Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba reúne ONGS, Instituições e voluntários para o Dia Mundial da Limpeza de Praia

Prefeitura de Caraguatatuba reúne ONGS, Instituições e voluntários para o Dia Mundial da Limpeza de Praia
Prefeitura de Caraguatatuba reúne ONGS, Instituições e voluntários para o Dia Mundial da Limpeza de Praia

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, reuniu apoiadores para liderarem o grande mutirão de limpeza promovido em alusão ao Dia Mundial da Limpeza de Praias no dia 17 de setembro.

Até o momento, o evento já conta com a colaboração da Guarda Mirim de Caraguatatuba, ONG Acaju, ONG Caraguatá, empresa Compell, Fundacc, Rotary Club em conjunto com o colégio Canópus e 85° Grupo Escoteiro Caraguatá que, com apoio da Marinha do Brasil (Capitania dos Portos de São Sebastião), Bombeiros Marítimo de Caraguatatuba – 3º SGBMar e Polícia Militar Ambiental, farão a limpeza e orientação embarcados, além do apoio das viaturas em todo percurso junto às margens do Rio Juqueriquerê.

#PraTodosVerem: Duas voluntárias fazem coleta de resíduos na areia durante uma das ações promovidas no Dia Mundial da Limpeza (Foto: Arte/PMC)

Além disso, também terá o apoio voluntário da Câmara Municipal através dos vereadores Gil Oliveira (PRTB), Cristian Bota e também do Guardião da Costeira, Giliard Ferreira, equipe de natação da Secretaria de Esporte, representante da equipe de canoagem da pedra da freira, Associação de moradores do Alto do Jetuba e servidores públicos.

A iniciativa acompanha as ações do Instituto Limpa Brasil, que incentiva a conscientização ambiental e conservação da natureza, em especial das praias, rios e mangues do Brasil.

Caraguatatuba já definiu 14 pontos de limpeza, sendo eles: Rio Santo Antônio, em frente ao Teatro Mário Covas; Praia das Flecheiras no Porto Novo; Praia do Centro em frente à Secretaria de Turismo; Praia Martim de Sá, próximo à foz do Rio Guaxinduba; Rio Lagoa na Praia das Palmeiras; Lado sul da Praia da Mococa; Rio Juqueriquerê; Praia do Indaiá; Praia do Centro, em frente à Praça da Cultura, Praia do Camaroeiro (subida do Pôr do Som) Praia da Freira e Rio do Alto do Jetuba.

Cada local terá um coordenador responsável pelas orientações, direcionamento e organização dos resíduos coletados. No dia, a ação iniciará às 9h em todos os pontos.

Para o secretário de Meio Ambiente, Leandro de Oliveira Caetano, a participação de todos os voluntários é muito importante para fortalecer o movimento. “Gostaria, primeiramente, de agradecer aos voluntários desta ação. O interesse e o engajamento de todos é o que fortalece os projetos ambientais e mobiliza a população. Nossa proposta é ter cada vez mais pessoas envolvidas na preservação e valorização das nossas praias, dos rios e mangues”, comenta.

Aqueles que não se inscreveram e ainda quiserem participar, basta entrar em contato pelo e-mail da Coordenadoria do Setor de Projetos Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente, educacaoambiental@caraguatatuba.sp.gov.br. É importante que a pessoa escreva o nome completo e o local que ele deseja se voluntariar.

No dia serão distribuídos kits com coletores e luvas. Os participantes devem levar protetor solar, garrafas de água, boné ou chapéu.

Além de contribuir para limpeza das praias e encostas dos rios, as pessoas que se inscreverem na ação também receberão pelo e-mail, ao final da campanha, um certificado de comprovação do voluntariado  com carga horária de 30h.

O cadastro de voluntário está disponível pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe9TphF9hwU7sbNaIHrgTM_-CXLt3PAlxPl2Z4CEyItdSQDbQ/viewform.

Equipes e pontos de encontro:

Secretaria de Meio Ambiente e Guarda Mirim: Rio Santo Antônio, Avenida Goiás, 187, Indaiá – em frente ao Teatro Mário Covas;

ONG Acaju: Praia das Flecheiras, bairro Porto Novo;

Fundacc: Praia do Centro, em frente à Secretaria de Turismo;

Vereador Gil Oliveira: Rio do Ouro (Ilha do Sol);

Vereador Cristian Bota: Camaroeiro;

Guardião da Costeira: Rio Lagoa, entre o bairro Aruan e Praia das Palmeiras;

ONG Caraguatá e equipe de natação da Secretaria de Esportes: Praia da Mococa;

85º Grupo Escoteiro Caraguatá (Marinha / Bombeiros / Polícia Militar Ambiental): Rio Juqueriquerê, lado sul;

ETEC de Caraguatatuba: Praia do Indaiá, em frente à Rua Rio Grande do Norte;

Rotary Club e colégio Canópus: Praia do Centro, em frente à Praça da Cultura;

Edmar Fernandes Soares (Zinho): Praia da Freira;

Luciano (Associação de Surf de Caraguá ): Martim de Sá;

Dona Vera (Associação de Moradores do Alto do Jetuba): Centro Comunitário

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Regiões Centro e Norte de Caraguatatuba recebem serviços de limpeza de ruas
Regiões Centro e Norte de Caraguatatuba recebem serviços de limpeza de ruas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), está levando serviços de limpeza e operação Bota-fora em bairros das regiões Centro e Norte do município. Entre os bairros da região Norte está o Garden Mar, que recebeu esta semana equipes da Sesep em todas as suas

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 12/04/2024
Credenciamento Shows de Aniversário – 167 Anos
Credenciamento Shows de Aniversário – 167 Anos

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Comunicação Social, informa que liberou a solicitação de CREDENCIAMENTO DOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO que desejam realizar a cobertura dos shows de aniversário da cidade, que serão realizados dias 19 e 20 de abril de 2024 na Praça da Cultura. Os pedidos de credenciamento deverão

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 11/04/2024
Caraguatatuba comemora 167 Anos com homenagem ao seu povo, convocação de novos GCM’s e posse da Câmara Jovem
Caraguatatuba comemora 167 Anos com homenagem ao seu povo, convocação de novos GCM’s e posse da Câmara Jovem

Centenas de pessoas participaram na manhã deste sábado (20/4) no Teatro Mário Covas das comemorações do aniversário de 167 anos de emancipação político-administrativa na cidade. As festividades foram iniciadas às 8h com o hasteamento de bandeiras e a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito Aguilar Junior, o capitão

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Secretaria de Educação Publicado em 22/04/2024
Inscrições para Vestibulinho 2º Semestre da ETEC de Caraguatatuba continuam até 9 de maio
Inscrições para Vestibulinho 2º Semestre da ETEC de Caraguatatuba continuam até 9 de maio

Continuam abertas as inscrições para o Vestibulinho de 2º Semestre 2024 da ETEC de Caraguatatuba. Os interessados podem se inscrever até às 15h do dia 9 de maio pelo site https://www.vestibulinhoetec.com.br/unidades-cursos/escola.asp?c=230 Entre os cursos oferecidos estão Administração (EaD – On-line), Comércio (EaD – On-line), Desenvolvimento de Sistemas (EaD – On-line),

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 18/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para manutenção de espaços públicos
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais bolsistas do PEAD para reforço na limpeza pública

A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais cinco bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para se apresentar até a próxima quarta-feira (17/4), das 9h às 11h e das 13h às 16h, ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato, os bolsistas vão

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 15/04/2024