Pesquisar No Site

Palestra sobre Plano Diretor é sucesso e desperta interesse da população em Caraguatatuba

Palestra sobre Plano Diretor é sucesso e desperta interesse da população em Caraguatatuba
Palestra sobre Plano Diretor é sucesso e desperta interesse da população em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou o 3º encontro do Ciclo de Palestras Ambientais, na última quarta-feira (18), e contou com a presença de 80 pessoas. O evento foi considerado um sucesso pela participação do público.

O encontro, inicialmente previsto para durar duas horas, teve início às 18h e seguiu até às 22h, tamanho interesse da população e dos diversos setores da sociedade que estavam presentes.

#PraTodosVerem: Participantes estão sentados nas carteiras do auditório da Secretaria de Educação (Foto: Divulgação/PMC)

Ao todo, 80 pessoas participaram do evento, contemplando os mais variados públicos de associações de bairros, movimentos populares, ONGs ambientalistas, comunidades tradicionais, pescadores artesanais, agricultores familiares, associações de classe como OAB, CRECI, CREA e CAU, empresários e trabalhadores de setores como hospedagem, gastronomia, cultura, turismo em geral, setor náutico, comercio e serviços, profissionais liberais e autônomos, professores, estudantes, servidores públicos e população em geral.

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca também enviou convite aos diversos agentes públicos, nas três instâncias de poder, com maior relação ao tema e atuação mais próxima com a pasta em Caraguatatuba, entre eles, o MPF, SPU, IBAMA, MP, GAEMA, CETESB, SIMA, FF e as Prefeituras dos demais municípios do Litoral Norte. O diálogo com os órgãos públicos é permanente e está sempre aberto.

A apresentação foi realizada pelo diretor de Meio Ambiente, Ronaldo Cheberle, que visou explicar o que é o Plano Diretor e esclarecer as dúvidas dos participantes quanto ao crescimento econômico, geração de trabalho e melhoria constante da qualidade de vida da população.

Para o secretário de Meio Ambiente, Leandro Caetano, o evento foi um grande sucesso, já que a presença e participação de representantes dos mais variados seguimentos da sociedade demonstra a importância do Plano Diretor e a urgência em buscar sua revisão e adequação, considerando que o plano vigente está defasado e em desacordo com diplomas legais mais atuais.

“Conversando com a população notamos que havia uma descrença em participar da elaboração do Plano Diretor, era consenso que todos os planos feitos para o litoral norte possuíam exclusivamente a finalidade de proteger a natureza, de que nada pode, e isto estava gerando muita irritação e aversão aos processos participativos na sociedade. Esse tipo de entendimento precisa ser mudado e o Plano Diretor entendido no seu objetivo prioritário de orientar o uso e ocupação da região urbana com base nos interesses e direitos fundamentais da população, como moradia, saneamento, segurança, transporte, trabalho, educação, saúde, mobilidade e entre outros.”, disse.

A Câmara de Caraguatatuba irá promover nos dias 08 de fevereiro e 15 de março de 2023, a partir das 18h, duas audiências públicas para discussão e explanação do projeto de lei complementar 01/21, de autoria do Executivo Municipal, que faz a adequação do zoneamento do município, previsto no Plano Diretor, ao Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) do Litoral Norte.

Os interessados em participar com sugestões ou pedido de informações podem fazer presencialmente, nos dias das audiências, ou de maneira online com o preenchimento do formulário que está disponível no site oficial da Câmara Municipal de Caraguatatuba (www.camaracaragua.sp.gov.br).

Para consultar o projeto e seus anexos na íntegra, basta clicar no link: https://www.camaracaragua.sp.gov.br/audiencia-plano_diretor.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e desassoreamento de valas estão em bairros da região Sul de Caraguatatuba
Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e desassoreamento de valas estão em bairros da região Sul de Caraguatatuba

Porto Novo, Perequê Mirim e Travessão são alguns dos bairros da região Sul de Caraguatatuba que estão recebendo esta semana serviços de zeladoria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep). Equipes de roçada, varrição e retirada de resíduos e entulhos estão essa semana nas ruas do Porto

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 17/04/2024
Caraguá tem representante no reality de confeitaria “Que Seja Doce”, exibido no canal GNT
Caraguá tem representante no reality de confeitaria “Que Seja Doce”, exibido no canal GNT

O município de Caraguatatuba está sendo representado pelo confeiteiro Felipe Barreto Pereira na 10ª temporada do reality de confeitaria ‘Que seja Doce’, exibido pelo canal GNT. Morador de Caraguá há oito anos, onde atua como professor de confeitaria, Felipe passou pela primeira prova do reality e agora, no dia 9

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 05/04/2024
Caraguatatuba espera 100 participantes na 1º Etapa de Pesca do Campeonato Paulista na praia do Massaguaçu
Caraguatatuba espera 100 participantes na 1º Etapa de Pesca do Campeonato Paulista na praia do Massaguaçu

Caraguatatuba conta neste final de semana com mais um evento esportivo. A 1ª Etapa de Pesca do Campeonato Paulista será realizada na praia do Massaguaçu, a partir das 8h. A competição é organizada pela Federação Paulista de Pesca e Lançamento e conta com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba. A expectativa

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 17/04/2024
Proerd forma mais 168 alunos da rede municipal de Caraguatatuba
Proerd forma mais 168 alunos da rede municipal de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nessa quarta-feira (03) mais uma  formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em parceria com a Polícia Militar. Foram formados 168 alunos da EMEF Professora Jane Urbano Focesi, bairro Perequê Mirim. O evento, realizado nas dependências da unidade escolar, contou

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 03/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba reforça participação dos munícipes com a Coleta Seletiva
Prefeitura de Caraguatatuba reforça participação dos munícipes com a Coleta Seletiva

A Prefeitura de Caraguatatuba está intensificando o apelo à população para que o descarte de materiais para a Coleta Seletiva seja feito nos dias e horários corretos, a fim de garantir a eficiência do serviço. A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca disponibiliza o cronograma completo da coleta pelo

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 02/04/2024