Pesquisar No Site
Ciapi promove atividade para recuperar autonomia de idosos com Parkinson e problemas de saúde que afetam mobilidade

Ciapi promove atividade para recuperar autonomia de idosos com Parkinson e problemas de saúde que afetam mobilidade
Há sete meses, o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência (Ciapi)de Caraguatatuba iniciou uma oficina voltada para pessoas com a doença de Parkinson ou com problemas de saúde que comprometam a autonomia e mobilidade.

#PraTodosVerem: Salão do Ciapi. Imagem de uma idosa e dois idosos fazendo exercício com bolas de pilates com os braços. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
As atividades da oficina “Parkinson e Risco de Queda” são elaboradas pela educadora física, Thaís Delfino dos Santos, e são ministradas toda terça e quinta, das 11h às 12h, no salão do Ciapi.
“Nosso público-alvo são idosos que, por algum motivo, perderam a capacidade de se deslocarem sozinhos, sem o auxílio de muletas ou andadores ou que frequentemente perdem o equilíbrio e sofrem quedas. O trabalho é voltado para o fortalecimento muscular, marcha e atenção. São propostos movimentos que causam desequilíbrio na marcha e exigem coordenação motora, justamente para que eles recuperem a segurança na caminhada e nos movimentos”, explicou a professora.
São 35 inscritos nessas aulas, entre eles, Luiz Francisco de Andrade Maia, 68 anos, que começou a apresentar os sintomas do Parkinson há um ano.

#PraTodosVerem: Salão do Ciapi. Imagem de uma idosa caminha em um trilho de plástico disposto no chão para treino da marcha. Dois idosos acompanham a ação para fazerem o mesmo exercício. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
“Quando cheguei ao Ciapi não conseguia vestir, sozinho, calças, por exemplo. Levantar da cama ou cadeira também era com muita dificuldade. Hoje faço tudo sem ajuda. Meu objetivo é retardar ao máximo as consequências da doença”, declarou Maia.
Uma das alunas que está desde o início da atividade, Regina Célia da Costa Rosa, 76 anos, chegou na oficina por causa de quedas constantes em casa e na rua.
“Estava perdendo o equilíbrio para andar e fazer coisas no dia a dia. Tive várias quedas, me machuquei e fui encaminhada inclusive pelo médico para fazer tomografia do cérebro. Mas não foi diagnosticado nenhuma problema sério de saúde que justificasse as quedas. Atualmente estou muito bem. Só tenho a agradecer a professora Thaís”, afirmou.
O aposentado Edmar Tompson de Godoy, 76 anos, chegou para fazer a oficina há quatro meses de muletas. “Como faço tratamento oncológico e por causa da baixa imunidade e da pandemia da Covid-19, fiquei dois anos dentro de casa. Sempre fui ativo e gosto muito de dançar com minha esposa, mas desencadeei uma artrose nos joelhos nesses dois anos que me levaram a usar andador e muletas. Não tenho palavras para explicar o quanto essa oficina é maravilhosa. Não preciso mais de muletas e já voltei a dançar um pouquinho em festas com minha esposa”, disse Godoy.
Veja Também Recentes

Campeonato de Beach Soccer 2023 tem hoje três partidas da categoria masculina na Arena Verão
A categoria masculina inicia na noite desta terça-feira (17) sua participação no Campeonato de Beach Soccer 2023. Serão três partidas disputadas na Arena Verão, a partir das 19h30. O primeiro confronto é entre Lion F.C. e Real Caiçara. Em seguida, entra na quadra Trem Bala F.C. e Rio do Ouro

MACC recebe exposição Márcio Pannunzio Quatro Décadas em 2 de fevereiro
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) recebe, a partir de 2 de fevereiro, a exposição Márcio Pannunzio Quatro Décadas. Os visitantes poderão apreciar 90 obras entre desenhos, gravuras, pinturas e fotografias. A exposição é uma retrospectiva do artista plástico e fotógrafo Márcio Pannunzio e é organizada pela

Mais bairros são atendidos com mutirão de limpeza pública em Caraguatatuba
Seguem até a próxima sexta-feira (20), as ações de limpeza e manutenção do programa ‘Bairro a Bairro’ nas ruas do Estrela D’Alva, Jardim Califórnia, Poiares, Jardim Gaivotas, Rio do Ouro, Tinga, Jaraguazinho e Indaiá, em Caraguatatuba. O mutirão de zeladoria urbana é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de

Equipes do Corpo de Bombeiros da região se preparam para operação ‘Chuvas Intensas’
O Comando do 11º Grupamento de Bombeiros iniciou na terça-feira (3) a preparação técnica das suas localizadas no Vale do Paraíba e Litoral Norte. Com isso, todos os equipamentos necessários para o atendimento das ocorrências que envolvam catástrofes meteorológicas nessas regiões estão sendo revisados e colocados em plenas condições de

Dezenas de alunos procuram Secretaria de Esportes de Caraguatatuba para renovar atestado médico
Esta terça-feira (3) deu início ao atendimento médico para a renovação de atestados de alunos que praticam atividades esportivas oferecidas pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. Somente no período da manhã foram registrados o comparecimento de mais de 50 pessoas. Uma delas foi a