Pesquisar No Site

Junta Militar de Caraguatatuba segue com entrega de certificados de reservistas

Publicado em: 20/09/2022
Junta Militar de Caraguatatuba segue com entrega de certificados de reservistas
Junta Militar de Caraguatatuba segue com entrega de certificados de reservistas

Os Certificados de Dispensa de Incorporação do Serviço Militar (certificado de reservista) dos jovens nascidos em 2004 podem ser retirados de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Junta de Serviço Militar de Caraguatatuba, no Sumaré. Todo brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos é obrigado a se alistar nas Forças Armadas

O Ministério da Defesa envia um aviso no e-mail do adolescente ou ele pode ser informar sobre a chegada do certificado de reservista na Junta Militar, no telefone (12) 3882-6006 ou pelo e-mail jsm077@gmail.com. Os jovens precisam apresentar um documento oficial com foto no momento da solicitação.

#PraTodosVerem: Militares do Exército ligados ao Comando Conjunto Norte durante a apreensão de 202 mil toneladas de manganês, cobre e cassiterita extraídas ilegalmente na Vila do Conde, em Barcarena (Foto: Comando Conjunto Norte)

O prazo máximo para buscar os certificados de reservista é de três meses (90 dias). Após esse período, os documentos esquecidos são incinerados e será necessário requerer uma 2ª via.

Cerca de 1.200 jovens de Caraguatatuba do sexo masculino se alistaram via internet, entre os dias 3 de janeiro e 30 de junho. Dos 1.200 alistados, 136 jovens estão em fase de seleção e incorporação na Marinha do Brasil.

Os nascidos antes de 2004, que ainda não se alistaram nas Forças Armadas, têm o ano todo para procurar a Junta de Serviço Militar, no Sumaré. O atendimento presencial é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. É necessário pagar a multa de R$ 5,53 (reajustada trimestralmente) para cada ano de atraso no alistamento. Mais informações pelo telefone (12) 3882-6006 (dias úteis) e pelo e-mail jsm077@gmail.com.

#PraTodosVerem: Militares da Força Aérea Brasileira durante treinamento de artilharia anteaérea (Foto: Sgt. Samuel Figueira/FAB)

O brasileiro que não se alistar no prazo previsto (18 anos de idade) estará em débito com o Serviço Militar e não poderá obter passaporte ou prorrogação de sua validade; ingressar como funcionário, empregado ou associado em – instituição, empresa ou associação oficial; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino.

Também não poderá obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

As mulheres e os eclesiásticos estão isentos do serviço militar obrigatório em tempo de paz (Artigo 143 da Constituição Federal), mas quem quiser seguir carreira nas Forças Armadas tem a opção de inscrever nos concursos públicos das escolas militares (http://www.eb.mil.br/web/ingresso/militar-de-carreira;  https://www.marinha.mil.br/sspm/;  e http://fab.mil.br/ingresso).   

A Junta de Serviço Militar de Caraguatatuba fica na Rua Taubaté, 520 – Sumaré. Mais informações pelo telefone 156 de segunda a sexta, das 8h às 18h, ou pelo e-mail jsm077@gmail.com. O aplicativo Caraguatatuba 156 está disponível para download na “Play Store” do celular.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Reclamações financeiras e de internet fixa marcam ranking do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre de 2024
Reclamações financeiras e de internet fixa marcam ranking do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre de 2024

O relatório do  Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 785 procedimentos formalizados dos 1.449 atendimentos realizados entre os dias 1º e 31 de março. Desse total, 664 registros foram de consumidores orientados e encaminhados para outros órgãos. Os balanços de janeiro, fevereiro e março foram marcados por problemas com o envio

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 08/04/2024
1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa em Caraguatatuba reúne mais de 160 atletas
1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa em Caraguatatuba reúne mais de 160 atletas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, recebeu a 1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa no último sábado (23), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Mais de 160 atletas, com idades entre 9 a 70 anos, participaram do evento que destacou

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 25/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba executa mais de 260 serviços de tapa-buracos em março
Prefeitura de Caraguatatuba executa mais de 260 serviços de tapa-buracos em março

Após a temporada de verão, a Prefeitura de Caraguatatuba segue com a operação Tapa-buracos em diversos bairros da cidade, tendo a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob) como responsável pelo serviço de manutenção da pavimentação das vias asfaltadas. Em março, foram executados 263 operações Tapa-buracos, beneficiando  bairros

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 11/04/2024
Obras de construção da nova Praça do Divino entram na reta final
Obras de construção da nova Praça do Divino entram na reta final

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras, executa as obras de construção da nova Praça do Divino, no bairro Indaiá. A praça, localizada em frente à Catedral do Divino Espírito Santo, ganhará uma nova calçada de concreto, demarcação de estacionamento, instalação de bancos, bicicletário, lixeiras, pergolado de

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 16/04/2024
Fase decisiva: times disputam semifinais do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol e Futsal
Fase decisiva: times disputam semifinais do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol e Futsal

Caraguatatuba vai receber as semifinais dos jogos do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo e Futsal neste final de semana. A competição é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. Nesta sexta-feira (12), o ginásio Morro do Algodão vai vibrar com o embate entre

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/04/2024