Pesquisar No Site

‘Caraguá Feliz em Preservar’: mais de 430 kg de resíduos são recolhidos por equipe de limpeza de costeira

‘Caraguá Feliz em Preservar’: mais de 430 kg de resíduos são recolhidos por equipe de limpeza de costeira
‘Caraguá Feliz em Preservar’: mais de 430 kg de resíduos são recolhidos por equipe de limpeza de costeira

A equipe de limpeza de costeiras designada pela Prefeitura de Caraguatatuba para atuar na campanha ‘Caraguá Feliz em Preservar’ já recolheu, em uma semana de serviço, 431 kg de resíduos descartados irregularmente.

#PraTodosVerem: Colaboradores com camisetas da campanha erguem placas de conscientização ambiental (Foto: Divulgação/PMC)

Em média, a equipe tem coletado 86 kg de lixos por dia e esse serviço é realizado de forma constante em diversos locais. O objetivo é preservar as regiões de costeira, onde se acumula grande parte dos resíduos jogados nos rios e mares.

Os materiais mais comuns encontrados nesses pontos foram sacos plásticos, latas e garrafas plásticas de refrigerante, bitucas de cigarros e marmitex de isopor vazios.

Já foram contemplados sete dos locais programados para a ação, como o leito do Rio Guaxinduba, Canto Bravo, Rio Lagoa, Tabatinga, Mococa, Cocanha e Praia do Garcez, onde fica a pedra da Freira.

A Prefeitura reforça que a cidade realiza, ao longo de todo ano, diferentes campanhas e ações que promovem a conscientização e o senso de reponsabilidade para com o meio ambiente. Além disso, incentiva o descarte correto dos resíduos por meio da instalação de lixeiras e caçambas nas orlas das praias, bem como as bituqueiras colocadas em pontos estratégicos.

E para auxiliar na campanha de maneira informativa, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca aliou um grupo específico para educação ambiental.

#PraTodosVerem: Rapaz da limpeza de costeira recolhe lixos com apoio de saco e catador (Foto: Divulgação/PMC)

Essa equipe desempenha a função de informar e orientar os munícipes e turistas para as medidas mais conscientes neste verão, aproveitando a oportunidade para apresentar os projetos ambientais adotados pela Prefeitura.

O grupo já alcançou mais de 1.200 pessoas em uma semana de campanha. Eles já atuaram nas praias da Martim de Sá, Indaiá, Centro, Prainha, Tabatinga, Mococa e na Praça Diógenes Ribeiro de Lima.

A realização do projeto é possível devido a aprovação do Conselho Municipal de Meio Ambiente, que abraçou a iniciativa e destinou recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Mostra Novo Cinema Mexicano segue nesta sexta com exibição de filmes na Casa da Democracia
Mostra Novo Cinema Mexicano segue nesta sexta comexibição de filmes na Casa da Democracia

Segue nesta sexta-feira (30/5), às 19h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, em Caraguatatuba, a Mostra Novo Cinema Mexicano – uma realização do Pontos MIS (programa do Museu da Imagem e do Som, de São Paulo), em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e do Consulado

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 27/05/2025
Inicia curso gratuito de LIBRAS na Sepedi
Inicia curso gratuito de LIBRAS na Sepedi

Teve início na segunda (2), à noite, o curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), gratuito, promovido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), ao público em geral. As aulas para iniciantes tem a duração de três meses, com uma turma às segundas e outra

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 03/06/2025
Festa de Santo Antônio movimenta Caraguatatuba com celebrações até 29 de junho
Festa de Santo Antônio movimenta Caraguatatuba com celebrações até 29 de junho

Caraguatatuba vive um dos momentos mais tradicionais de sua religiosidade popular com a 172ª edição da Festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade. Promovida pelo Santuário Diocesano de Santo Antônio, a celebração segue até o dia 29 de junho, unindo fé, tradição e confraternização comunitária. Um dos pontos altos da

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 09/06/2025
Torneio da Cidade de Futebol de Caraguatatuba define classificados às quartas de final
Torneio da Cidade de Futebol de Caraguatatuba define classificados às quartas de final

Estão definidas as equipes que disputarão as quartas de final do Torneio da Cidade de Futebol de Caraguatatuba. No último domingo (8), as oitavas de final foram disputadas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) e no Campo dos Golfinhos. No Cemug, o E.C Barranco Alto garantiu a vaga com

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 09/06/2025
Caraguatatuba intensifica atendimento a pessoas em situação de rua
Caraguatatuba intensifica atendimento a pessoas em situação de rua

A equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) promoveu na manhã da última terça-feira (27), duas ações simultâneas na Praia do Centro e na Praça do Coreto, em Caraguatatuba, com foco na escuta qualificada e no encaminhamento de pessoas em situação de rua para os serviços da rede socioassistencial.

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 28/05/2025