Pesquisar No Site
Setembro Azul: Alunos de escola municipal bilíngue recebem carteira de cultura da Sepedi que garante gratuidade em eventos

Setembro Azul: Alunos de escola municipal bilíngue recebem carteira de cultura da Sepedi que garante gratuidade em eventos
Desde 2014, por meio da Lei Municipal 177, é assegurada às pessoas com deficiência residentes em Caraguatatuba, a isenção do pagamento do valor cobrado para ingresso em casas de diversões, praças esportivas e similares, locais de shows e espetáculos no município.

#PraTodosVerem – Imagem das dependência da Emefebs Professor Ricardo Luques Sammarco Serra. A fonoaudióloga do setor de Planejamento e Atendimento da Sepedi, Paula Hiromi Kavadi (Foto: Luís Gava/PMC)
Essa credencial de cultura é emitida pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi). Entre as ações realizadas dentro do “Setembro Azul”, mês que marca a luta da comunidade surda pelos seus direitos, a Sepedi fez a renovação ou primeira via das carteiras para 17 alunos surdos ou com deficiência auditiva que estudam na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Bilíngue para Surdos (Emefebs) Professor Ricardo Luques Sammarco Serra, no bairro Praia das Palmeiras, única escola bilíngue para surdos do Litoral Norte.
O aluno Yago Samuel Amaro Grotti, 11 anos, vibrou com a novidade. “Agora vou poder ir ao parque (Trombini) com meus amigos”, declarou.
A diretora da escola bilíngue, Josiane Alcântara, disse que essa ação da equipe da Sepedi demonstra aos estudantes surdos ou com deficiência auditiva que eles têm os mesmos direitos que os ouvintes. “Eles se sentem prestigiados e empoderados”, disse.

#PraTodosVerem – Imagem das dependência da Emefebs Professor Ricardo Luques Sammarco Serra. O secretário da Sepedi, Amauri Toledo, faz entrega de uma carteira de cultura a um aluno (Foto: Luís Gava/PMC)
O secretário da Sepedi, Amauri Toledo, ressaltou a importância do diálogo, intercâmbio e parceria entre as secretarias, no sentido de facilitar a vida do munícipe com deficiência. “A equipe da Sepedi está comprometida em garantir o melhor atendimento às pessoas com deficiência da nossa cidade. Podem contar conosco”, afirmou.
Prestigiaram também a ação a fonoaudióloga do setor de Planejamento e Atendimento da Sepedi, Paula Hiromi Kavadi, e a diretora do setor de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação, Fabiana Matos.
*Setembro Azul – Dia Nacional dos Surdos*
Dia 26 de setembro é comemorado o Dia Nacional dos Surdos. A data foi oficializada pelo Decreto Lei nº 11.796/ 2008 para promover a inclusão social de pessoas com deficiência auditiva.
Este dia foi escolhido em homenagem à inauguração do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no Rio de Janeiro, primeira escola para surdos no Brasil da primeira escola de surdos do Brasil.
O “Setembro Azul” tem por objetivo manter viva a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Cultura Surda, além da busca incessante pelo direito à educação de qualidade para a comunidade surda.
A escolha do azul foi para ressignificar uma passagem trágica da história da humanidade. Para identificar as pessoas com alguma deficiência, os nazistas amarravam faixas azuis em seus braços. Dessa forma, a comunidade surda escolheu o azul turquesa para representar e mostrar a superação e luta por trás do ser surdo e manter viva a memória daqueles que sofreram consequências desumanas apenas por existirem.
Veja Também Recentes

Etapa de Caraguá do Arena Cross é sucesso de público
Com mais de 6 mil pessoas nas arquibancadas, a temporada 2023 do Arena Cross foi aberta no sábado (13/5) em Caraguatatuba, no Serramar Shopping. Com competidores do Brasil e de outros países, o evento desembarcou na cidade com mais de 1 mil pessoas (pilotos, equipes, patrocinadores e imprensa). Somente com

2º Festival Saberes e Sabores Caiçaras define programação musical e divulga habilitados para o evento
O 2º Festival Saberes e Sabores Caiçaras, promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), será realizado entre sexta-feira e domingo (12 a 14 de maio), na Praça da Cultura, no Centro. A abertura ocorre na próxima sexta-feira (12/5), às 18h e segue até 22h. No

Junho Violeta: Prefeitura e Conselho Municipal promovem palestras de conscientização sobre a violência contra o idoso
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), e em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDDI), realiza na próxima quarta-feira (14/6), a partir das 19h no Teatro Mario Covas, uma programação especial como elemento motivador o Dia

4º Show de Talentos é destaque em escola da Martim de Sá
Foi realizada nesta semana na EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz, localizada no bairro Martim de Sá, o 4° Show de Talentos. A atividade programada faz parte do PPP (Projeto Político Pedagógico) da unidade, além de estar previsto no calendário escolar. O evento tem um caráter pedagógico e de incentivo as manifestações

Arena Cross promove diversas experiências na sétima edição da prova em Caraguatatuba
Há 25 anos, o Arena Cross proporciona diversas experiências para quem participa, trabalha e assiste ao tradicional evento de moto do off-road nacional. Para a 1ª etapa da temporada 2023, no dia 13 de maio, em Caraguatatuba (SP), a organização prepara um grande espetáculo na pista montada no estacionamento do