Pesquisar No Site
Defesa Civil de Caraguatatuba segue monitoramento de áreas de risco e se encontra em estado de alerta

Defesa Civil de Caraguatatuba segue monitoramento de áreas de risco e se encontra em estado de alerta
A Defesa Civil de Caraguatatuba continua monitorando as áreas de risco do município, que se encontra em estado de alerta, dentro do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC).
O boletim mais atualizado do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) aponta que o município está com ‘Risco de Movimento de Massa Moderado’, o que requer uma atenção especial nas áreas de risco, uma vez que há novas previsões de chuvas mais intensas para os próximos dias.

#PraTodosVerem: Prefeito Aguilar Junior participa de reunião com técnicos do IPA, Defesa Civil e secretários municipais
Estão sendo vistoriados locais como Rio do Ouro, Jetuba, Olaria, Jardim Santa Rosa (Morro do Chocolate), Casa Branca, Jaraguazinho, Cantagalo, Tinga, Prainha, entre outros.
Por solicitação da Defesa Civil de Caraguatatuba, técnicos do Núcleo de Geociências, Gestão de Riscos e Monitoramento Ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), ligado ao Governo do Estado, estiveram na cidade para vistoriar as áreas.
Na quinta-feira (23), o prefeito Aguilar Junior, a Defesa Civil e secretários municipais se reuniram com técnicos do IPA, que apresentaram um relatório preliminar com recomendações de medidas adicionais para aplicação imediata e após período chuvoso.
As equipes de fiscalização e monitoramento foram reforçadas, a pedido do prefeito Aguilar Junior. “Se houver riscos, interdições serão feitas imediatamente. Todos os esforços serão feitos para mitigar qualquer tipo de problema a esses moradores”, explicou o prefeito.
O que é o PPDC?
Desde o dia 1º de dezembro, a cidade de Caraguatatuba conta com o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), que ocorre até 31 de março de 2023 e tem por objetivo evitar ocorrências de mortes, com a remoção preventiva e temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos atinjam suas moradias.
O PPDC é um sistema estruturado em quatro níveis (Observação, Atenção, Alerta e Alerta Máximo), cada qual com procedimentos diferenciados.
No nível de observação, é feito acompanhamento dos índices pluviométricos e da previsão meteorológica. Já o nível de atenção é implantado a partir dos índices acumulados de chuva e ocorrência de precipitação crítica, sendo que nesse caso a Defesa Civil intensifica as vistorias, especialmente nas áreas de risco.
O nível de alerta prevê a remoção preventiva da população das áreas de risco identificadas nas visitas técnicas. O mais preocupante é o nível de alerta máximo, que exige a remoção imediata da população que ocupa áreas em perigo.
Veja Também Recentes

Abertura do Campeonato Municipal de Tênis reúne 230 mesatenistas em Caraguatatuba
A 1ª Etapa do Campeonato Municipal de Tênis de Mesa contou com 230 atletas de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba. A competição foi realizada no último sábado (18/3), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), no Jardim Britânia. Os mesatenistas de ambos os sexos competiram nas categorias Pré-Mirim, Super

Prefeito e vereadores vistoriam obras contra enchentes na Região Sul de Caraguatatuba
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, acompanhado de vereadores e do secretário de Obras Públicas, Leandro Borella, vistoriou as obras contra enchentes em andamento na Região Sul do município. No Perequê-Mirim, a Prefeitura de Caraguatatuba executa a travessia na Rodovia Dr. Manoel Hipólito do Rêgo (SP-55) com instalação de aduelas

Vias serão interditadas a partir de segunda para Prefeitura iniciar instalação de aduelas para obras contra enchente na Região Sul
A partir de segunda-feira (6/3), a Prefeitura de Caraguatatuba inicia os preparativos e sinalizações para a execução da travessia na Rodovia Dr. Manoel Hipólito do Rêgo (SP-55) com instalação de aduelas no trecho do Córrego do Itororó, na altura do bairro Perequê-Mirim. Para realização da obra no trecho, será necessário

Projeto Energia com Escolas leva alunos do 4º ano para conhecer a UTGCA
Alunos do 4º ano da unidade escolar EMEI/EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira visitaram na última semana a Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) da Petrobras, localizada em Caraguatatuba. A atividade faz parte do Projeto Energia com Escolas, uma iniciativa das gerências de Responsabilidade Social e Comunicação da Petrobras,

Prefeitura de Caraguatatuba amplia vagas rotativas de estacionamento a partir de segunda
A Prefeitura de Caraguatatuba inicia na próxima segunda-feira (6/3) o processo de readequação ao contrato de concessão do estacionamento rotativo de vagas na cidade. Atualmente, a cidade conta com 1.663 vagas de estacionamento rotativo (zona azul), sendo 399 para motos e 1.264 para carros. Segundo apontamento de órgãos de fiscalização,