Pesquisar No Site

Estudantes de Caraguatatuba vivem jornada espacial com Planetário Itinerante

Estudantes de Caraguatatuba vivem jornada espacial com Planetário Itinerante
Estudantes de Caraguatatuba vivem jornada espacial com Planetário Itinerante

Os alunos dos 6º e 8º anos do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Caraguatatuba participam do projeto ‘Planetário Itinerante Urânia – Planetário Móvel na Sua Escola’. O projeto começou nesta segunda-feira (4) e segue até sexta-feira (8), sempre das 8h às 17h40. A expectativa é que mais de 2,5 mil estudantes participem da ação.

#PraTodosVerem – Planetário Itinerante leva experiência imersiva em astronomia às escolas municipais de Caraguatatuba (Foto:Luís Gava/PMC)

A iniciativa contempla apresentações dentro de uma cúpula inflável equipada com projetor fulldome de alta definição e sistema de som surround, criando uma experiência imersiva e impactante para os estudantes. As sessões contarão com a mediação de um profissional qualificado com formação em Astronomia.

O projeto também oferece formação continuada para professores, por meio de plataforma digital disponibilizada pela empresa contratada. A ação fortalece o ensino de Ciências Naturais, com foco em Astronomia e áreas correlatas.

Nesta segunda-feira (4), o polo do projeto foi a escola EMEF Profª Antônia Antunes Arouca, no Massaguaçu. Estudantes da EMEF Prof. Auracy Mansano e EMEF Luiz Silvar do Prado também marcaram presença.

“É uma iniciativa planejada para complementar o trabalho dos professores em sala de aula. Alunos do 6º e 8ºano contam com Astronomia na grade curricular”, explica o professor e coordenador do projeto Plenário Itinerante, Eduardo Gigliotti.

A Alice, aluna do 6º ano da rede municipal, ficou impressionada com a experiência. “Foi muito legal. Parece que você está no espaço de verdade. Eu gostaria de ir mais vezes, é uma experiência muito legal”.

Obafog

No quinta-feira (7), a EMEF Prof. Euclydes Ferreira também será sede da etapa municipal classificatória da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – Modalidade Foguetes (Obafog). Entre 13h e 16h, os alunos realizam o lançamento dos foguetes produzidos em sala. O evento contará com a premiação dos estudantes classificados para a 2ª fase nacional.

A iniciativa valoriza o conhecimento científico e amplia o acesso à Astronomia, promove aprendizado de forma lúdica, tecnológica e inspiradora, com o reconhecimento dos estudantes medalhistas que se destacaram durante a realização da Olimpíada no primeiro semestre.

Cronograma de visitação do projeto ‘Planetário Itinerante Urânia – Planetário Móvel na Sua Escola’, manhã e tarde, das 8h às 17h40:

  • 5 de agosto (terça-feira)

Escola Polo: EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira

Escola visitante: EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho

  • 6 de agosto (quarta-feira)

Escola Polo: EMEF Prof. Antônio de Freitas Avelar

Escola visitante: EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz

  • 7 de agosto (quinta-feira)

Escola Polo: EMEF Profº Euclydes Ferreira

Escola visitante: EMEF Profª Maria Aparecida Ujio

  • 8 de agosto (sexta-feira)

Escola Polo: EMEF Profº Euclydes Ferreira

Escola visitante: EMEFBS Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra e CIEFI Profª Edna Maria Nogueira Ferraz

Secretaria de Comunicação 4/8/2025

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Área pública recuperada no Mar Verde recebe mais de 70 mudas nativas
Área pública recuperada no Mar Verde recebe mais de 70 mudas nativas

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nesta segunda-feira (3) o plantio de mais de 70 mudas de espécies nativas em uma área pública recuperada no bairro Mar Verde, na região do Massaguaçu. O local havia sido ocupado irregularmente e recebeu uma construção clandestina, posteriormente demolida. A nova etapa da recuperação ambiental

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 03/08/2026
“Encontro de Ilustradores” marca Quarta Literária no mês de julho
“Encontro de Ilustradores” marca Quarta Literária no mês de julho

A próxima Quarta Literária da Kaká já tem data marcada. O encontro será realizado no dia 29 de julho (quarta-feira), às 19h, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, localizada na sede da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). A entrada é gratuita e não é necessário se inscrever. Com o

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 15/07/2026
Dentistas da rede municipal recebem capacitação para atendimento de urgências odontológicas em Caraguatatuba
Dentistas da rede municipal recebem capacitação para atendimento de urgências odontológicas em Caraguatatuba

Cirurgiões-dentistas que atuam na rede municipal de saúde de Caraguatatuba participam de uma capacitação em Endodontia, área da odontologia responsável pelo tratamento da parte interna dos dentes, incluindo a polpa e os canais radiculares, no dia 11 de agosto, às 14h, no auditório da UPA Centro. O treinamento, promovido pela

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 24/07/2026
Homem é preso em flagrante por descumprir medida protetiva após ação da Guarda Municipal em Caraguatatuba
Homem é preso em flagrante por descumprir medida protetiva após ação da Guarda Municipal em Caraguatatuba

Na noite da última terça-feira (21), a Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba foi acionada pelo Centro de Operações Integradas (COI) para atender uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva no bairro Rio do Ouro. Ao chegar ao endereço, à equipe recebeu autorização da moradora para entrar na residência e

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 23/07/2026
Oportunidade de qualificação: curso gratuito de Carpinteiro de Obras tem inscrições abertas em Caraguatatuba
Oportunidade de qualificação: curso gratuito de Carpinteiro de Obras tem inscrições abertas em Caraguatatuba

A Secretaria Municipal de Governo de Caraguatatuba, em parceria com o Qualifica SP do governo do estado de São Paulo, oferece, gratuitamente, o curso de Carpinteiro de Obras. A formação tem como objetivo qualificar o estudante para confeccionar, montar e desmontar formas e escoramentos para estruturas de concreto armado, bem

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 28/07/2026