Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba segue com palestras orientativas sobre os riscos do cerol

Prefeitura de Caraguatatuba segue com palestras orientativas sobre os riscos do cerol
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, segue com a realização de palestras em escolas da rede municipal de ensino com o objetivo de alertar e orientar os estudantes sobre os perigos do uso de cerol (mistura de cola e vidro moído) e outros materiais cortantes nas linhas usadas para empinar pipas.

#PraTodosVerem: Ampla sala com alunos sentados em cadeiras durante apresentação na EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho (Foto: Luís Gava/PMC)
O trabalho faz parte da campanha “Linha Sem Cerol”, executada pela Secretaria de Urbanismo, responsável pela fiscalização e aplicação de sanções previstas na Lei Municipal nº 1.025/2003, a qual proíbe a industrialização, a comercialização, o armazenamento, o transporte e a distribuição desse tipo de material dentro do município.
Para o diretor da EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho (CIDE TINGA), Elton Carlos Eller, a ação tem impacto positivo na vida das crianças. “Eles sabem dos perigos, mas esse assunto ainda é pouco falado e explorado, então eu acredito que essa iniciativa seja uma sementinha que está sendo plantada e que essa conscientização pode ser cada vez maior entre os alunos”, comentou o educador.

#PraTodosVerem: Alunos da EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar estão sentando em semicírculo enquanto escutam atentamente depoimento de Rafael Baltieri (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Nas escolas, o assunto é levado pelo fiscal de Posturas da Secretaria de Urbanismo, Alex Catapani, que aborda o tema num bate-papo dinâmico, apresentando vídeos e abrindo para perguntas dos alunos. A conversa debate os danos causados pelo uso de cerol, linha chilena e semelhante, que vão desde prejuízos à rede elétrica, até o ferimento e morte de pessoas.
Algumas palestras contam ainda com a participação testemunhal do empresário Rafael Baltieri, 46 anos, que teve o pescoço cortado por uma linha de pipa com cerol enquanto passava de moto pela Avenida da Praia, em dezembro de 2017. “É muito perigoso e precisamos tomar cada vez mais consciência disso. Sou prova viva dos riscos do cerol, tendo muita sorte de estar aqui hoje pra contar história, então, eu peço que não usem isso e tenham cuidado com a vida do próximo”, lembrou Baltieri.
Com apoio da Secretaria de Educação, a estratégia de conscientização espera alcançar mais de 13 mil crianças e adolescentes matriculados nas 30 unidades públicas de Ensino Fundamental do município. A iniciativa já passou por 10 escolas, nas três regiões da cidade.
Segundo o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, a proposta é lembrar os riscos da substância. “Estamos falando de algo capaz de provocar lesões graves e a morte de pessoas, então o alerta é para que crianças, jovens e adultos não utilizem o material cortante para empinar pipas, mantendo essa como uma brincadeira segura para todos”, destacou.

#PraTodosVerem: Fiscal do Urbanismo, Alex Catapani, entregando pipa para aluno durante palestra orientativa na EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho (Foto: Luís Gava/PMC)
Campanha ‘Linha Sem Cerol’
A campanha, iniciada na primeira quinzena de julho deste ano, foi criada com o intuito de intensificar as ações de fiscalização e orientação quanto ao cumprimento da Lei Municipal nº 1.025/2003, incluindo a verificação de estabelecimentos comerciais e conversas com lojistas sobre a legislação.
O cidadão pode utilizar a Central de Relacionamento 156 para denunciar a comercialização e o uso de qualquer material cortante em linhas ou fios usados para empinar pipas. A denúncia pode ser feita pelo telefone 156, pelo site 156.caraguatatuba.sp.gov.br e também pelos aplicativos para celulares Android e iOS, inclusive de forma sigilosa.
Veja Também Recentes

Tênis de mesa de Caraguatatuba se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude
A equipe masculina de tênis de mesa de Caraguatatuba garantiu a classificação para a fase regional dos 40º Jogos Abertos da Juventude após vencer as equipes de São Sebastião e Ilhabela na fase sub-regional da competição, disputada no último sábado (12), em São Sebastião. Sob o comando do técnico Rodrigo

Festival Muvúka promove extensa programação com expressões culturais afro-brasileiras neste fim de semana em Caraguatatuba
O Festival de Cultura Afro – Muvúka é destaque na programação cultural deste fim de semana em Caraguatatuba. No sábado e domingo (26 e 27/4), o Polo Cultural do Travessão, na zona sul da cidade, recebe diversas atrações – apresentações artísticas, palestras (inclusive do Sebrae), fórum cultural, rodas de conversa, oficinas, atividades para as crianças

Caraguatatuba participa da IV Marcha dos Secretários de Turismo em Brasília
Representantes de diferentes regiões do país discutiram políticas públicas e estratégias voltadas à gestão do turismo nos municípios na IV Marcha dos Secretários de Turismo entre os dias 1º e 3 de abril em Brasília. A programação do evento incluiu painéis com especialistas e técnicos do Ministério do Turismo sobre

Encerrado ciclo de Audiências Públicas do PPA 2026-2029 e LDO 2026
Caraguatatuba encerrou a série de três audiências públicas do Plano Plurianual 2026-2029 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026. O evento foi na EMEF Professora Antonia Antunes Arouca, no bairro do Massaguaçu, na segunda-feira (28), entre 19h e 21h. A primeira ocorreu no dia 24 deste mês, na

Viadutos no planalto da Tamoios ganham reforço estrutural
A Concessionária Tamoios realiza até novembro atividades de reforço das estruturas de alguns viadutos localizados no trecho de planalto da rodovia. As atividades têm por objetivo a manutenção preventiva para manter a segurança dos usuários. As intervenções serão realizadas no km 21,5, km 34 e km 38,4. Em decorrência da