Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba e Sesi iniciam, sábado, curso de servente de pedreiro para moradores do Residencial Jetuba

Publicado em: 01/09/2022
Prefeitura de Caraguatatuba e Sesi iniciam sábado curso de serventes de pedreiros para moradores do Residencial Jetuba
Prefeitura de Caraguatatuba e Sesi iniciam, sábado, curso de servente de pedreiro para moradores do Residencial Jetuba

Dando continuidade a uma série de cursos de capacitação, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Habitação, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) de São José dos Campos, inicia neste sábado (3) o curso para servente de pedreiro. A iniciativa vai beneficiar moradores do Residencial Jetuba ‘Sylvio Luis dos Santos’ onde residem 500 famílias.

De acordo com a Secretaria de Habitação, as 20 vagas já foram preenchidas, o que mostra o interesse dos moradores em se qualificar, especialmente na área da construção civil que tem crescido muito no município.

#PraTodosVerem: Cinco rapazes estão em um cômodo; um deles assenta tijolo, dois trabalham com massa e mais dois observam a área (Foto: Luis Gava/PMC)

Durante os próximos cinco finais de semana eles terão aulas na Capela São José, na Rua Azaleias, 25, no Jetuba, com o professor Wellington Souza, do Sesi. Nas aulas os participantes aprenderão sobre segurança no trabalho; processo construtivo; armazenamento e conservação de materiais; aplicação e conservação de ferramentas, instrumentos e equipamentos de acordo com a tarefa a ser executada; organização e limpeza do ambiente de trabalho; Prevenção de acidentes em máquinas e equipamentos e regras básicas de segurança.

Para se chegar aos cursos oferecidos, a equipe da secretaria esteve no residencial para conversar com os moradores e ver as reais necessidade. Uma turma já teve aulas de alimentos gourmet e ainda serão ministradas sobre Educação Ambiental, Hotelaria e Empreendedorismo.

A iniciativa faz parte do Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST) que visa o fortalecimento das famílias beneficiárias em suas condições de vida e de seus direitos, além de contribuir com a melhoria na qualidade de vida delas e o desenvolvimento da cidadania.

Entre as principais ações deste projeto está o acompanhamento sistemático dos participantes através de atendimento individual e familiar em reuniões de caráter informativo e educativo, com o objetivo de melhorar a convivência familiar e comunitária.

Outra ação importante é de oferecer cursos de capacitação que permite inserir os participantes no mercado de trabalho para promover a sustentabilidade social e ambiental, com a geração de trabalho e renda, incentivando o protagonismo social.

O projeto tem oferecido cursos de capacitação desde 2019 e já ajudou muitas famílias na geração de trabalho e renda e melhoria do convívio social.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura realiza mais de 200 plantios de mudas nativas entre janeiro e fevereiro
Prefeitura realiza mais de 200 plantios de mudas nativas entre janeiro e fevereiro

A Prefeitura de Caraguatatuba já plantou 216 mudas de árvores nativas nos meses de janeiro e fevereiro de 2024, em diversos pontos estratégicos da cidade, como prédios públicos, praças e vias públicas. Além dos esforços da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, a comunidade também está engajada neste processo.

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 06/03/2024
WhatsApp Image 2024-03-28 at 12.56.53
Prefeitura de Caraguatatuba inicia na próxima semana reforma da ponte do Verde Mar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, inicia nos próximos dias a reforma da ponte sobre o rio Cocanha, no bairro Verde Mar, Região Norte do município. A estrutura foi danificada por conta das chuvas do ano passado e o problema se agravou em

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 28/03/2024
Prefeitura trabalha na contenção de erosão em avenida do Indaiá
Prefeitura trabalha na contenção de erosão em avenida do Indaiá

Uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba iniciou nessa terça-feira (12) o trabalho de troca de tubulações de águas pluviais na avenida Minas Gerais, bairro do Indaiá, região central da cidade. Os estragos na via foram provocados pelas fortes chuvas do dia 6 de março,

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 12/03/2024
XVI Encontro de Ceramistas em Paraty tem participação de artistas de Caraguatatuba
XVI Encontro de Ceramistas em Paraty tem participação de artistas de Caraguatatuba

A cidade de Paraty, conhecida por sua charmosa atmosfera histórica, acolherá a décima sexta edição do Encontro de Ceramistas durante a Semana Santa, data tradicional do evento que se consolidou como referência nacional na celebração da arte cerâmica. As artistas Lu Chiata e Luciana Renna representam a cerâmica de Caraguatatuba. Este ano,

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 19/03/2024
Caraguatatuba realiza no sábado 1ª Etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa
Caraguatatuba realiza no sábado 1ª Etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, realiza no próximo sábado (23/3), a partir das 8h, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG), a 1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa. O campeonato contará com a presença de pelo menos 160 atletas que

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 20/03/2024