Pesquisar No Site

Prefeito Aguilar Junior lança 5º Caraguatatuba Empreendedora com foco no turismo e destaca importância da participação do trade

Publicado em: 19/08/2022
Destaques
Prefeito Aguilar Junior lança 5º Caraguatatuba Empreendedora com foco no turismo e destaca importância da participação do trade
Prefeito Aguilar Junior lança 5º Caraguatatuba Empreendedora com foco no turismo e destaca importância da participação do trade

A noite de quinta-feira (18) marcou o lançamento de mais uma edição do Caraguatatuba Empreendedora. O evento recebeu cerca de 150 pessoas no Teatro Mario Covas. Neste quinto ano, o prefeito Aguilar Junior destacou a importância da participação do trade turístico uma vez que as ações são focadas para este setor.

#PraTodosVerem: Público sentado em poltronas no Teatro Mario Covas assiste lançamento de evento (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O objetivo é preparar quiosqueiros e ambulantes que vendem comida nas praias, além de hoteleiros e a comunidade tradicional da Cocanha para a melhor recepção do turista porque o bom atendimento leva a melhoria na economia da cidade e, consequentemente, para a população.

“Empreender é fazer girar a roda da economia, por isso, nesta edição, queremos qualificar ainda mais esses grupos para que nosso turista venha para a cidade, tenha uma referência positiva”, destacou.

Com isso, a parceria entre Prefeitura e Sebrae vai levar workshops, palestras e conteúdos inovadores, de forma gratuita, para empresários e microempreendedores individuais desses segmentos durante três encontros coletivos a serem realizados entre setembro e outubro. Esse foi o teor do termo de Declaração de Adesão assinado entre a Prefeitura e o Sebrae.

 

Ações

Em relação aos quiosques, a ideia é trabalhar a vocação turística do município. Tanto o quiosque, quanto os ambulantes no ramo de alimentação que atuam na areia das praias, são os anfitriões da praia. “A qualidade do produto e serviço prestado impacta diretamente na experiência e imagem que o turista criará da praia e do município”, destaca Cauê Rubio, gestor do Empreenda Já em Caraguatatuba.

#PraTodosVerem: Prefeito Aguilar Junior entrega certificados para moradoras que fizeram curso de inclusão produtiva (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O objetivo é atuar sobre proposta de valor (qual experiência o turista quer ter no quiosque), formação de preço de venda, boas práticas de manipulação de alimentos, algumas tendências gastronômicas como sugestão de drinks e porções.

No segmento de ambulantes no ramo de alimentação que atuam na areia das praias serão abordados a importância do atendimento ao turista, a qualidade da entrega dos produtos e serviços oferecidos, boas práticas de manipulação dos alimentos, como formar o preço de venda, fortalecimento da cultura empreendedora e competitividade do setor.

Para as comunidades tradicionais da Cocanha a proposta visa o fortalecimento da cultura caiçara como oportunidade e produto turístico. Desta forma, serão trabalhados o marketing digital (redes sociais e principais plataformas para divulgação), roda de conversa com a Vigilância Sanitária com o intuito de orientar sobre a venda de mexilhões in natura, orientação sobre formação de preço e parcerias com agências e operadores locais para auxílio e criação do roteiro caiçara.

Em relação à rede hoteleira, a abordagem será sobre o perfil do turista alinhado com o calendário de eventos do município, modernização de atendimento e estrutura dos estabelecimentos, as linhas de créditos oferecidas para melhorias e investimentos no setor e cases de sucesso.

Ao público presente, o prefeito Aguilar Junior voltou a destacar sobre sua vontade de investir no empreendedorismo, a importância das parcerias e as realizações executadas nos últimos cinco anos. “Mesmo com a pandemia da Covid não paramos. O Empreenda Caraguatatuba no ano passado foi mais um sucesso e contou com a participação de mais pessoas. Este é o futuro e vamos seguir sempre em frente”.

Ainda durante o lançamento o prefeito entregou de forma simbólica certificados para alunas do programa de Inclusão Produtiva, parceria do Sesi com a Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania. Laís dos Santos Rocha, Andreia da Paz Pereira dos Santos e Iris Pinheiro da Paixão representaram os alunos dos cursos de Boas Práticas em Fabricação de Cosméticos, Boas Práticas em Fabricação de Saneantes e Editor de Vídeo, respectivamente.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Ini-Berê (1)
Arte e inclusão: Peça aborda autismo de forma lúdica nesta quarta Teatro Mario Covas

Caraguatatuba recebe nesta quarta-feira (8/4), no Teatro Mario Covas, em duas sessões, às 9h30 e às 14h, a peça teatral infantil “Ini Berê: Somos Todos Estrangeiros”, da Cia. Aya, do Rio de Janeiro. A entrada é gratuita e o ingresso pode ser retirado com até uma hora de antecedência. O

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 06/04/2026
Fachada Paço Municipal (2)
Servidores municipais de Caraguatatuba podem autorizar até 50% de desconto na folha para convênios médicos, empréstimos e financiamento habitacional

Os servidores da Prefeitura de Caraguatatuba agora podem autorizar de até 50% de desconto em consignação na folha de pagamento para cartão de crédito, cartão benefício, financiamento habitacional, seguro de vida ou convênio médico/odontológico. Anteriormente a legislação impunha o limite de 50%, subdivididos em percentuais fixos para empréstimos (30%), cartão

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 12 - Consumo e produção responsáveis Publicado em 20/03/2026
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol chega às semifinais com duelos de alto nível
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol chega às semifinais com duelos de alto nível

O tradicional Torneio Aniversário da Cidade de Futebol, uma das principais competições do futebol amador de Caraguatatuba, segue movimentando os campos do município e já tem definidos os semifinalistas da edição 2026. Após a sequência da competição e a conclusão das quartas de final no último domingo (12), quatro equipes

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 13/04/2026
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais 13 aprovados do processo seletivo de agente de apoio escolar
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais 13 aprovados do processo seletivo de agente de apoio escolar

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Caraguatatuba aguarda mais 13 aprovados do cargo de agente de apoio escolar (AAE) do Processo Seletivo Simplificado nº 002/2025 para se apresentar até a próxima quinta-feira (16/4), das 9h às 11h30 e das 13h às 16h, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 13/04/2026
Oficina MIS 18-04
Pontos MIS promove oficina “Cine Camiseta – História do Cinema Através das Mídias Físicas” em Caraguatatuba

O Cineclube Pontos MIS promove no dia 18 de abril (sábado), das 15h às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina audiovisual “Cine Camiseta – História do Cinema Através das Mídias Físicas”, com Diaulas Ullysses. A atividade é gratuita, e a inscrição deve ser realizada por meio do link: https://tinyurl.com/yma4un9c. O

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 09/04/2026