Pesquisar No Site

Setembro Azul: Alunos de escola municipal bilíngue recebem carteira de cultura da Sepedi que garante gratuidade em eventos

Setembro Azul: Alunos de escola municipal bilíngue recebem carteira de cultura da Sepedi que garante gratuidade em eventos
Setembro Azul: Alunos de escola municipal bilíngue recebem carteira de cultura da Sepedi que garante gratuidade em eventos

Desde 2014, por meio da Lei Municipal 177, é assegurada às pessoas com deficiência residentes em Caraguatatuba, a isenção do pagamento do valor cobrado para ingresso em casas de diversões, praças esportivas e similares, locais de shows e espetáculos no município.

#PraTodosVerem – Imagem das dependência da Emefebs Professor Ricardo Luques Sammarco Serra. A fonoaudióloga do setor de Planejamento e Atendimento da Sepedi, Paula Hiromi Kavadi (Foto: Luís Gava/PMC)

Essa credencial de cultura é emitida pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi). Entre as ações realizadas dentro do “Setembro Azul”, mês que marca a luta da comunidade surda pelos seus direitos, a Sepedi fez a renovação ou primeira via das carteiras para 17 alunos surdos ou com deficiência auditiva que estudam na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Bilíngue para Surdos (Emefebs) Professor Ricardo Luques Sammarco Serra, no bairro Praia das Palmeiras, única escola bilíngue para surdos do Litoral Norte.

O aluno Yago Samuel Amaro Grotti, 11 anos, vibrou com a novidade. “Agora vou poder ir ao parque (Trombini) com meus amigos”, declarou.

A diretora da escola bilíngue, Josiane Alcântara, disse que essa ação da equipe da Sepedi demonstra aos estudantes surdos ou com deficiência auditiva que eles têm os mesmos direitos que os ouvintes. “Eles se sentem prestigiados e empoderados”, disse.

#PraTodosVerem – Imagem das dependência da Emefebs Professor Ricardo Luques Sammarco Serra. O secretário da Sepedi, Amauri Toledo, faz entrega de uma carteira de cultura a um aluno (Foto: Luís Gava/PMC)

O secretário da Sepedi, Amauri Toledo, ressaltou a importância do diálogo, intercâmbio e parceria entre as secretarias, no sentido de facilitar a vida do munícipe com deficiência. “A equipe da Sepedi está comprometida em garantir o melhor atendimento às pessoas com deficiência da nossa cidade. Podem contar conosco”, afirmou.

Prestigiaram também a ação a fonoaudióloga do setor de Planejamento e Atendimento da Sepedi, Paula Hiromi Kavadi, e a diretora do setor de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação, Fabiana Matos.

*Setembro Azul – Dia Nacional dos Surdos* 

Dia 26 de setembro é comemorado o Dia Nacional dos Surdos. A data foi oficializada pelo Decreto Lei nº 11.796/ 2008 para promover a inclusão social de pessoas com deficiência auditiva.

Este dia foi escolhido em homenagem à inauguração do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no Rio de Janeiro, primeira escola para surdos no Brasil da primeira escola de surdos do Brasil.

O “Setembro Azul” tem por objetivo manter viva a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Cultura Surda, além da busca incessante pelo direito à educação de qualidade para a comunidade surda.

A escolha do azul foi para ressignificar uma passagem trágica da história da humanidade. Para identificar as pessoas com alguma deficiência, os nazistas amarravam faixas azuis em seus braços. Dessa forma, a comunidade surda escolheu o azul turquesa para representar e mostrar a superação e luta por trás do ser surdo e manter viva a memória daqueles que sofreram consequências desumanas apenas por existirem.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura segue com inscrições para Corrida de Aniversário - Caraguá 167 anos
Prefeitura segue com inscrições para Corrida de Aniversário – Caraguá 167 anos

A Prefeitura de Caraguatatuba segue com inscrições abertas para os interessados que queiram participar da Corrida de Aniversário – Caraguá 167 anos, que será realizado em 28 de abril, dentro das comemorações do aniversário da cidade. São disponibilizadas 1 mil vagas para os atletas e o valor da inscrição é

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 14/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba destaca Turismo Ecológico e alinha ações sobre observação de aves
Prefeitura de Caraguatatuba destaca Turismo Ecológico e alinha ações sobre observação de aves

Em comemoração ao Dia do Turismo Ecológico, celebrado em 1º de março, a Prefeitura de Caraguatatuba alinhou uma série de atividades que visam evidenciar a oferta do ecoturismo na cidade. Nesta sexta-feira (1/03), a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca promoveu reuniões a respeito de ações voltadas ao ecoturismo,

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 01/03/2024
Serviços de limpeza e desassoreamento de valas estão sendo realizados na região Sul de Caraguatatuba
Serviços de limpeza e desassoreamento de valas estão sendo realizados na região Sul de Caraguatatuba

Os serviços de desassoreamento e limpeza de valas prosseguem em toda Caraguatatuba, e essa semana, a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba trabalha no bairro Pegorelli, região Sul da cidade. O trabalho é realizado na Avenida Avelino Alves dos Santos, em uma vala paralela ao campo de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 05/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba e Polícia Ambiental realizam apreensão de ambulante clandestino
Prefeitura de Caraguatatuba e Polícia Ambiental realizam apreensão de ambulante clandestino

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, e em conjunto com a Polícia Militar Ambiental (PMA), realizou uma ação coordenada para apreender um ambulante clandestino que atuava sem autorização na região Norte da cidade. O comerciante era proveniente de Ubatuba e já havia sido notificado em outra

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 26/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas de natação no Cemug
Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas de natação no Cemug

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, informa que as aulas de natação no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG) serão suspensas temporariamente a partir desta sexta-feira (8) para limpeza do espaço. As aulas serão retomadas normalmente na segunda-feira (11) após a conclusão dos trabalhos.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 07/03/2024