Pesquisar No Site

Parcerias da Prefeitura e entidades contribuem para melhorar colocação de PcD e idosos no mercado de trabalho

Destaques
Parcerias da Prefeitura e entidades contribuem para melhorar colocação de PcD e idosos no mercado de trabalho
Parcerias da Prefeitura e entidades contribuem para melhorar colocação de PcD e idosos no mercado de trabalho

Balanço da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) de Caraguatatuba aponta que o ano de 2022 contribuiu para melhorar a colocação de mais pessoas com deficiência (PcD) e idosos no mercado de trabalho. Em 12 meses foram realizados 475 atendimentos, feitos 555 encaminhamentos e efetivadas 28 contratações.

Para esse resultado considerado positivo, a Sepedi conta com o Setor de Empregabilidade que recebe currículos desse grupo que quer entrar no mercado de trabalho, faz a prospecção de vagas em empresas locais, encaminha os interessados e dá suporte ao empregado e ao empregador no processo de adaptação às funções.

#PraTodosVerem: Maria Elvira auxilia Lucas Henrique para a entrega da documentação (Foto: Divulgação/PMC)

Para se ter uma ideia da evolução do atendimento, no primeiro quadrimestre de 2022, o Setor de Empregabilidade prestou 89 atendimentos, 173 encaminhamentos a empresas e efetivou uma contratação. Entre maio e agosto, o número de atendimentos saltou para 206, encaminhamentos para 225 e efetivações de contratações, 20. Somente em setembro foram 26 atendimentos, 38 encaminhamentos e uma contratação.

Conforme o relatório, em 2022 a equipe participou de eventos como ‘Meu Emprego Inclusivo’; Polo de Empregabilidade Inclusiva (São José dos Campos); Café Empresarial na Associação Comercial de Caraguatatuba; realizou a capacitação do Programa Pró-Egresso do Governo Estadual; e auxiliou os PcDs participaram do processo seletivo do Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN).

Uma delas foi Maria do Socorro Irineu, 37 anos, que tem deficiência visual e aproveitou a oportunidade e foi se candidatar à vaga de auxiliar administrativo no Hospital Regional.

Lucas Henrique Gomes Soares, 29 anos, que tem deficiência auditiva total, recebeu ajuda da técnica responsável pelo programa, Maria Elvira da Silva Alves, na conversação em Libras.

De acordo Maria Elvira, as parcerias da Sepedi com a Associação Comercial de Caraguatatuba e com o Hospital Regional foram importantes para alcançar o resultado positivo, além da captação direta junto às empresas da cidade realizada com a técnica do setor Rosana Passos.

Conforme Maria Elvira, a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho começa com a realização de um cadastro na Sepedi dos interessados; acolhimento e orientações técnicas aos candidatos; recebimento de currículos; capitação de vagas de emprego junto às empresas; seleção e encaminhamento de currículos cadastrados na Sepedi, conforme perfil das vagas ofertadas pelas empresas.

“Após esse processo, prestamos apoio aos contratados e aos contratantes parceiros na fase de adaptação da PcD ao ambiente de trabalho junto às funções a serem desempenhadas e também relacionamento com os colegas”, afirmou.

Todas as pessoas com deficiência que queiram ingressar no mercado de trabalho podem procurar o Setor de Empregabilidade, das 8h às 16h30, de segunda à sexta-feira, na Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira e procurar as técnicas Maria Elvira Alves ou Rosana Passos.

A Sepedi destaca a importância da participação dos comerciantes da cidade: “Façam uma análise se a empresa possui pessoas com deficiência em seus quadros de funcionários. Os líderes e gestores se envolvem com ações de inclusão e diversidade? A empresa possui grupo específico para auxiliar no programa de inclusão? A firma realiza divulgação de iniciativas de valorização da diversidade nas ações de marketing? São reflexões que deixo para construirmos uma sociedade mais inclusiva a todos”, conclui a técnica.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Revisões do PPA 2025 e LDO 2025 de Caraguatatuba são aprovadas na Câmara Municipal
Revisões do PPA 2025 e LDO 2025 de Caraguatatuba são aprovadas na Câmara Municipal

Os projetos da revisão do Plano Plurianual (PPA) 2025 e da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba foram aprovados na sessão ordinária da última terça-feira (18/6), na Câmara Municipal. O PPA é um instrumento de planejamento de médio prazo que ordena as ações

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 19/06/2024
Alistamento militar obrigatório de jovens nascidos em 2006 entra na última quinzena
Alistamento militar obrigatório de jovens nascidos em 2006 entra na última quinzena

O alistamento de jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) de Caraguatatuba nascidos em 2006 segue até o dia 30 de junho, pelo site https://www.alistamento.eb.mil.br/, após a criação de uma conta gov.br ou na Junta Militar mais próxima da residência.   Em

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 17/06/2024
Caraguatatuba recebe Polo de Empregabilidade Inclusivo
Caraguatatuba recebe Polo de Empregabilidade Inclusivo

Caraguatatuba foi o município escolhido, entre as cidades do Litoral Norte, para sediar o Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI), que integra o  Programa Meu Emprego Inclusivo, do Governo do Estado de São Paulo. A sede do PEI já começou a funcionar na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 24/05/2024
Espaço Hartãt Acervo Indígena apresenta “Introspecção de Inverno/ 2024 – Tupi-Guarani”
Espaço Hartãt Acervo Indígena apresenta “Introspecção de Inverno/ 2024 – Tupi-Guarani”

A exposição é fruto da pesquisa desenvolvida pelo Grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas para o ‘Projeto Origens’ O Grupo Ubuntu Caraguatatuba realiza a exposição “Introspecção de Inverno/ 2024 – Tupi-Guarani” no Espaço Hartãt Acervo Indígena. A abertura é na próxima sexta-feira (21), às 10h e fica em cartaz até  15 de setembro.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 18/06/2024
Prefeitura de Caraguatatuba reforça pintura da Praça Cândido Mota
Prefeitura de Caraguatatuba reforça pintura da Praça Cândido Mota

Funcionários da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba realizaram a pintura da Praça Cândido Mota, no Centro. A equipe deu uma demão de tinta nos bancos e no Coreto. A Praça Cândido Mota recebe a 171ª Festa de Santo Antônio entre os dias 29 de maio e 30 de

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 28/05/2024