Pesquisar No Site

Ciapi faz entrega de premiações aos vencedores dos torneios de bilhar, bocha, dominó e gincana

Ciapi faz entrega de premiações aos vencedores dos torneios de bilhar, bocha, dominó e gincana
Ciapi faz entrega de premiações aos vencedores dos torneios de bilhar, bocha, dominó e gincana

O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência (Ciapi) promoveu na primeira semana de outubro torneios de bilhar, bocha e dominó e também uma gincana, voltados aos idosos frequentadores do Centro Dia e do Centro de Convivência.

#PraTodosVerem: Palco do Ciapi. Imagem dos vencedores da gincana. (Foto: Divulgação/PMC)

O objetivo foi marcar a celebração do Dia Internacional do Idoso, 1º de outubro, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa.

De acordo com o professor de Educação Física, José Roberto da Silva, as competições tiveram o objetivo de promover a interação entre os mais de 800 idosos que frequentam o Ciapi, diariamente.

“Participaram das atividades usuários, professores e funcionários do Ciapi e da Acalento, onde propusemos tarefas de forma lúdica, recreativa, para que todos pudessem exercitar suas habilidades físicas e mentais e colaborativas”, disse.

#PraTodosVerem: Palco do Ciapi. Imagem dos vencedores no dominó Palco do Ciapi.. (Foto: Divulgação/PMC)

No bilhar foram 16 inscritos; na bocha, 14; e 34 pessoas no dominó. “A organização dos torneios foi um desafio prazeroso. Agradeço a oportunidade e que venham os próximos”, declarou a funcionária do Ciapi/Acalento, Jéssica Janer Rodrigues.

Os três primeiros colocados no torneio de bilhar foram: 1º lugar, Altair Alves; 2º lugar, Rodrigo Ribeiro; e 3º lugar, Eugênio Quintino. Na bocha a colocação final foi: 1º lugar, Odair Cornachione; 2º lugar, Dagoberto José Ávila; e 3º lugar, Amarildo Passos. No dominó: 1º lugar para a dupla Eugênio Quintino e Maria da Glória Gonçalves Silva; 2º lugar, Hamilton Bento e Isaura da Silva; e 3º lugar, Amélia Jaques e Ivaldo Tavares. Na gincana foram 150 inscritos divididos em duas equipes, amarela e vermelha, sendo a vencedora a equipe amarela.

Ciapi

O Ciapi de Caraguatatuba é um equipamento da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), sendo administrado pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento, sob supervisão da Sepedi e oferece dois serviços: o Centro Dia e o Centro de Convivência.

#PraTodosVerem: Imagem dos vencedores do bilhar Palco do Ciapi. (Foto: Divulgação/PMC)

O Centro Dia, onde a pessoa passa a manhã e tarde, é destinado a ofertar o serviço da Proteção Social Especial, proporcionando atenção integral, cuidados básicos e promoção da qualidade de vida, preservando os laços familiares e comunitários para usuários com semidependência e vulnerabilidade social, entre idosos e pessoas com deficiência acima de 18 anos.

Os principais objetivos do Centro Dia são o de prevenir situações de risco social; evitar o isolamento; fortalecer vínculos familiares; atender necessidades básicas e ofertar cuidados básicos, possibilitando autonomia, entre outras.

O Centro de Convivência oferece ações integradas (natação, hidroginástica, bocha, ginástica funcional, musculação, balance, dança de salão, entre outras) que estimulam a convivência e a socialização com o propósito de contribuir para uma vida saudável, autônoma e ativa dos frequentadores.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba está com 242 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 242 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (24), o quadro de vagas de emprego para 242 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 24/04/2024
Exposição “Ecoar” traz obras indígenas, africanas e o universo feminino
Exposição “Ecoar” traz obras indígenas, africanas e o universo feminino

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) apresenta a exposição “Ecoar”, do grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, em comemoração ao aniversário do município. A abertura é dia 20 de abril, às 18h. A entrada é gratuita e a mostra é livre para todos os públicos. Entre outros eventos culturais

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/04/2024
Prefeitura reforça pintura da base do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba
Prefeitura reforça pintura da base do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba

Funcionários da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba estão pintando a base do 4º Subgrupamento do 11º Grupamento de Bombeiros Militar, no Indaiá. Os servidores cedidos pela Prefeitura iniciaram os trabalhos de pintura em fevereiro. O serviço deve ser concluído na segunda quinzena de abril. Ligado à Polícia Militar

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 10/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba inicia reconstrução da ponte do Verde Mar
Prefeitura de Caraguatatuba inicia reconstrução da ponte do Verde Mar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, deu início essa semana à obra de reconstrução da ponte sobre o rio Cocanha, no bairro Verde Mar, Região Norte do município. A estrutura foi danificada por fortes chuvas ocorridas no ano passado e o problema foi

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 04/04/2024
Projeto Caraguá tem Contos abre inscrições para oficina de narração de histórias para educadores
Projeto Caraguá tem Contos abre inscrições para oficina de narração de histórias para educadores

O projeto foi  idealizado e produzido por Ailton Guedes, com o apoio da Fundacc e realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo O projeto “Caraguá Tem Contos” realiza em Caraguatatuba apresentações de narração de histórias com Ailton Guedes e artistas convidados da região, trazendo para o público, diversos repertórios de contos

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 03/04/2024