Pesquisar No Site

Ciapi promove atividade para recuperar autonomia de idosos com Parkinson e problemas de saúde que afetam mobilidade

Ciapi promove atividade para recuperar autonomia de idosos com Parkinson e problemas de saúde que afetam mobilidade
Ciapi promove atividade para recuperar autonomia de idosos com Parkinson e problemas de saúde que afetam mobilidade

Há sete meses, o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência (Ciapi)de Caraguatatuba iniciou uma oficina voltada para pessoas com a doença de Parkinson ou com problemas de saúde que comprometam a autonomia e mobilidade.

#PraTodosVerem: Salão do Ciapi. Imagem de uma idosa e dois idosos fazendo exercício com bolas de pilates com os braços. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

As atividades da oficina “Parkinson e Risco de Queda” são elaboradas pela educadora física, Thaís Delfino dos Santos, e são ministradas toda terça e quinta, das 11h às 12h, no salão do Ciapi.

“Nosso público-alvo são idosos que, por algum motivo, perderam a capacidade de se deslocarem sozinhos, sem o auxílio de muletas ou andadores ou que frequentemente perdem o equilíbrio e sofrem quedas. O trabalho é voltado para o fortalecimento muscular, marcha e atenção. São propostos movimentos que causam desequilíbrio na marcha e exigem coordenação motora, justamente para que eles recuperem a segurança na caminhada e nos movimentos”, explicou a professora.

São 35 inscritos nessas aulas, entre eles, Luiz Francisco de Andrade Maia, 68 anos, que começou a apresentar os sintomas do Parkinson há um ano.

#PraTodosVerem: Salão do Ciapi. Imagem de uma idosa caminha em um trilho de plástico disposto no chão para treino da marcha. Dois idosos acompanham a ação para fazerem o mesmo exercício. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

“Quando cheguei ao Ciapi não conseguia vestir, sozinho, calças, por exemplo. Levantar da cama ou cadeira também era com muita dificuldade. Hoje faço tudo sem ajuda. Meu objetivo é retardar ao máximo as consequências da doença”, declarou Maia.

Uma das alunas que está desde o início da atividade, Regina Célia da Costa Rosa, 76 anos, chegou na oficina por causa de quedas constantes em casa e na rua.

“Estava perdendo o equilíbrio para andar e fazer coisas no dia a dia. Tive várias quedas, me machuquei e fui encaminhada inclusive pelo médico para fazer tomografia do cérebro. Mas não foi diagnosticado nenhuma problema sério de saúde que justificasse as quedas. Atualmente estou muito bem. Só tenho a agradecer a professora Thaís”, afirmou.

O aposentado Edmar Tompson de Godoy, 76 anos, chegou para fazer a oficina há quatro meses de muletas. “Como faço tratamento oncológico e por causa da baixa imunidade e da pandemia da Covid-19, fiquei dois anos dentro de casa. Sempre fui ativo e gosto muito de dançar com minha esposa, mas desencadeei uma artrose nos joelhos nesses dois anos que me levaram a usar andador e muletas. Não tenho palavras para explicar o quanto essa oficina é maravilhosa. Não preciso mais de muletas e já voltei a dançar um pouquinho em festas com minha esposa”, disse Godoy.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Campeonato de Beach Soccer 2023 tem hoje três partidas da categoria masculina na Arena Verão
Campeonato de Beach Soccer 2023 tem hoje três partidas da categoria masculina na Arena Verão

A categoria masculina inicia na noite desta terça-feira (17) sua participação no Campeonato de Beach Soccer 2023. Serão três partidas disputadas na Arena Verão, a partir das 19h30. O primeiro confronto é entre Lion F.C. e Real Caiçara. Em seguida, entra na quadra Trem Bala F.C. e Rio do Ouro

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/01/2023
MACC recebe exposição Márcio Pannunzio Quatro Décadas em 2 de fevereiro
MACC recebe exposição Márcio Pannunzio Quatro Décadas em 2 de fevereiro

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) recebe, a partir de 2 de fevereiro, a exposição Márcio Pannunzio Quatro Décadas. Os visitantes poderão apreciar 90 obras entre desenhos, gravuras, pinturas e fotografias. A exposição é uma retrospectiva do artista plástico e fotógrafo Márcio Pannunzio e é organizada pela

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 25/01/2023
1Mais bairros são atendidos com mutirão de limpeza pública em Caraguatatuba
Mais bairros são atendidos com mutirão de limpeza pública em Caraguatatuba

Seguem até a próxima sexta-feira (20), as ações de limpeza e manutenção do programa ‘Bairro a Bairro’ nas ruas do Estrela D’Alva, Jardim Califórnia, Poiares, Jardim Gaivotas, Rio do Ouro, Tinga, Jaraguazinho e Indaiá, em Caraguatatuba. O mutirão de zeladoria urbana é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 18/01/2023
Equipes do Corpo de Bombeiros da região se preparam para operação ‘Chuvas Intensas’
Equipes do Corpo de Bombeiros da região se preparam para operação ‘Chuvas Intensas’

O Comando do 11º Grupamento de Bombeiros iniciou na terça-feira (3) a preparação técnica das suas localizadas no Vale do Paraíba e Litoral Norte. Com isso, todos os equipamentos necessários para o atendimento das ocorrências que envolvam catástrofes meteorológicas nessas regiões estão sendo revisados e colocados em plenas condições de

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 04/01/2023
Dezenas de alunos procuram Secretaria de Esportes de Caraguatatuba para renovar atestado médico
Dezenas de alunos procuram Secretaria de Esportes de Caraguatatuba para renovar atestado médico

Esta terça-feira (3) deu início ao atendimento médico para a renovação de atestados de alunos que praticam atividades esportivas oferecidas pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. Somente no período da manhã foram registrados o comparecimento de mais de 50 pessoas. Uma delas foi a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 03/01/2023