Pesquisar No Site

Prefeito Aguilar Junior lança 5º Caraguatatuba Empreendedora com foco no turismo e destaca importância da participação do trade

Publicado em: 19/08/2022
Destaques
Prefeito Aguilar Junior lança 5º Caraguatatuba Empreendedora com foco no turismo e destaca importância da participação do trade
Prefeito Aguilar Junior lança 5º Caraguatatuba Empreendedora com foco no turismo e destaca importância da participação do trade

A noite de quinta-feira (18) marcou o lançamento de mais uma edição do Caraguatatuba Empreendedora. O evento recebeu cerca de 150 pessoas no Teatro Mario Covas. Neste quinto ano, o prefeito Aguilar Junior destacou a importância da participação do trade turístico uma vez que as ações são focadas para este setor.

#PraTodosVerem: Público sentado em poltronas no Teatro Mario Covas assiste lançamento de evento (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O objetivo é preparar quiosqueiros e ambulantes que vendem comida nas praias, além de hoteleiros e a comunidade tradicional da Cocanha para a melhor recepção do turista porque o bom atendimento leva a melhoria na economia da cidade e, consequentemente, para a população.

“Empreender é fazer girar a roda da economia, por isso, nesta edição, queremos qualificar ainda mais esses grupos para que nosso turista venha para a cidade, tenha uma referência positiva”, destacou.

Com isso, a parceria entre Prefeitura e Sebrae vai levar workshops, palestras e conteúdos inovadores, de forma gratuita, para empresários e microempreendedores individuais desses segmentos durante três encontros coletivos a serem realizados entre setembro e outubro. Esse foi o teor do termo de Declaração de Adesão assinado entre a Prefeitura e o Sebrae.

 

Ações

Em relação aos quiosques, a ideia é trabalhar a vocação turística do município. Tanto o quiosque, quanto os ambulantes no ramo de alimentação que atuam na areia das praias, são os anfitriões da praia. “A qualidade do produto e serviço prestado impacta diretamente na experiência e imagem que o turista criará da praia e do município”, destaca Cauê Rubio, gestor do Empreenda Já em Caraguatatuba.

#PraTodosVerem: Prefeito Aguilar Junior entrega certificados para moradoras que fizeram curso de inclusão produtiva (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O objetivo é atuar sobre proposta de valor (qual experiência o turista quer ter no quiosque), formação de preço de venda, boas práticas de manipulação de alimentos, algumas tendências gastronômicas como sugestão de drinks e porções.

No segmento de ambulantes no ramo de alimentação que atuam na areia das praias serão abordados a importância do atendimento ao turista, a qualidade da entrega dos produtos e serviços oferecidos, boas práticas de manipulação dos alimentos, como formar o preço de venda, fortalecimento da cultura empreendedora e competitividade do setor.

Para as comunidades tradicionais da Cocanha a proposta visa o fortalecimento da cultura caiçara como oportunidade e produto turístico. Desta forma, serão trabalhados o marketing digital (redes sociais e principais plataformas para divulgação), roda de conversa com a Vigilância Sanitária com o intuito de orientar sobre a venda de mexilhões in natura, orientação sobre formação de preço e parcerias com agências e operadores locais para auxílio e criação do roteiro caiçara.

Em relação à rede hoteleira, a abordagem será sobre o perfil do turista alinhado com o calendário de eventos do município, modernização de atendimento e estrutura dos estabelecimentos, as linhas de créditos oferecidas para melhorias e investimentos no setor e cases de sucesso.

Ao público presente, o prefeito Aguilar Junior voltou a destacar sobre sua vontade de investir no empreendedorismo, a importância das parcerias e as realizações executadas nos últimos cinco anos. “Mesmo com a pandemia da Covid não paramos. O Empreenda Caraguatatuba no ano passado foi mais um sucesso e contou com a participação de mais pessoas. Este é o futuro e vamos seguir sempre em frente”.

Ainda durante o lançamento o prefeito entregou de forma simbólica certificados para alunas do programa de Inclusão Produtiva, parceria do Sesi com a Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania. Laís dos Santos Rocha, Andreia da Paz Pereira dos Santos e Iris Pinheiro da Paixão representaram os alunos dos cursos de Boas Práticas em Fabricação de Cosméticos, Boas Práticas em Fabricação de Saneantes e Editor de Vídeo, respectivamente.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

3ª Conferência Lúdica dos Direitos da Criança e do Adolescente é nesta sexta-feira
3ª Conferência Lúdica dos Direitos da Criança e do Adolescente é nesta sexta-feira

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, realiza nesta sexta-feira (18), a 3ª Conferência Lúdica dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento, que terá a participação exclusiva de crianças

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 16/11/2022
Bairro a Bairro inicia nova programação de ações nesta segunda-feira em Caraguatatuba
Bairro a Bairro inicia nova programação de ações nesta segunda-feira em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, inicia nesta segunda-feira (21), a nova programação do ‘Bairro a Bairro’ Os serviços serão realizados até o dia 25 de novembro nos bairros Martim de Sá, Aruan, Tinga, Jardim Jaqueira, Jaraguazinho e Porto Novo. Nesta semana, nos bairros Indaiá,

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 21/11/2022
Atletas de jiu jtsu de Caraguatatuba conquistam cinco medalhas no Mundial Esportivo 2022
Atletas de jiu jtsu de Caraguatatuba conquistam cinco medalhas no Mundial Esportivo 2022

Atletas das categorias mirim, infanto juvenil e infantil de Jiu Jitsu conquistaram no último domingo (27) cinco medalhas por Caraguatatuba. Eles participaram Mundial de Jiu Jitsu Esportivo – 2022, organizado pela Confederação Brasileira da modalidade. O evento foi realizado no Ibirapuera (SP). O ouro chegou com Sybelli Soares Macedo Mesquita,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 29/11/2022
Espetáculo de Ginástica Rítmica celebra modalidade no dia 14 de novembro em Caraguatatuba
Espetáculo de Ginástica Rítmica celebra modalidade no dia 14 de novembro em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, promove no dia 14 de novembro, a partir das 14h, no Teatro Mário Covas (TMC), um espetáculo dos alunos e alunas de Ginástica Rítmica da cidade. A entrada é gratuita. O evento promete celebrar a modalidade, além de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/11/2022
Prefeitura de Caraguá segue recomendação do Estado e máscaras voltam a ser obrigatórias no transporte público
Prefeitura de Caraguá segue recomendação do Estado e máscaras voltam a ser obrigatórias no transporte público

A Prefeitura de Caraguatatuba seguiu a recomendação do Conselho Gestor da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do Estado de São Paulo e tornou o uso de máscara de proteção facial no transporte coletivo obrigatório novamente, incluindo nos locais de acesso, embarque e desembarque de passageiros. Além disso,

Leia Mais Notícias Secretaria de Assuntos Jurídicos Publicado em 25/11/2022