Pesquisar No Site

Ciapi faz entrega de premiações aos vencedores dos torneios de bilhar, bocha, dominó e gincana

Ciapi faz entrega de premiações aos vencedores dos torneios de bilhar, bocha, dominó e gincana
Ciapi faz entrega de premiações aos vencedores dos torneios de bilhar, bocha, dominó e gincana

O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência (Ciapi) promoveu na primeira semana de outubro torneios de bilhar, bocha e dominó e também uma gincana, voltados aos idosos frequentadores do Centro Dia e do Centro de Convivência.

#PraTodosVerem: Palco do Ciapi. Imagem dos vencedores da gincana. (Foto: Divulgação/PMC)

O objetivo foi marcar a celebração do Dia Internacional do Idoso, 1º de outubro, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa.

De acordo com o professor de Educação Física, José Roberto da Silva, as competições tiveram o objetivo de promover a interação entre os mais de 800 idosos que frequentam o Ciapi, diariamente.

“Participaram das atividades usuários, professores e funcionários do Ciapi e da Acalento, onde propusemos tarefas de forma lúdica, recreativa, para que todos pudessem exercitar suas habilidades físicas e mentais e colaborativas”, disse.

#PraTodosVerem: Palco do Ciapi. Imagem dos vencedores no dominó Palco do Ciapi.. (Foto: Divulgação/PMC)

No bilhar foram 16 inscritos; na bocha, 14; e 34 pessoas no dominó. “A organização dos torneios foi um desafio prazeroso. Agradeço a oportunidade e que venham os próximos”, declarou a funcionária do Ciapi/Acalento, Jéssica Janer Rodrigues.

Os três primeiros colocados no torneio de bilhar foram: 1º lugar, Altair Alves; 2º lugar, Rodrigo Ribeiro; e 3º lugar, Eugênio Quintino. Na bocha a colocação final foi: 1º lugar, Odair Cornachione; 2º lugar, Dagoberto José Ávila; e 3º lugar, Amarildo Passos. No dominó: 1º lugar para a dupla Eugênio Quintino e Maria da Glória Gonçalves Silva; 2º lugar, Hamilton Bento e Isaura da Silva; e 3º lugar, Amélia Jaques e Ivaldo Tavares. Na gincana foram 150 inscritos divididos em duas equipes, amarela e vermelha, sendo a vencedora a equipe amarela.

Ciapi

O Ciapi de Caraguatatuba é um equipamento da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), sendo administrado pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento, sob supervisão da Sepedi e oferece dois serviços: o Centro Dia e o Centro de Convivência.

#PraTodosVerem: Imagem dos vencedores do bilhar Palco do Ciapi. (Foto: Divulgação/PMC)

O Centro Dia, onde a pessoa passa a manhã e tarde, é destinado a ofertar o serviço da Proteção Social Especial, proporcionando atenção integral, cuidados básicos e promoção da qualidade de vida, preservando os laços familiares e comunitários para usuários com semidependência e vulnerabilidade social, entre idosos e pessoas com deficiência acima de 18 anos.

Os principais objetivos do Centro Dia são o de prevenir situações de risco social; evitar o isolamento; fortalecer vínculos familiares; atender necessidades básicas e ofertar cuidados básicos, possibilitando autonomia, entre outras.

O Centro de Convivência oferece ações integradas (natação, hidroginástica, bocha, ginástica funcional, musculação, balance, dança de salão, entre outras) que estimulam a convivência e a socialização com o propósito de contribuir para uma vida saudável, autônoma e ativa dos frequentadores.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fundacc inicia inscrições para Oficinas Culturais e realiza divulgação nos bairros
Fundacc inicia inscrições para Oficinas Culturais e realiza divulgação nos bairros

As inscrições seguem até 26 de fevereiro. Em 2024 estão previstas 5,2 mil vagas disponíveis e as aulas têm início no dia 4 de março A partir desta terça-feira (20) até a próxima sexta (23), artistas orientadores da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) estarão nos bairros e região central da

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 19/02/2024
Zona Azul funciona de forma diferenciada durante Carnaval
Zona Azul funciona de forma diferenciada durante Carnaval

A Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, da Prefeitura de Caraguatatuba, informa que o estacionamento rotativo de vagas na região central da cidade, a Zona Azul, terá horários diferenciados durante o período de Carnaval. Confira os dias e os horários em que será feita a cobrança: No sábado

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 05/02/2024
UTGCA faz Parada Programada de Manutenção a partir de março
UTGCA faz Parada Programada de Manutenção a partir de março

A Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) realizará, a partir do dia 3 de março, uma Parada Programada de Manutenção que seguirá até o dia 23 do mesmo mês. O objetivo da Parada é a inspeção geral em equipamentos como vasos, permutadores, torres e flautas para atender os

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 22/02/2024
Prefeitura de Caraguatatuba trabalha na recuperação de galeria rompida no Jaraguazinho após chuvas
Prefeitura de Caraguatatuba trabalha na recuperação de galeria rompida no Jaraguazinho após chuvas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), deu início à troca de uma tubulação danificada em uma galeria de águas pluviais no bairro Jaraguazinho nesta quinta-feira (15). A ruptura da tubulação se deu por conta das chuvas e o grande volume de água que desceu

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 15/02/2024
Fundo Social entrega alimentos arrecadados no Bloco da Solidariedade às instituições sociais
Fundo Social entrega alimentos arrecadados no Bloco da Solidariedade às instituições sociais

O Fundo Social iniciou nesta semana, a entrega dos alimentos arrecadados no Bloco da Solidariedade. A troca dos abadás resultou em 1.350 quilos de alimentos e até o momento distribuíram 1 tonelada de mantimentos às instituições sociais. Já foram beneficiados o Lar São Francisco, Sosaned-Restitui e outras comunidades terapêuticas no

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 21/02/2024