Pesquisar No Site

Bitucas de cigarro viram papel artesanal em Caraguatatuba

Bitucas de cigarro viram papel artesanal em Caraguatatuba
Bitucas de cigarro viram papel artesanal em Caraguatatuba

O projeto da Prefeitura de Caraguatatuba envolvendo a reciclagem de bitucas de cigarro reuniu, na última quarta-feira (05), professores da rede municipal de ensino para uma oficina de papel artesanal.

O evento foi realizado na sede da Secretaria de Educação e contou com a participação de docentes do Ensino Fundamental (Anos Iniciais), professores de Arte e até inspetores de alunos. Ao todo, oito funcionários participaram da atividade.

#PraTodosVerem: Professores observam e realizam processos para criação de papel (Foto: Mayara Peixoto/PMC)

A capacitação foi ministrada pela especialista na área de papel artesanal, Leila Prado, que também é proprietária da empresa Papel do Quintal, que atua há quase 20 anos com reaproveitamento de fibras naturais e rejeitos.

Os professores passaram por todo o processo de elaboração do papel reciclado, desde a diluição da celulose até técnicas de reaproveitamento das folhas de forma artesanal e atrativa.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a empresa Poiato Recicla, que é patenteada para realizar a reciclagem do material e a Flow Sustentável.

As bitucas foram descontaminadas e transformadas em massa celulósica (papel) para que pudessem ser aproveitadas.

A atividade foi promovida para os profissionais da educação como uma estratégia para que os conhecimentos adquiridos possam virar projetos de reciclagem que envolvam as escolas e os próprios alunos.

Os trabalhos manuais ajudam na percepção das questões sociais de valorização do trabalho, da autonomia e relacionamento interpessoal. Além disso, o artesanato pode se tornar uma fonte de renda com a confecção de enfeites, blocos de nota, cadernos e entre outros.

Projeto das bituqueiras:

A Prefeitura de Caraguatatuba já completou um ano de parceria com as empresas Flow Sustentável e Poiato Recicla para a promoção do programa ‘Caraguatatuba sem Bitucas’.

Para reduzir a poluição por conta deste material tóxico, a cidade possui coletores de bitucas instalados em diversos pontos da cidade. Alguns deles podem ser encontrados no Mirante Pôr do Som, Entreposto de Pesca do Camaroeiro, Complexo Turístico do Camaroeiro, Parque Trombini, Feira de Artesanato da Praça Diógenes Ribeiro de Lima e Calçadão Santa Cruz. Nas praias Martim de Sá, Prainha e Cocanha foram colocados cinzeiros de praias confeccionados com bambu.

Essa é mais uma forma de conscientização sobre o quanto pequenos atos, como o descarte correto de uma simples bituca, pode fazer a diferença no meio onde se vive.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba espera 100 participantes na 1º Etapa de Pesca do Campeonato Paulista na praia do Massaguaçu
Caraguatatuba espera 100 participantes na 1º Etapa de Pesca do Campeonato Paulista na praia do Massaguaçu

Caraguatatuba conta neste final de semana com mais um evento esportivo. A 1ª Etapa de Pesca do Campeonato Paulista será realizada na praia do Massaguaçu, a partir das 8h. A competição é organizada pela Federação Paulista de Pesca e Lançamento e conta com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba. A expectativa

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 17/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para nova modalidade de Beach Tennis
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para nova modalidade de Beach Tennis

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, incluiu mais uma modalidade no projeto Nova Onda, que é o Beach Tennis. As aulas serão na quadra de areia do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). As aulas serão ministradas em diversos horários durante a semana, com

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 26/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre Concurso de Fotografia para comemorações do 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura de Caraguatatuba abre Concurso de Fotografia para comemorações do ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realiza a abertura do Concurso de Fotografia a partir desta terça-feira (16), em celebração ao ‘Dia do Observador de Aves’, no dia 16 de maio. O evento será comemorado pela primeira vez na cidade, uma vez

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 16/04/2024
Banda Carlos Gomes faz 60 anos e apresenta concerto
Banda Carlos Gomes faz 60 anos e apresenta concerto

A apresentação é no dia 19 no Teatro Mario Covas. Participam do espetáculo o Água Viva Coral e o Corpo de Baile de Caraguatatuba. A entrada é gratuita Em comemoração aos 60 anos da Banda Municipal “Carlos Gomes”, comemorado dia 20 de abril, e aos 167 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 08/04/2024
Representante de Caraguatatuba vence reality de confeitaria “Que Seja Doce”, do canal GNT
Representante de Caraguatatuba vence reality de confeitaria “Que Seja Doce”, do canal GNT

A vitória na competição da 10ª temporada do reality de confeitaria ‘Que seja Doce’, exibido pelo canal GNT, foi para o representante de Caraguatatuba, o  confeiteiro Felipe Barreto Pereira. O programa da segunda e última prova do reality foi ao ar no dia 9 de abril e nele foi escolhido

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 11/04/2024