Pesquisar No Site

Parcerias da Prefeitura e entidades contribuem para melhorar colocação de PcD e idosos no mercado de trabalho

Destaques
Parcerias da Prefeitura e entidades contribuem para melhorar colocação de PcD e idosos no mercado de trabalho
Parcerias da Prefeitura e entidades contribuem para melhorar colocação de PcD e idosos no mercado de trabalho

Balanço da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) de Caraguatatuba aponta que o ano de 2022 contribuiu para melhorar a colocação de mais pessoas com deficiência (PcD) e idosos no mercado de trabalho. Em 12 meses foram realizados 475 atendimentos, feitos 555 encaminhamentos e efetivadas 28 contratações.

Para esse resultado considerado positivo, a Sepedi conta com o Setor de Empregabilidade que recebe currículos desse grupo que quer entrar no mercado de trabalho, faz a prospecção de vagas em empresas locais, encaminha os interessados e dá suporte ao empregado e ao empregador no processo de adaptação às funções.

#PraTodosVerem: Maria Elvira auxilia Lucas Henrique para a entrega da documentação (Foto: Divulgação/PMC)

Para se ter uma ideia da evolução do atendimento, no primeiro quadrimestre de 2022, o Setor de Empregabilidade prestou 89 atendimentos, 173 encaminhamentos a empresas e efetivou uma contratação. Entre maio e agosto, o número de atendimentos saltou para 206, encaminhamentos para 225 e efetivações de contratações, 20. Somente em setembro foram 26 atendimentos, 38 encaminhamentos e uma contratação.

Conforme o relatório, em 2022 a equipe participou de eventos como ‘Meu Emprego Inclusivo’; Polo de Empregabilidade Inclusiva (São José dos Campos); Café Empresarial na Associação Comercial de Caraguatatuba; realizou a capacitação do Programa Pró-Egresso do Governo Estadual; e auxiliou os PcDs participaram do processo seletivo do Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN).

Uma delas foi Maria do Socorro Irineu, 37 anos, que tem deficiência visual e aproveitou a oportunidade e foi se candidatar à vaga de auxiliar administrativo no Hospital Regional.

Lucas Henrique Gomes Soares, 29 anos, que tem deficiência auditiva total, recebeu ajuda da técnica responsável pelo programa, Maria Elvira da Silva Alves, na conversação em Libras.

De acordo Maria Elvira, as parcerias da Sepedi com a Associação Comercial de Caraguatatuba e com o Hospital Regional foram importantes para alcançar o resultado positivo, além da captação direta junto às empresas da cidade realizada com a técnica do setor Rosana Passos.

Conforme Maria Elvira, a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho começa com a realização de um cadastro na Sepedi dos interessados; acolhimento e orientações técnicas aos candidatos; recebimento de currículos; capitação de vagas de emprego junto às empresas; seleção e encaminhamento de currículos cadastrados na Sepedi, conforme perfil das vagas ofertadas pelas empresas.

“Após esse processo, prestamos apoio aos contratados e aos contratantes parceiros na fase de adaptação da PcD ao ambiente de trabalho junto às funções a serem desempenhadas e também relacionamento com os colegas”, afirmou.

Todas as pessoas com deficiência que queiram ingressar no mercado de trabalho podem procurar o Setor de Empregabilidade, das 8h às 16h30, de segunda à sexta-feira, na Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira e procurar as técnicas Maria Elvira Alves ou Rosana Passos.

A Sepedi destaca a importância da participação dos comerciantes da cidade: “Façam uma análise se a empresa possui pessoas com deficiência em seus quadros de funcionários. Os líderes e gestores se envolvem com ações de inclusão e diversidade? A empresa possui grupo específico para auxiliar no programa de inclusão? A firma realiza divulgação de iniciativas de valorização da diversidade nas ações de marketing? São reflexões que deixo para construirmos uma sociedade mais inclusiva a todos”, conclui a técnica.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Poupatempo suspende atendimento presencial no feriado do aniversário de Caraguatatuba
Poupatempo suspende atendimento presencial no feriado do aniversário de Caraguatatuba

O Poupatempo de Caraguatatuba fecha neste sábado, (20/4), devido ao feriado municipal do aniversário de 167 anos de emancipação político-administrativa. As atividades presenciais serão retomadas na próxima segunda-feira (22), a partir das 9h, por meio de agendamento prévio pelo site https://www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, totens de autoatendimento ou WhatsApp (11)

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 19/04/2024
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro do projeto Gabinete em Ação no Massaguaçu
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro Gabinete em Ação no Massaguaçu

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. No local, a população encontrará uma unidade móvel da Prefeitura equipada e com acessibilidade para pessoas com deficiência, com

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 05/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais bolsistas do PEAD para reforço na limpeza pública
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais bolsistas do PEAD para reforço na limpeza pública

A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais cinco bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para se apresentar até a próxima quarta-feira (17/4), das 9h às 11h e das 13h às 16h, ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato, os bolsistas vão

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 15/04/2024
Banda Carlos Gomes faz 60 anos e apresenta concerto
Banda Carlos Gomes faz 60 anos e apresenta concerto

A apresentação é no dia 19 no Teatro Mario Covas. Participam do espetáculo o Água Viva Coral e o Corpo de Baile de Caraguatatuba. A entrada é gratuita Em comemoração aos 60 anos da Banda Municipal “Carlos Gomes”, comemorado dia 20 de abril, e aos 167 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 08/04/2024
Time de basquete de Caraguatatuba avança em competições e se destaca nas partidas
Time de basquete de Caraguatatuba avança em competições e se destaca nas partidas

O time de basquete de Caraguatatuba disputou, no último final de semana, o “Basquete Adulto Metropolitano” contra a equipe XXT Basketball. O time teve um desempenho notável, que deixou a partida acirrada, mesmo que o resultado final não tenha sido favorável. A competição terminou em 73 a 68 para o

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/04/2024