Pesquisar No Site

Setembro Azul: Alunos de escola municipal bilíngue recebem carteira de cultura da Sepedi que garante gratuidade em eventos

Setembro Azul: Alunos de escola municipal bilíngue recebem carteira de cultura da Sepedi que garante gratuidade em eventos
Setembro Azul: Alunos de escola municipal bilíngue recebem carteira de cultura da Sepedi que garante gratuidade em eventos

Desde 2014, por meio da Lei Municipal 177, é assegurada às pessoas com deficiência residentes em Caraguatatuba, a isenção do pagamento do valor cobrado para ingresso em casas de diversões, praças esportivas e similares, locais de shows e espetáculos no município.

#PraTodosVerem – Imagem das dependência da Emefebs Professor Ricardo Luques Sammarco Serra. A fonoaudióloga do setor de Planejamento e Atendimento da Sepedi, Paula Hiromi Kavadi (Foto: Luís Gava/PMC)

Essa credencial de cultura é emitida pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi). Entre as ações realizadas dentro do “Setembro Azul”, mês que marca a luta da comunidade surda pelos seus direitos, a Sepedi fez a renovação ou primeira via das carteiras para 17 alunos surdos ou com deficiência auditiva que estudam na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Bilíngue para Surdos (Emefebs) Professor Ricardo Luques Sammarco Serra, no bairro Praia das Palmeiras, única escola bilíngue para surdos do Litoral Norte.

O aluno Yago Samuel Amaro Grotti, 11 anos, vibrou com a novidade. “Agora vou poder ir ao parque (Trombini) com meus amigos”, declarou.

A diretora da escola bilíngue, Josiane Alcântara, disse que essa ação da equipe da Sepedi demonstra aos estudantes surdos ou com deficiência auditiva que eles têm os mesmos direitos que os ouvintes. “Eles se sentem prestigiados e empoderados”, disse.

#PraTodosVerem – Imagem das dependência da Emefebs Professor Ricardo Luques Sammarco Serra. O secretário da Sepedi, Amauri Toledo, faz entrega de uma carteira de cultura a um aluno (Foto: Luís Gava/PMC)

O secretário da Sepedi, Amauri Toledo, ressaltou a importância do diálogo, intercâmbio e parceria entre as secretarias, no sentido de facilitar a vida do munícipe com deficiência. “A equipe da Sepedi está comprometida em garantir o melhor atendimento às pessoas com deficiência da nossa cidade. Podem contar conosco”, afirmou.

Prestigiaram também a ação a fonoaudióloga do setor de Planejamento e Atendimento da Sepedi, Paula Hiromi Kavadi, e a diretora do setor de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação, Fabiana Matos.

*Setembro Azul – Dia Nacional dos Surdos* 

Dia 26 de setembro é comemorado o Dia Nacional dos Surdos. A data foi oficializada pelo Decreto Lei nº 11.796/ 2008 para promover a inclusão social de pessoas com deficiência auditiva.

Este dia foi escolhido em homenagem à inauguração do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no Rio de Janeiro, primeira escola para surdos no Brasil da primeira escola de surdos do Brasil.

O “Setembro Azul” tem por objetivo manter viva a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Cultura Surda, além da busca incessante pelo direito à educação de qualidade para a comunidade surda.

A escolha do azul foi para ressignificar uma passagem trágica da história da humanidade. Para identificar as pessoas com alguma deficiência, os nazistas amarravam faixas azuis em seus braços. Dessa forma, a comunidade surda escolheu o azul turquesa para representar e mostrar a superação e luta por trás do ser surdo e manter viva a memória daqueles que sofreram consequências desumanas apenas por existirem.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

PAT de Caraguatatuba conta com 219 vagas de emprego até sexta-feira
PAT de Caraguatatuba conta com 219 vagas de emprego até sexta-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba atualizou para 219 vagas de emprego disponíveis até sexta-feira (16). Os cargos com mais vagas são 30 para Motoboy e 30 para Promotor Repositor. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://tinyurl.com/2y9d9asm

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 14/09/2022
Novos representantes do Conselho Municipal de Assistência Social tomam posse no dia 10 de outubro
Novos representantes do Conselho Municipal de Assistência Social tomam posse no dia 10 de outubro

Os novos representantes titulares e suplentes da Sociedade Civil no Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), eleitos para o biênio 2022 a 2024, serão empossados no próximo dia 10 de outubro, às 9h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. A Resolução foi publicada no Diário Oficial do Município, edição

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 21/09/2022
VI Curta Caraguá: Professores da rede estadual concluem ciclo de capacitações e dão início a produção dos projetos
VI Curta Caraguá: Professores da rede estadual concluem ciclo de capacitações e dão início à produção dos projetos

Os professores da rede estadual de Caraguatatuba concluíram, na última semana, a capacitação do VI Curta Caraguá, Festival de Cinema voltado a Escolas Estaduais do Litoral Norte. Dividido em quatro módulos, o último encontro da capacitação teve como tema: ‘Edição e Finalização’, com mediação de Fabrício Borges. Durante a oficina,

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 26/09/2022
Caraguatatuba estreia com vitória na Copa Metropolitano de Basquete
Caraguatatuba estreia com vitória na Copa Metropolitano de Basquete

A equipe de basquete adulto masculina da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, venceu no final de semana na estreia pela Copa Metropolitano de Basquete. Caraguatatuba enfrentou a equipe de Suzano e superou o adversário com o placar de 93×57. Mesmo com desfalques, a equipe

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/09/2022
Dia do Adolescente em Caraguatatuba tem momento de descontração e convivência com ‘Ônibus Balada’
Dia do Adolescente em Caraguatatuba tem momento de descontração e convivência com ‘Ônibus Balada’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, promoveu nesta quarta-feira (21), em alusão ao Dia do Adolescente, um momento de descontração e convivência com ‘Ônibus Balada’ no município. Ao todo, 80 adolescentes cujas famílias são acompanhadas pelo Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF)

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 22/09/2022