Pesquisar No Site

Sepedi alerta para prevenção e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis em maiores de 60 anos

Sepedi alerta para retirada da credencial de cultura para PcD
Sepedi alerta para prevenção e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis em maiores de 60 anos

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), por meio do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), em parceria com a Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI), promoveu a palestra “Prevenção e tratamento das  Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) para pessoas acima dos 60 anos”.

A palestra foi ministrada pelos profissionais de Enfermagem, Ana Carambola e Renato Portes, da UAMI, voltada aos frequentadores do Centro de Convivência e do Centro Dia do Ciapi, que estão dentro dessa faixa etária.

#PraTodosVerem: Imagem do salão do Ciapi. A intérprete de Libras Thaísa Helena Vida Leal, auxiliando na tradução da palestra para uma espectadora surda na plateia (Foto: Divulgação/PMC)

De acordo com Ana Carambola, a população sexualmente ativa na terceira idade tem que se informar e precaver-se em relação às doenças sexualmente transmissíveis.

“As pessoas vivem mais e com qualidade de vida. E o sexo para pessoa idoso requer a mesma responsabilidade daqueles que estão iniciando sua vida sexual. Em qualquer idade, sexo sem camisinha é um tiro no escuro”, disse.

Os enfermeiros explicaram sintomas e transmissão de doenças como HIV (vírus da imunodeficiência humana), causador da AIDS; sobre o HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) também conhecido como condiloma; hepatite B e C; gonorreia, trichomonas; herpes labial e zoster ; sífiles, entre outras IST.

A frequentadora do Ciapi, Maria de Fátima do Nascimento, 62 anos, afirmou que o bate-papo foi esclarecedor. “Sobre alguns assuntos abordados eu não tinha conhecimento e foi importante saber”, declarou.

Outro participante, Romeu Caruso, 77 anos, também considerou o encontro interessante. “Informação e aprendizagem são bem-vindos em qualquer fase da vida”, afirmou.

O enfermeiro Renato Portes ressaltou que os exames para IST são realizados gratuitamente na UAMI, de segunda a quinta, das 7h às 15h, porta aberta, ou seja, sem necessidade de marcação prévia. “Estamos disponíveis para dirimir qualquer dúvida, e acolher quem nos procura e oferecer o melhor encaminhamento”, destacou.

A UAMI está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750, bairro Sumaré.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Mais de 500 kg de resíduos são recolhidos em ação de limpeza da Praia da Cocanha
Mais de 500 kg de resíduos são recolhidos em ação de limpeza da Praia da Cocanha

A Associação dos Pescadores e Maricultores da praia da Cocanha (MAPEC) promoveu a ação socioambiental “Farol do Lixo, um farol de soluções para um oceano sustentável” na última sexta-feira (29). A limpeza foi realizada na Praia da Cocanha e resultou na retirada de 563 quilos de resíduos. Ao todo, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 01/04/2024
Começam as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo
Começam as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo

Os jogos do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal chegam às fases decisivas nesta quarta-feira (3), no ginásio Morro do Algodão, a partir das 20h. A primeira disputa da noite será entre Lion FC e Chelsea/Irmandade, os últimos times a disputarem as oitavas de final. Um dos dois seguirá para

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/04/2024
Exposição “Ecoar” traz obras indígenas, africanas e o universo feminino
Exposição “Ecoar” traz obras indígenas, africanas e o universo feminino

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) apresenta a exposição “Ecoar”, do grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, em comemoração ao aniversário do município. A abertura é dia 20 de abril, às 18h. A entrada é gratuita e a mostra é livre para todos os públicos. Entre outros eventos culturais

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/04/2024
Cia. Talagadá apresenta espetáculo gratuito de bonecos no Teatro Mario Covas
Cia. Talagadá apresenta espetáculo gratuito de bonecos no Teatro Mario Covas

No dia 27 de março, (quarta-feira), às 19h, a Cia. Talagadá apresenta o espetáculo infantil de teatro de bonecos “Dentro D’água” no Teatro Mario Covas. A entrada é gratuita e a classificação é livre. “Dentro D’Água” da Cia. Talagadá foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura,

Leia Mais FUNDACC Publicado em 20/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, trouxe uma novidade para os aliados da atividade física e do bem-estar. O projeto Nova Onda, que já oferece diversas opções esportivas, agora inclui a modalidade “Alongamento”. As aulas de alongamento são realizadas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/04/2024