Pesquisar No Site

Defesa Civil de Caraguatatuba segue monitoramento de áreas de risco e se encontra em estado de alerta

Defesa Civil de Caraguatatuba segue monitoramento de áreas de risco e se encontra em estado de alerta
Defesa Civil de Caraguatatuba segue monitoramento de áreas de risco e se encontra em estado de alerta

A Defesa Civil de Caraguatatuba continua monitorando as áreas de risco do município, que se encontra em estado de alerta, dentro do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC).

O boletim mais atualizado do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) aponta que o município está com ‘Risco de Movimento de Massa Moderado’, o que requer uma atenção especial nas áreas de risco, uma vez que há novas previsões de chuvas mais intensas para os próximos dias.

 #PraTodosVerem: Prefeito Aguilar Junior participa de reunião com técnicos do IPA, Defesa Civil e secretários municipais

Estão sendo vistoriados locais como Rio do Ouro, Jetuba, Olaria, Jardim Santa Rosa (Morro do Chocolate), Casa Branca, Jaraguazinho, Cantagalo, Tinga, Prainha, entre outros.

Por solicitação da Defesa Civil de Caraguatatuba, técnicos do Núcleo de Geociências, Gestão de Riscos e Monitoramento Ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), ligado ao Governo do Estado, estiveram na cidade para vistoriar as áreas.

Na quinta-feira (23), o prefeito Aguilar Junior, a Defesa Civil e secretários municipais se reuniram com técnicos do IPA, que apresentaram um relatório preliminar com recomendações de medidas adicionais para aplicação imediata  e após período chuvoso.

As equipes de fiscalização e monitoramento foram reforçadas, a pedido do prefeito Aguilar Junior. “Se houver riscos, interdições serão feitas imediatamente. Todos os esforços serão feitos para mitigar qualquer tipo de problema a esses moradores”, explicou o prefeito.

O que é o PPDC?

Desde o dia 1º de dezembro, a cidade de Caraguatatuba conta com o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), que ocorre até 31 de março de 2023 e tem por objetivo evitar ocorrências de mortes, com a remoção preventiva e temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos atinjam suas moradias.

O PPDC é um sistema estruturado em quatro níveis (Observação, Atenção, Alerta e Alerta Máximo), cada qual com procedimentos diferenciados.

No nível de observação, é feito acompanhamento dos índices pluviométricos e da previsão meteorológica. Já o nível de atenção é implantado a partir dos índices acumulados de chuva e ocorrência de precipitação crítica, sendo que nesse caso a Defesa Civil intensifica as vistorias, especialmente nas áreas de risco.

O nível de alerta prevê a remoção preventiva da população das áreas de risco identificadas nas visitas técnicas. O mais preocupante é o nível de alerta máximo, que exige a remoção imediata da população que ocupa áreas em perigo.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Alunos do Perequê-Mirim participam de formatura do Projeto Bombeiro na Escola
Alunos do Perequê-Mirim participam de formatura do Projeto Bombeiro na Escola

A Secretaria de Educação de Caraguatatuba, em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, realizou nessa segunda-feira (1/4) a formatura de estudantes no Programa Bombeiro na Escola. Foram 187 formandos do 8º ano, de sete turmas da EMEF Professora Edna Maria Nogueira Ferraz (Perequê-Mirim). O programa

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 01/04/2024
Caraguatatuba inicia Escutas Públicas da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)
Caraguatatuba inicia Escutas Públicas da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)

A Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de Fomento à Cultura, a maior e mais estruturante política cultural da história do Brasil, destinará R$940.917,51 para Caraguatatuba, verba que será administrada em cogestão pela sociedade civil e setor público. Os artistas e amantes da cultura irão decidir como usar esse dinheiro participando

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 09/04/2024
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza hoje e amanhã (27 e 28/3) a distribuição de chocolate a todos os alunos da rede municipal de ensino. Além dos tradicionais coelhinhos a base de chocolate, o município distribuirá opções zero lactose e diets para crianças alérgicas, diabéticas ou com intolerância alimentar. A entrega

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 27/03/2024
Prefeitura prorroga prazo do Concurso de Fotografia para 'Dia do Observador de Aves' até 1° de maio
Prefeitura prorroga prazo do Concurso de Fotografia para ‘Dia do Observador de Aves’ até 1° de maio

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, informa a prorrogação do prazo para o Concurso de Fotografia em celebração ao ‘Dia do Observador de Aves’, até a próxima quarta-feira (1°/05). Portanto, os interessados em concorrer ainda podem se increver e enviar a foto

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 15 - Vida terrestre ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/04/2024
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba reforça atualização de vacinas em escolas do município
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba reforça atualização de vacinas em escolas do município

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, reforçou a atualização das cadernetas de vacinação de alunos de escolas municipais e estaduais. A equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) tem percorrido as unidades escolares e aplicado vacinas em atraso em crianças e adolescentes entre zero e

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 04/04/2024