Pesquisar No Site
Parcerias da Prefeitura e entidades contribuem para melhorar colocação de PcD e idosos no mercado de trabalho

Parcerias da Prefeitura e entidades contribuem para melhorar colocação de PcD e idosos no mercado de trabalho
Balanço da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) de Caraguatatuba aponta que o ano de 2022 contribuiu para melhorar a colocação de mais pessoas com deficiência (PcD) e idosos no mercado de trabalho. Em 12 meses foram realizados 475 atendimentos, feitos 555 encaminhamentos e efetivadas 28 contratações.
Para esse resultado considerado positivo, a Sepedi conta com o Setor de Empregabilidade que recebe currículos desse grupo que quer entrar no mercado de trabalho, faz a prospecção de vagas em empresas locais, encaminha os interessados e dá suporte ao empregado e ao empregador no processo de adaptação às funções.

#PraTodosVerem: Maria Elvira auxilia Lucas Henrique para a entrega da documentação (Foto: Divulgação/PMC)
Para se ter uma ideia da evolução do atendimento, no primeiro quadrimestre de 2022, o Setor de Empregabilidade prestou 89 atendimentos, 173 encaminhamentos a empresas e efetivou uma contratação. Entre maio e agosto, o número de atendimentos saltou para 206, encaminhamentos para 225 e efetivações de contratações, 20. Somente em setembro foram 26 atendimentos, 38 encaminhamentos e uma contratação.
Conforme o relatório, em 2022 a equipe participou de eventos como ‘Meu Emprego Inclusivo’; Polo de Empregabilidade Inclusiva (São José dos Campos); Café Empresarial na Associação Comercial de Caraguatatuba; realizou a capacitação do Programa Pró-Egresso do Governo Estadual; e auxiliou os PcDs participaram do processo seletivo do Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN).
Uma delas foi Maria do Socorro Irineu, 37 anos, que tem deficiência visual e aproveitou a oportunidade e foi se candidatar à vaga de auxiliar administrativo no Hospital Regional.
Lucas Henrique Gomes Soares, 29 anos, que tem deficiência auditiva total, recebeu ajuda da técnica responsável pelo programa, Maria Elvira da Silva Alves, na conversação em Libras.
De acordo Maria Elvira, as parcerias da Sepedi com a Associação Comercial de Caraguatatuba e com o Hospital Regional foram importantes para alcançar o resultado positivo, além da captação direta junto às empresas da cidade realizada com a técnica do setor Rosana Passos.
Conforme Maria Elvira, a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho começa com a realização de um cadastro na Sepedi dos interessados; acolhimento e orientações técnicas aos candidatos; recebimento de currículos; capitação de vagas de emprego junto às empresas; seleção e encaminhamento de currículos cadastrados na Sepedi, conforme perfil das vagas ofertadas pelas empresas.
“Após esse processo, prestamos apoio aos contratados e aos contratantes parceiros na fase de adaptação da PcD ao ambiente de trabalho junto às funções a serem desempenhadas e também relacionamento com os colegas”, afirmou.
Todas as pessoas com deficiência que queiram ingressar no mercado de trabalho podem procurar o Setor de Empregabilidade, das 8h às 16h30, de segunda à sexta-feira, na Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira e procurar as técnicas Maria Elvira Alves ou Rosana Passos.
A Sepedi destaca a importância da participação dos comerciantes da cidade: “Façam uma análise se a empresa possui pessoas com deficiência em seus quadros de funcionários. Os líderes e gestores se envolvem com ações de inclusão e diversidade? A empresa possui grupo específico para auxiliar no programa de inclusão? A firma realiza divulgação de iniciativas de valorização da diversidade nas ações de marketing? São reflexões que deixo para construirmos uma sociedade mais inclusiva a todos”, conclui a técnica.
Veja Também Recentes

Diálogo entre poder público, entidades parceiras e munícipes marca Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
Um dia de escuta, diálogo e debate sobre o atendimento às pessoas com autismo no município, avanços, carências e perspectivas foi o fio condutor do Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O evento promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos

Encerrado ciclo de Audiências Públicas do PPA 2026-2029 e LDO 2026
Caraguatatuba encerrou a série de três audiências públicas do Plano Plurianual 2026-2029 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026. O evento foi na EMEF Professora Antonia Antunes Arouca, no bairro do Massaguaçu, na segunda-feira (28), entre 19h e 21h. A primeira ocorreu no dia 24 deste mês, na

Viadutos no planalto da Tamoios ganham reforço estrutural
A Concessionária Tamoios realiza até novembro atividades de reforço das estruturas de alguns viadutos localizados no trecho de planalto da rodovia. As atividades têm por objetivo a manutenção preventiva para manter a segurança dos usuários. As intervenções serão realizadas no km 21,5, km 34 e km 38,4. Em decorrência da

Caraguatatuba apresenta experiência sobre atenção à saúde de adolescentes em evento estadual
Caraguatatuba participa da 38ª edição do Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado paralelamente à 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e ao 14º Prêmio David Capistrano. O evento é promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS/SP) e reúne

Problemas financeiros e de internet dominam ranking de reclamações do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre
O balanço de atividades do Procon de Caraguatatuba registrou 2.896 procedimentos formalizados dos 5.806 atendimentos realizados nos meses de janeiro, fevereiro e março. Desses, 2.910 atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O ranking de reclamações do 1º trimestre foi marcado por problemas com envio de produtos sem solicitação