Pesquisar No Site
Sepedi alerta para prevenção e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis em maiores de 60 anos
Sepedi alerta para prevenção e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis em maiores de 60 anos
A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), por meio do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), em parceria com a Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI), promoveu a palestra “Prevenção e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) para pessoas acima dos 60 anos”.
A palestra foi ministrada pelos profissionais de Enfermagem, Ana Carambola e Renato Portes, da UAMI, voltada aos frequentadores do Centro de Convivência e do Centro Dia do Ciapi, que estão dentro dessa faixa etária.

#PraTodosVerem: Imagem do salão do Ciapi. A intérprete de Libras Thaísa Helena Vida Leal, auxiliando na tradução da palestra para uma espectadora surda na plateia (Foto: Divulgação/PMC)
De acordo com Ana Carambola, a população sexualmente ativa na terceira idade tem que se informar e precaver-se em relação às doenças sexualmente transmissíveis.
“As pessoas vivem mais e com qualidade de vida. E o sexo para pessoa idoso requer a mesma responsabilidade daqueles que estão iniciando sua vida sexual. Em qualquer idade, sexo sem camisinha é um tiro no escuro”, disse.
Os enfermeiros explicaram sintomas e transmissão de doenças como HIV (vírus da imunodeficiência humana), causador da AIDS; sobre o HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) também conhecido como condiloma; hepatite B e C; gonorreia, trichomonas; herpes labial e zoster ; sífiles, entre outras IST.
A frequentadora do Ciapi, Maria de Fátima do Nascimento, 62 anos, afirmou que o bate-papo foi esclarecedor. “Sobre alguns assuntos abordados eu não tinha conhecimento e foi importante saber”, declarou.
Outro participante, Romeu Caruso, 77 anos, também considerou o encontro interessante. “Informação e aprendizagem são bem-vindos em qualquer fase da vida”, afirmou.
O enfermeiro Renato Portes ressaltou que os exames para IST são realizados gratuitamente na UAMI, de segunda a quinta, das 7h às 15h, porta aberta, ou seja, sem necessidade de marcação prévia. “Estamos disponíveis para dirimir qualquer dúvida, e acolher quem nos procura e oferecer o melhor encaminhamento”, destacou.
A UAMI está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750, bairro Sumaré.
Veja Também Recentes
Procurado pela Justiça é detido pela Guarda Civil em Caraguatatuba
Os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba realizavam patrulhamento preventivo na Rua Miguel Adelaide, nº 100, no bairro Tinga, na noite de sexta-feira (20), quando visualizaram o indivíduo, Adenilson Pereira de Freitas, já conhecido pela equipe em razão da existência de mandado de prisão em aberto em seu
Prefeitura de Caraguatatuba impede tentativa de invasão de área pública no Jardim Itaúna
A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba coibiu nesta quinta-feira (26/3), uma tentativa de invasão de área pública na Travessa Pedro Marques de Macedo, no Jardim Itaúna, na região do Tinga. A equipe da secretaria detectou que o terreno de propriedade do município foi irregularmente cercado durante a
Circuito Sesc de Artes leva cultura, inclusão e diversidade ao público de Caraguatatuba
Caraguatatuba recebeu no último sábado (11/4), na Praça da Cultura, no Centro, o Circuito Sesc de Artes 2026. Um grande público prestigiou diversas atrações artísticas gratuitas para toda a família, voltadas a todas as idades. Neste ano, o programa chegou à sua 18ª edição e integra as comemorações do 80º
Caraguatatuba conquista bons resultados no futsal feminino
O futsal feminino de Caraguatatuba vive um momento de afirmação nas competições regionais, com resultados importantes tanto na categoria adulta quanto nas categorias de base. No último domingo (12), a equipe adulto (Geração) venceu o Fúria/São José dos Campos por 2 a 0, em partida válida pela quarta rodada do
Caraguatatuba reúne 39 municípios em Encontro Regional de Assistência Social
Caraguatatuba recebeu o primeiro dia do Encontro Regional de Assistência Social na manhã desta terça-feira (14), no Salão de Eventos do Núcleo de Atendimento Social do Centro Comunitário Cultural do Morro do Algodão “José Agostinho de Souza Paraíba”. A iniciativa reuniu profissionais de 39 cidades das regiões do Vale do