Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba segue com palestras orientativas sobre os riscos do cerol

Publicado em: 06/09/2022
Prefeitura de Caraguatatuba segue com palestras orientativas sobre os riscos do cerol
Prefeitura de Caraguatatuba segue com palestras orientativas sobre os riscos do cerol

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, segue com a realização de palestras em escolas da rede municipal de ensino com o objetivo de alertar e orientar os estudantes sobre os perigos do uso de cerol (mistura de cola e vidro moído) e outros materiais cortantes nas linhas usadas para empinar pipas.

#PraTodosVerem: Ampla sala com alunos sentados em cadeiras durante apresentação na EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho (Foto: Luís Gava/PMC)

O trabalho faz parte da campanha “Linha Sem Cerol”, executada pela Secretaria de Urbanismo, responsável pela fiscalização e aplicação de sanções previstas na Lei Municipal nº 1.025/2003, a qual proíbe a industrialização, a comercialização, o armazenamento, o transporte e a distribuição desse tipo de material dentro do município.

Para o diretor da EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho (CIDE TINGA), Elton Carlos Eller, a ação tem impacto positivo na vida das crianças. “Eles sabem dos perigos, mas esse assunto ainda é pouco falado e explorado, então eu acredito que essa iniciativa seja uma sementinha que está sendo plantada e que essa conscientização pode ser cada vez maior entre os alunos”, comentou o educador.

#PraTodosVerem: Alunos da EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar estão sentando em semicírculo enquanto escutam atentamente depoimento de Rafael Baltieri (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Nas escolas, o assunto é levado pelo fiscal de Posturas da Secretaria de Urbanismo, Alex Catapani, que aborda o tema num bate-papo dinâmico, apresentando vídeos e abrindo para perguntas dos alunos. A conversa debate os danos causados pelo uso de cerol, linha chilena e semelhante, que vão desde prejuízos à rede elétrica, até o ferimento e morte de pessoas.

Algumas palestras contam ainda com a participação testemunhal do empresário Rafael Baltieri, 46 anos, que teve o pescoço cortado por uma linha de pipa com cerol enquanto passava de moto pela Avenida da Praia, em dezembro de 2017. “É muito perigoso e precisamos tomar cada vez mais consciência disso. Sou prova viva dos riscos do cerol, tendo muita sorte de estar aqui hoje pra contar história, então, eu peço que não usem isso e tenham cuidado com a vida do próximo”, lembrou Baltieri.

Com apoio da Secretaria de Educação, a estratégia de conscientização espera alcançar mais de 13 mil crianças e adolescentes matriculados nas 30 unidades públicas de Ensino Fundamental do município. A iniciativa já passou por 10 escolas, nas três regiões da cidade.

Segundo o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, a proposta é lembrar os riscos da substância. “Estamos falando de algo capaz de provocar lesões graves e a morte de pessoas, então o alerta é para que crianças, jovens e adultos não utilizem o material cortante para empinar pipas, mantendo essa como uma brincadeira segura para todos”, destacou.

#PraTodosVerem: Fiscal do Urbanismo, Alex Catapani, entregando pipa para aluno durante palestra orientativa na EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho (Foto: Luís Gava/PMC)

Campanha ‘Linha Sem Cerol’

A campanha, iniciada na primeira quinzena de julho deste ano, foi criada com o intuito de intensificar as ações de fiscalização e orientação quanto ao cumprimento da Lei Municipal nº 1.025/2003, incluindo a verificação de estabelecimentos comerciais e conversas com lojistas sobre a legislação.

O cidadão pode utilizar a Central de Relacionamento 156 para denunciar a comercialização e o uso de qualquer material cortante em linhas ou fios usados para empinar pipas. A denúncia pode ser feita pelo telefone 156, pelo site 156.caraguatatuba.sp.gov.br e também pelos aplicativos para celulares Android e iOS, inclusive de forma sigilosa.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento público para prestação de serviço no 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento público para prestação de serviço no ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, iniciou os preparativos para a comemoração do ‘Dia do Observador de Aves’, um evento que acontecerá entre os dias 16 e 19 de maio no Parque Natural Municipal Juqueriquerê. Realizado pela primeira vez em Caraguatatuba, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 05/04/2024
Caraguatatuba participa da 2ª Edição do Conexão Smart Solutions
Caraguatatuba participa da 2ª Edição do Conexão Smart Solutions

Caraguatatuba esteve presente na 2ª Edição do Conexão Smart Solutions, evento voltado para a troca de experiências entre poder público e empresas privadas sobre o uso de novas tecnologias na gestão de projetos. O evento, realizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos, contou com a presença de diversas

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 02/04/2024
CREAS e CMDMC promovem evento que destaca os direitos das mulheres
CREAS e CMDMC promovem evento que destaca os direitos das mulheres

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC) promoveu, na última semana, uma reunião nas dependências do Creas, com o tema “Empoderamento Feminino”. O evento, que faz parte das celebrações do mês das mulheres, teve o

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 03/04/2024
Comtur de Caraguatatuba responde esclarecimentos das audiências públicas da revisão do Plano Diretor de Turismo
Comtur de Caraguatatuba responde esclarecimentos das audiências públicas da revisão do Plano Diretor de Turismo

Após o fim das audiências públicas da Revisão do Plano Diretor de Turismo da Estância Balneária de Caraguatatuba (PDTur), o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniu em reunião ordinária na última quinta-feira (4), para fazer uma avaliação dos encontros e finalizar o Plano. O PDTur é um documento que

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 08/04/2024
Programa 'Adote o Verde' recebe novo parceiro para cuidar de área no Massaguaçu
Programa ‘Adote o Verde’ recebe novo parceiro para cuidar de área no Massaguaçu

O programa ‘Adote o Verde’ da Prefeitura de Caraguatatuba ganhou um importante aliado nesta quarta-feira (17). O Rotary Club de Caraguatatuba Poiares assumiu a responsabilidade de cuidar da área ao lado do Ecoponto Massaguaçu, entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três. Além disso, através da parceria

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 18/04/2024