Pesquisar No Site
Sepedi alerta para prevenção e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis em maiores de 60 anos
Sepedi alerta para prevenção e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis em maiores de 60 anos
A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), por meio do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), em parceria com a Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI), promoveu a palestra “Prevenção e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) para pessoas acima dos 60 anos”.
A palestra foi ministrada pelos profissionais de Enfermagem, Ana Carambola e Renato Portes, da UAMI, voltada aos frequentadores do Centro de Convivência e do Centro Dia do Ciapi, que estão dentro dessa faixa etária.

#PraTodosVerem: Imagem do salão do Ciapi. A intérprete de Libras Thaísa Helena Vida Leal, auxiliando na tradução da palestra para uma espectadora surda na plateia (Foto: Divulgação/PMC)
De acordo com Ana Carambola, a população sexualmente ativa na terceira idade tem que se informar e precaver-se em relação às doenças sexualmente transmissíveis.
“As pessoas vivem mais e com qualidade de vida. E o sexo para pessoa idoso requer a mesma responsabilidade daqueles que estão iniciando sua vida sexual. Em qualquer idade, sexo sem camisinha é um tiro no escuro”, disse.
Os enfermeiros explicaram sintomas e transmissão de doenças como HIV (vírus da imunodeficiência humana), causador da AIDS; sobre o HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) também conhecido como condiloma; hepatite B e C; gonorreia, trichomonas; herpes labial e zoster ; sífiles, entre outras IST.
A frequentadora do Ciapi, Maria de Fátima do Nascimento, 62 anos, afirmou que o bate-papo foi esclarecedor. “Sobre alguns assuntos abordados eu não tinha conhecimento e foi importante saber”, declarou.
Outro participante, Romeu Caruso, 77 anos, também considerou o encontro interessante. “Informação e aprendizagem são bem-vindos em qualquer fase da vida”, afirmou.
O enfermeiro Renato Portes ressaltou que os exames para IST são realizados gratuitamente na UAMI, de segunda a quinta, das 7h às 15h, porta aberta, ou seja, sem necessidade de marcação prévia. “Estamos disponíveis para dirimir qualquer dúvida, e acolher quem nos procura e oferecer o melhor encaminhamento”, destacou.
A UAMI está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750, bairro Sumaré.
Veja Também Recentes
Assistência Social disponibiliza suporte especializado na Delegacia da Mulher de Caraguatatuba
A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Caraguatatuba fortaleceu a parceria com a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), sob coordenação da delegada titular, Dra. Lilian Sayde, com a disponibilização de uma assistente social para atendimento às mulheres vítimas de violência na unidade. A iniciativa amplia o acolhimento e
“Sarau do Samba” une música e literatura na próxima quarta-feira
A Quarta Literária da Kaká será na próxima quarta-feira (27), às 19h, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, no Centro de Caraguatatuba. Com o tema “Sarau do Samba”, o encontro de maio recebe os convidados Claudia Walleska e Roberto Gastaldi e contará ainda com a participação do Água Viva Coral, sob
Caraguatatuba recebe Encontro Regional de Turismo Náutico
Representantes do setor náutico, empresários, operadores de turismo, gestores públicos e demais interessados nas atividades ligadas ao mar podem participar do Encontro Regional de Turismo Náutico, que será realizado no dia 10 de junho, às 14h30, no Hotel Hampton By Hilton, em Caraguatatuba. As inscrições são gratuitas e podem ser
Fundacc realiza workshop de credenciamento cultural nesta quarta na Videoteca Lúcio Braun
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza nesta quarta-feira (20/5), às 18h30, uma capacitação voltada a interessados em efetuar o credenciamento para compor a programação cultural promovida ao longo do ano no município. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser efetuada através do link https://tinyurl.com/4zbthnxn. O workshop
Prefeitura realiza Operação “Cata-Treco” pelas ruas da Ponte Seca em Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba percorre as ruas do bairro Ponte Seca com o caminhão da Operação Cata-Treco até a próxima quinta-feira (14/5) ou pelo tempo que for necessário. A operação recolhe pneus, garrafas, recipientes, móveis, eletrodomésticos quebrados, colchões e outros objetos sem utilidade, que acumulam