Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba segue com palestras orientativas sobre os riscos do cerol

Publicado em: 06/09/2022
Prefeitura de Caraguatatuba segue com palestras orientativas sobre os riscos do cerol
Prefeitura de Caraguatatuba segue com palestras orientativas sobre os riscos do cerol

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, segue com a realização de palestras em escolas da rede municipal de ensino com o objetivo de alertar e orientar os estudantes sobre os perigos do uso de cerol (mistura de cola e vidro moído) e outros materiais cortantes nas linhas usadas para empinar pipas.

#PraTodosVerem: Ampla sala com alunos sentados em cadeiras durante apresentação na EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho (Foto: Luís Gava/PMC)

O trabalho faz parte da campanha “Linha Sem Cerol”, executada pela Secretaria de Urbanismo, responsável pela fiscalização e aplicação de sanções previstas na Lei Municipal nº 1.025/2003, a qual proíbe a industrialização, a comercialização, o armazenamento, o transporte e a distribuição desse tipo de material dentro do município.

Para o diretor da EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho (CIDE TINGA), Elton Carlos Eller, a ação tem impacto positivo na vida das crianças. “Eles sabem dos perigos, mas esse assunto ainda é pouco falado e explorado, então eu acredito que essa iniciativa seja uma sementinha que está sendo plantada e que essa conscientização pode ser cada vez maior entre os alunos”, comentou o educador.

#PraTodosVerem: Alunos da EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar estão sentando em semicírculo enquanto escutam atentamente depoimento de Rafael Baltieri (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Nas escolas, o assunto é levado pelo fiscal de Posturas da Secretaria de Urbanismo, Alex Catapani, que aborda o tema num bate-papo dinâmico, apresentando vídeos e abrindo para perguntas dos alunos. A conversa debate os danos causados pelo uso de cerol, linha chilena e semelhante, que vão desde prejuízos à rede elétrica, até o ferimento e morte de pessoas.

Algumas palestras contam ainda com a participação testemunhal do empresário Rafael Baltieri, 46 anos, que teve o pescoço cortado por uma linha de pipa com cerol enquanto passava de moto pela Avenida da Praia, em dezembro de 2017. “É muito perigoso e precisamos tomar cada vez mais consciência disso. Sou prova viva dos riscos do cerol, tendo muita sorte de estar aqui hoje pra contar história, então, eu peço que não usem isso e tenham cuidado com a vida do próximo”, lembrou Baltieri.

Com apoio da Secretaria de Educação, a estratégia de conscientização espera alcançar mais de 13 mil crianças e adolescentes matriculados nas 30 unidades públicas de Ensino Fundamental do município. A iniciativa já passou por 10 escolas, nas três regiões da cidade.

Segundo o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, a proposta é lembrar os riscos da substância. “Estamos falando de algo capaz de provocar lesões graves e a morte de pessoas, então o alerta é para que crianças, jovens e adultos não utilizem o material cortante para empinar pipas, mantendo essa como uma brincadeira segura para todos”, destacou.

#PraTodosVerem: Fiscal do Urbanismo, Alex Catapani, entregando pipa para aluno durante palestra orientativa na EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho (Foto: Luís Gava/PMC)

Campanha ‘Linha Sem Cerol’

A campanha, iniciada na primeira quinzena de julho deste ano, foi criada com o intuito de intensificar as ações de fiscalização e orientação quanto ao cumprimento da Lei Municipal nº 1.025/2003, incluindo a verificação de estabelecimentos comerciais e conversas com lojistas sobre a legislação.

O cidadão pode utilizar a Central de Relacionamento 156 para denunciar a comercialização e o uso de qualquer material cortante em linhas ou fios usados para empinar pipas. A denúncia pode ser feita pelo telefone 156, pelo site 156.caraguatatuba.sp.gov.br e também pelos aplicativos para celulares Android e iOS, inclusive de forma sigilosa.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Três atletas de Tênis de Mesa de Caraguatatuba representam São Paulo no Campeonato Brasileiro
Três atletas de Tênis de Mesa de Caraguatatuba representam São Paulo no Campeonato Brasileiro

Caraguatatuba terá três representantes no Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa que será disputado em dezembro na cidade de São Paulo. Os atletas representarão o Estado de São Paulo no Campeonato Nacional. Os atletas convocados de Caraguatatuba são: Mayara Cardim, Clayton Silva e Jair Bueno. Eles foram destaques no esporte

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/11/2022
Agenda Cultural de Caraguatatuba conta com diversas atrações neste fim de semana
Agenda Cultural de Caraguatatuba conta com diversas atrações neste fim de semana

Neste fim de semana, a Agenda Cultural de Caraguatatuba traz diversas atrações. No sábado (19), às 14h30 e às 16h, Nhá Rita e Leco Borba apresentam a tradicional Contação de Histórias Caiçaras, no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba. As sessões são gratuitas e ocorrem com o

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 18/11/2022
Procon de Caraguatatuba fornece dicas para fugir das pegadinhas da Black Friday
Procon de Caraguatatuba fornece dicas para fugir das pegadinhas da Black Friday

A Black Friday (a sexta-feira após o Dia de Ações de Graças nos Estados Unidos), incorporada ao mercado brasileiro, é a penúltima data importante para o comércio antes do Natal. O dia 25 de novembro será marcado por descontos generosos em diversos produtos, mas para atrair os consumidores antecipadamente, as

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 16/11/2022
Caraguatatuba é destaque na categoria de base em provas de natação em águas abertas
Caraguatatuba é destaque na categoria de base em provas de natação em águas abertas

Os nadadores mirins da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, se destacaram neste final de semana na Copa Brasil de Maratonas Aquáticas, Festival Paulista de Águas Abertas e do Campeonato Paulista. As competições foram promovidas pela Federação Aquática Paulista, na Praia da Cocanha, em Caraguatatuba.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 08/11/2022
Caraguatatuba é finalista do Top Destinos Turísticos na categoria Ecoturismo
Caraguatatuba é finalista do Top Destinos Turísticos na categoria Ecoturismo

A cidade de Caraguatatuba é finalista do prêmio Top Destinos Turísticos 2022 na categoria Ecoturismo. A premiação é um dos mais importantes e desejados selos de reconhecimento aos municípios e regiões turísticas que investem e fazem do turismo um gerador de riquezas no Estado de São Paulo. Caraguatatuba concorreu ainda

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 05/12/2022