Pesquisar No Site
Palestras de PANCs e ecogastronomia encerram 6ª Semana de Segurança Alimentar de Caraguatatuba
Palestras de PANCs e ecogastronomia encerram 6ª Semana de Segurança Alimentar de Caraguatatuba
A 6ª Semana de Segurança Alimentar, promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e o Banco de Alimentos, terminou na tarde desta sexta-feira (14/10), no Auditório “Maristela de Oliveira”, na Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), no Centro.
As palestras “Cultivo de Ora-pró-Nobis e consumo de Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs)”, com a nutricionista Miriã da Silva Alexandre, e “Ecogastronomia”, com a gastróloga Melissa Vidal Leite, marcaram o término da programação da 6ª Semana de Segurança Alimentar de Caraguatatuba, iniciada na última segunda-feira (10).

#PraTodosVerem: A nutricionista Miriã da Silva Alexandre falando sobre o papel das Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs) durante a 6ª Semana de Segurança Alimentar de Caraguatatuba (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
De acordo com a nutricionista, Miriã da Silva Alexandre, o termo PANCs foi criado pelo biólogo Valdely Kinupp. “Ele definiu como plantas que podem ser ingeridas, mas não costumam estar na rotina alimentar das pessoas. O uso das PANCs possibilita maior variedade de alimentos, amplia a criatividade culinária e proporciona uma opção saudável de nutrientes variados, dos quais o organismo precisa”, explicou.
A gastróloga Melissa Vidal Leite disse que Ecogastronomia está fundamentada no movimento “slowfood”. “É um reconhecimento das fortes conexões entre o prato e o planeta, e o fato de que nossas escolhas alimentares têm grande impacto na saúde do meio ambiente e da sociedade. Dessa forma, a Ecogastronomia tem como objetivos, salvaguardar alimentos, matéria-prima e métodos tradicionais de cultivo e transformação dos alimentos. Também defende a biodiversidade de variedades e protege locais de convívio que forma a herança cultural, devido ao valor histórico, artístico e social,” detalhou.

#PraTodosVerem: A gastróloga Melissa Vidal Leite falando sobre Ecogastronomia durante a 6ª Semana de Segurança Alimentar de Caraguatatuba (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
A programação também contou com as Oficinas de Temperos com Receitas do Tempero Caiçara e de Aproveitamento Integral com Chef Daniel dos Santos Siqueira, e a palestra “Hortas Comunitárias”, com o secretário de Urbanismo, Wilber Cardoso.
A Semana de Segurança Alimentar foi instituída pela Lei 1.374. de 03 de abril de 2007, que estabelece a Semana de Combate a Fome e a Desnutrição “Josué de Castro” no município de Caraguatatuba, do vereador e atual secretário de Habitação, Francisco Carlos Marcelino.
O Banco de Alimentos, além de receber doações de alimentos sem valor comercial e próprios para o consumo e fazer o encaminhamento dos produtos a diversas entidades sociais da cidade, também promove atividades de educação nutricional como cursos e oficinas.
Veja Também Recentes
Prefeitura encerra curso de Artefatos Artesanais para datas comemorativas em Caraguatatuba
Peças produzidas com casca de ovo, bucha vegetal, folhas, fibras e sementes da região marcaram o curso de Artefatos Artesanais para Datas Comemorativas, realizado com artesãos de Caraguatatuba. Entre os produtos confeccionados estão quadros de mosaico, cavalinhos de pau, coelhos, presépios e guirlandas elaborados com matérias-primas naturais e recicláveis. A
Espetáculo “Um Dia Muito Especial” com Reynaldo Gianecchini é destaque no Teatro Mario Covas neste fim de semana
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta neste sábado (25), às 20h, e domingo (26), às 19h, o renomado espetáculo “Um Dia Muito Especial”, estrelado pelos atores Reynaldo Gianecchini e Maria Casadevall. Os ingressos podem ser adquiridos pelo link https://tinyurl.com/yh7c4w4d. Com origem do filme homônimo de Ettore Scola, lançado em
Artesãos com CNA: Inscrições abertas para o curso de Artefatos Artesanais para datas comemorativas
A Prefeitura de Caraguatatuba e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) abrem inscrições para o curso prático de “Artefatos Artesanais para datas comemorativas”, que será realizado das 8h às 17h, nos dias 25, 26, 27, 29 e 30 de junho, no Polo Cultural Fundacc, na Rua Teotino Tibiriçá
Prefeitura de Caraguatatuba inicia convocações do processo seletivo de 2026 com 87 estagiários de sete cursos
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba chamou os 87 primeiros aprovados de sete cursos do Processo Seletivo Para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários nº 01/2026 e mais um do Processo Seletivo Complementar 01/2025 Para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários para se apresentar até a
Fundacc abre inscrições para 17º Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro e Rua e Teatro de Bonecos de Caraguatatuba
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) lançou na última sexta-feira (17/7) o edital para a 17ª edição do Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua e Teatro de Bonecos de Caraguatatuba, que será realizada entre os dias 12 e 20 de setembro, na Praça Dr. Cândido Motta,