Pesquisar No Site
Palestras de PANCs e ecogastronomia encerram 6ª Semana de Segurança Alimentar de Caraguatatuba

Palestras de PANCs e ecogastronomia encerram 6ª Semana de Segurança Alimentar de Caraguatatuba
A 6ª Semana de Segurança Alimentar, promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e o Banco de Alimentos, terminou na tarde desta sexta-feira (14/10), no Auditório “Maristela de Oliveira”, na Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), no Centro.
As palestras “Cultivo de Ora-pró-Nobis e consumo de Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs)”, com a nutricionista Miriã da Silva Alexandre, e “Ecogastronomia”, com a gastróloga Melissa Vidal Leite, marcaram o término da programação da 6ª Semana de Segurança Alimentar de Caraguatatuba, iniciada na última segunda-feira (10).

#PraTodosVerem: A nutricionista Miriã da Silva Alexandre falando sobre o papel das Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs) durante a 6ª Semana de Segurança Alimentar de Caraguatatuba (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
De acordo com a nutricionista, Miriã da Silva Alexandre, o termo PANCs foi criado pelo biólogo Valdely Kinupp. “Ele definiu como plantas que podem ser ingeridas, mas não costumam estar na rotina alimentar das pessoas. O uso das PANCs possibilita maior variedade de alimentos, amplia a criatividade culinária e proporciona uma opção saudável de nutrientes variados, dos quais o organismo precisa”, explicou.
A gastróloga Melissa Vidal Leite disse que Ecogastronomia está fundamentada no movimento “slowfood”. “É um reconhecimento das fortes conexões entre o prato e o planeta, e o fato de que nossas escolhas alimentares têm grande impacto na saúde do meio ambiente e da sociedade. Dessa forma, a Ecogastronomia tem como objetivos, salvaguardar alimentos, matéria-prima e métodos tradicionais de cultivo e transformação dos alimentos. Também defende a biodiversidade de variedades e protege locais de convívio que forma a herança cultural, devido ao valor histórico, artístico e social,” detalhou.

#PraTodosVerem: A gastróloga Melissa Vidal Leite falando sobre Ecogastronomia durante a 6ª Semana de Segurança Alimentar de Caraguatatuba (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
A programação também contou com as Oficinas de Temperos com Receitas do Tempero Caiçara e de Aproveitamento Integral com Chef Daniel dos Santos Siqueira, e a palestra “Hortas Comunitárias”, com o secretário de Urbanismo, Wilber Cardoso.
A Semana de Segurança Alimentar foi instituída pela Lei 1.374. de 03 de abril de 2007, que estabelece a Semana de Combate a Fome e a Desnutrição “Josué de Castro” no município de Caraguatatuba, do vereador e atual secretário de Habitação, Francisco Carlos Marcelino.
O Banco de Alimentos, além de receber doações de alimentos sem valor comercial e próprios para o consumo e fazer o encaminhamento dos produtos a diversas entidades sociais da cidade, também promove atividades de educação nutricional como cursos e oficinas.
Veja Também Recentes

Nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma posse
De acordo com o Censo Demográfico de 2022, 51,5% da população brasileira é composta por mulheres. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) é um órgão que atua na defesa dos direitos e na promoção de políticas públicas das mulheres. Caraguatatuba elegeu nova diretoria para o Conselho Municipal dos

Trabalhos de zeladoria continuam nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba no início de abril
A Secretaria de Serviços Públicos promoveu diversas atividades de zeladoria durante a semana em bairros das regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba. Desde segunda-feira (31/3), grupos descentralizados de trabalhadores do Governo Municipal realizaram mutirão de limpeza, operação tapa-buracos, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e

Viadutos no planalto da Tamoios ganham reforço estrutural
A Concessionária Tamoios realiza até novembro atividades de reforço das estruturas de alguns viadutos localizados no trecho de planalto da rodovia. As atividades têm por objetivo a manutenção preventiva para manter a segurança dos usuários. As intervenções serão realizadas no km 21,5, km 34 e km 38,4. Em decorrência da

Núcleo Comunitário e Cultural do Massaguaçu recebe Pré-Conferência de Direitos da Pessoa Idosa da região norte nesta quarta-feira
Os moradores do Massaguaçu e dos bairros da região norte têm a oportunidade de discutir, opinar e propor ações voltadas aos idosos do município, durante a pré-conferência de Direitos da Pessoa Idosa, nesta quarta-feira (16). O encontro será no Núcleo Comunitário e Cultural “Calixto Leandro, na Avenida Geraldo Alves, 42,

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba abre três novas exposições neste sábado
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abre neste sábado (19/4), às 10h, as exposições: “Edna Lins – Tributo”, uma homenagem em memória da artista; “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção de obras gravadas do artista espanhol