretor ao Zoneamento Ecológico-Econômico do Litoral Norte. As sugestões foram analisadas pelo Grupo Gestor do Plano e apresentadas ao Conselho Municipal de Meio Ambiente e ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Caraguatatuba para deliberação

#PraTodosVerem: O coordenador do Grupo Gestor do Plano Diretor (GGPD), Ronaldo Cheberle, explicando a adequação do Plano Diretor ao Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do Litoral Norte na segunda audiência pública sobre o tema na última quarta-feira (15/3), no Teatro Mario Covas (Foto: Divulgação/PMC)
O inciso I do artigo 294 da Lei Complementar nº 42/2011 prevê a revisão e modificação do Plano Diretor após cinco anos para o desenvolvimento de ações estratégicas previstas, elaboração de estudos e planos; proposição de ações para o próximo período e inclusão de novas áreas passíveis de aplicação dos instrumentos do Estatuto da Cidade; ou em prazo inferior no caso de revisão ou readequação do Zoneamento Ecológico Econômico do Litoral Norte.
O projeto de lei está disponível para consulta no site https://www.camaracaragua.sp.gov.br/. Perguntas podem ser enviadas via internet pelo WhasApp da Câmara Municipal (12) 99718-5769. A transmissão ao vivo é feita pelo site www.camaracaragua.sp.gov.br e canal da Câmara de Caraguatatuba no YouTube. O Teatro Mario Covas fica na Avenida Goiás, 187 – Indaiá.
ZEE/SLN
O Decreto Estadual nº 62.913/2017 trata do Zoneamento Ecológico-Econômico do Setor do Litoral Norte, estabelece as normas de uso e ocupação do solo e de manejo dos recursos naturais a serem observadas em cada uma das zonas e subzonas de que trata o Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro, instituído pela Lei Estadual nº 10.019/1998 e atualizado Lei n° 15.688/2015.
O Zoneamento Ecológico-Econômico engloba os ecossistemas terrestres, marinhos e de transição, sendo que, por suas características especiais, os ecossistemas de transição poderão ter suas normas, diretrizes e metas estabelecidas ora no Zoneamento Terrestre, ora no Zoneamento Marinho, ou ainda em ambos, nos municípios de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba.
Previsto na Lei nº 10.257/2001 (Estatuto das Cidades), o Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento urbano e do planejamento municipal, além de ser legislação obrigatória para cidades com mais de 20 mil habitantes. Aprovado em 2011, o Plano Diretor de Caraguatatuba (Lei Complementar 42/2011) passou por revisão após cinco anos de vigência (Lei Complementar 73/2018).
Veja Também Recentes

Interessados em cantar no Água Viva Coral têm audições nesta terça e quinta-feira
O Água Viva Coral, de Caraguatatuba, realiza uma nova rodada audições para novas vozes que poderão compor o grupo. O encontro ocorre na próxima terça-feira (10) e na quinta-feira (12) das 18h às 19h, no Auditório Maristela de Oliveira. A inscrição é gratuita e deve ser realizada pelo Whatsapp (43) 9

Documentário resgata memórias de Caraguatatuba em sessão dedicada a idosos e pessoas com deficiência
A exibição do documentário “Caraguá! Essa cidade também é surf” reuniu vários usuários da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) para uma imersão na história de Caraguatatuba contada pelas lentes do surfe.

Copa da Criança de Futsal de Caraguatatuba começa com 23 gols em quatro jogos
A bola rolou nas quadras de Caraguatatuba na noite de quarta-feira (11) pela Copa da Criança de Futsal 2025, um dos maiores eventos esportivos infantojuvenis da região, voltado ao estímulo da prática esportiva entre crianças e adolescentes de 7 a 15 anos. A competição reúne 86 equipes de Caraguatatuba, Ubatuba,

Caraguatatuba realiza Semana Nacional de Arquivos e fortalece profissionais da área
Encontros, palestras, roda de conversa e oficinas integraram a 9ª Semana Nacional de Arquivos em Caraguatatuba, com participação de técnicos e público em geral. Tendo como tema “Mudanças Climáticas: preservação e acessibilidade”, a ação também celebra o aniversário do Polo Cultural “Profª Adaly Coelho Passos” e do Museu, que completam

Prazo para execução dos projetos da Lei Paulo Gustavo é prorrogado em Caraguatatuba
Os artistas e fazedores de cultura contemplados pela Lei Paulo Gustavo – LPG em Caraguatatuba, terão o prazo prorrogado para execução dos projetos contemplados nos Editais nº 22/2023, 23/2023 e 24/2023. A data foi estendida até 30 de junho de 2025. Após a solicitação de alguns artistas contemplados, foi referendada na reunião do Conselho Municipal de Política