Pesquisar No Site
Palestra sobre Plano Diretor é sucesso e desperta interesse da população em Caraguatatuba

Palestra sobre Plano Diretor é sucesso e desperta interesse da população em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou o 3º encontro do Ciclo de Palestras Ambientais, na última quarta-feira (18), e contou com a presença de 80 pessoas. O evento foi considerado um sucesso pela participação do público.
O encontro, inicialmente previsto para durar duas horas, teve início às 18h e seguiu até às 22h, tamanho interesse da população e dos diversos setores da sociedade que estavam presentes.

#PraTodosVerem: Participantes estão sentados nas carteiras do auditório da Secretaria de Educação (Foto: Divulgação/PMC)
Ao todo, 80 pessoas participaram do evento, contemplando os mais variados públicos de associações de bairros, movimentos populares, ONGs ambientalistas, comunidades tradicionais, pescadores artesanais, agricultores familiares, associações de classe como OAB, CRECI, CREA e CAU, empresários e trabalhadores de setores como hospedagem, gastronomia, cultura, turismo em geral, setor náutico, comercio e serviços, profissionais liberais e autônomos, professores, estudantes, servidores públicos e população em geral.
A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca também enviou convite aos diversos agentes públicos, nas três instâncias de poder, com maior relação ao tema e atuação mais próxima com a pasta em Caraguatatuba, entre eles, o MPF, SPU, IBAMA, MP, GAEMA, CETESB, SIMA, FF e as Prefeituras dos demais municípios do Litoral Norte. O diálogo com os órgãos públicos é permanente e está sempre aberto.
A apresentação foi realizada pelo diretor de Meio Ambiente, Ronaldo Cheberle, que visou explicar o que é o Plano Diretor e esclarecer as dúvidas dos participantes quanto ao crescimento econômico, geração de trabalho e melhoria constante da qualidade de vida da população.
Para o secretário de Meio Ambiente, Leandro Caetano, o evento foi um grande sucesso, já que a presença e participação de representantes dos mais variados seguimentos da sociedade demonstra a importância do Plano Diretor e a urgência em buscar sua revisão e adequação, considerando que o plano vigente está defasado e em desacordo com diplomas legais mais atuais.
“Conversando com a população notamos que havia uma descrença em participar da elaboração do Plano Diretor, era consenso que todos os planos feitos para o litoral norte possuíam exclusivamente a finalidade de proteger a natureza, de que nada pode, e isto estava gerando muita irritação e aversão aos processos participativos na sociedade. Esse tipo de entendimento precisa ser mudado e o Plano Diretor entendido no seu objetivo prioritário de orientar o uso e ocupação da região urbana com base nos interesses e direitos fundamentais da população, como moradia, saneamento, segurança, transporte, trabalho, educação, saúde, mobilidade e entre outros.”, disse.
A Câmara de Caraguatatuba irá promover nos dias 08 de fevereiro e 15 de março de 2023, a partir das 18h, duas audiências públicas para discussão e explanação do projeto de lei complementar 01/21, de autoria do Executivo Municipal, que faz a adequação do zoneamento do município, previsto no Plano Diretor, ao Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) do Litoral Norte.
Os interessados em participar com sugestões ou pedido de informações podem fazer presencialmente, nos dias das audiências, ou de maneira online com o preenchimento do formulário que está disponível no site oficial da Câmara Municipal de Caraguatatuba (www.camaracaragua.sp.gov.br).
Para consultar o projeto e seus anexos na íntegra, basta clicar no link: https://www.camaracaragua.sp.gov.br/audiencia-plano_diretor.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba realiza Semana Nacional de Arquivos e fortalece profissionais da área
Encontros, palestras, roda de conversa e oficinas integraram a 9ª Semana Nacional de Arquivos em Caraguatatuba, com participação de técnicos e público em geral. Tendo como tema “Mudanças Climáticas: preservação e acessibilidade”, a ação também celebra o aniversário do Polo Cultural “Profª Adaly Coelho Passos” e do Museu, que completam

Mostra de Filmes Caiçaras tem nova edição no próximo domingo
Com três projetos audiovisuais gravados em Caraguatatuba com equipe local, a Mostra de Filmes Caiçaras teve início no último dia 22 no Polo Cultural do Travessão e reuniu grande público para assistir a estreia de “Trancistas” e “Corpo Mutável”. A presença do DJ Pippo garantiu muita música e festa no evento. A iniciativa terá continuidade com novas edições nos dias 29 de

Oficina literária “A escrita dentro da diversidade sexual” é destaque nesta semana em Caraguatatuba
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza nesta quinta-feira (26/6), às 18h30, no Museu de Arte e Cultura, a oficina literária “A escrita dentro da diversidade sexual” com Nah Garcia, escritora do romance erótico “Lápis Preto, olhos azuis”. Os interessados em participar

Com uma medalha de ouro, estudantes de Caraguatatuba se destacam na etapa regional dos Jogos Escolares do Estado
Os estudantes da EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz, no bairro Martim de Sá, e o estudante Luiz Arthur, da EMEF Ricardo Luques, na Praia das Palmeiras, representaram Caraguatatuba na etapa regional dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp), na última semana. No dia 10 de junho, a equipe

Haka Expedition 2025 começa nesta quinta-feira em Caraguatatuba
A Praia do Centro, em Caraguatatuba, será o cenário da etapa do Haka Expedition 2025, uma das maiores competições de expedição do Brasil. O evento será realizado entre quinta-feira (19) e domingo (22), e deve reunir atletas nacionais e internacionais para percursos que podem chegar a até 250 km, para